26.11.15

A DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM. A VINDA DO FILHO DO HOMEM - LUCAS 21,20-28 - REFLEXÃO DIÁRIA








Nosso Deus e Pai quer que ergamos a nossa cabeça e olhemos para o alto, de onde virá a nossa redenção na história da nossa salvação, que nos traz a Novo Testamento do Senhor!
‘Ora, tendo o povo recebido o batismo, e no momento em que Jesus, também batizado, achava-se em oração, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corporal como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu filho amado; em ti está o meu agrado”. – Lc 3,21-22.

Com grande glória na Transfiguração numa alta montanha, Jesus foi transfigurado diante de Pedro, Tiago e João: seu rosto brilhou como sol e suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus... Pedro falava com Jesus, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E, da nuvem, uma voz dizia: “Este é o meu fllho amado, nele está meu pleno agrado: ouvi-o!” – Mt 17,1-9

Como acima expressamos,  nós cristãos sabemos que Jesus Cristo foi enviado pelo Nosso Deus e Pai, e já adulto, foi-nos apresentado no seu Batizado – Lc 3,21-22 , com a Missão de falar a todos sobre a Boa Nova do Reino – Mt 17,1, e Jesus assim o fez , dentre outros, à Israel, sobre o primeiro de todos os mandamentos quando respondeu a um dos escribas : “ O primeiro é este: ‘Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’ ... – Mc 12,28-34

Nosso Deus e Pai ,falou a Jesus ... Jesus falou à Israel e Jesus nos fala diariamente ... Acolhamos com fé e esperança a palavra do Senhor narrada por Lucas:
                                                 

'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.

Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas.Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória.Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. Lucas 21,20-28

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘ A vinda do Messias glorioso depende em todo momento da história – Rm 11,31 – do reconhecimento dele por “todo Israel” – Rm 11,26; Mt 23,39. Uma parte desse Israel se “endureceu” – Rm 11,25 – na “incredulidade” – Rm 11,20 – para com Jesus. São Pedro o afirma aos judeus de Jerusalém depois de Pentecostes: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, a fim de que sejam apagados os vossos pecados e deste modo venham da face do Senhor os tempos de refrigério. Então enviará ele o Cristo que vos foi destinado, Jesus, a quem o céu deve acolher até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas” – At 3,19-21. E São Paulo faz eco: “Se a rejeição deles resultou na reconciliação do mundo, o que será o acolhimento deles senão a vida que vem dos mortos?” – Rm 11,15. A entrada da “plenitude dos judeus” –  Rm 11,12 na salvação messiânica, depois da "plenitude dos pagãos" - Rm 11,25, Lc 21,24, dará ao Povo de Deus a possibilidade de “realizar a plenitude de Cristo” – Ef 4,13 - na qual “Deus será tudo em todos” – 1 Cor 15,28.’ CIC 674

Caríssimos, somos filhos amados de Nosso Deus e Pai ! Como Jesus e o Pai, seremos um - Jo 10,30 e a sua Misericórdia Infinita e Eterna se estende sobre nós e não somente sobre nós, também  sobre os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos, sobre os que guardam a sua aliança e, lembrando, cumprem seus Mandamentos – Sl 103,17-18. Glórias e Louvores à Vós, Senhor!

Neste dia nacional de Ação de Graças, aqui no Brasil pouco se vê , pouco se ouve na Mídia: é tão tímida que para muitos, passa despercebida, ao contrário dos Estados Unidos... Todo dia é dia de Ação de Graças ao Senhor! Todo dia é dia de agradecer ao Senhor pelo dom da nossa vida, pelo nosso ser, por tudo que somos, temos e amamos!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos agradecemos de modo especial neste Dia de Ação de Graças e vos pedimos ó Pai, abra os nossos olhos, o nosso coração, todo o nosso ser e a nossa alma para que vejamos e percebamos o vosso grande amor por nós e pelos nossos queridos, para vos louvarmos, vos agradecermos e vos glorificarmos em tudo e por tudo, amém!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, a Senhora que ‘ouviu e acolheu a palavra de Deus’, ensina-nos Mãe a escutarmos o Senhor , assumindo o compromissso com o Reino de Deus e com os irmãos, em total e plena confiança no Senhor Nosso Deus e Pai! Amém!


     Brasília-DF., 26 de novembro de 2015
                 Ana Miranda Bessa


                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário