20.11.15

OS VENDEDORES EXPULSOS DO TEMPO.ENSINAMENTO NO TEMPLO - LUCAS 19,45-48 - REFLEXÃO DIÁRIA








A nossa casa é a nossa morada, propriedade nossa de direito e de justiça, nosso lar, doce lar, e ali harmoniosamente reinamos com a nossa família em total liberdade com responsabilidade, respeitando evidentemente o espaço de cada membro da mesma, assim como devemos respeitar a casa de todas as pessoas.

Casa é tão bom - apartamento e etc -, não importa seu padrão, se simples, econômico, luxuoso; seu tamanho, sua localização ... Casa é tão bom, que Deus a tem lá no céu onde ‘há muitas moradas, e Jesus ainda nos diz que ‘se não fosse assim, eu vos teria dito, pois vou preparar-vos um lugar...’ – Jo 14, e Nosso Deus e Pai nos ama tanto que quis ter uma Casa também junto de nós aqui nesta terra onde podemos visitá-lo todos os dias, se assim o quizermos – 1 Mc 4,36-37.52-59.

Mas, assim como existem pessoas ímpias que não respeitam a casa alheia, em Jerusalém, alguns comerciantes queriam aproveitar a aglomeração de pessoas no Templo e colocar seus produtos à venda..., o  que contrariou muito a Jesus, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

                                              
'Naquele tempo, Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar. Lucas 19,45-48.

Jesus ensinava todos os dias no Templo e continua nos ensinando, exortando, corrigindo e nos salvando através de sua Palavra. O povo ficava fascinado ouvindo Jesus falar. Jesus falava com poder e autoridade!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Senhor pelas vezes que podemos ir ao vosso Templo, à vossa Casa,onde ‘celebramos o vosso nome glorioso’ e oramos junto com os irmãos em profunda intimidade com o Senhor! ’ O Senhor nos mostra a sua graça e a sua compaixão, porque sois Pai, Deus de justiça: bem-aventurado todo aquele que em vós espera.’ Is 30,18

Pai amado, ‘dai-nos Senhor, vossa benção e proteção:
- Ao papa Francisco, aos bispos, padres, diáconos e ministros leigos.
- Às comunidades que celebram unidas a vida e a fé.
- Aos jovens que seguem a Cristo na vida religiosa.
- Às pessoas que contribuem para a organização e realização da liturgia.
- À nossa sociedade, chamada a valorizar suas raízes e cultura afro-brasileiras e repudiar toda forma de racismo, preconceito e discriminação.’
Liturgia

Maria, Mãe de Jesus e nossa, assim como a Senhora e São José levaram o Menino Jesus e o apresentaram no Templo ainda quando bebê -  Lc 2,22s,  adolescente - Lc 2,41s... e, Jesus adulto, lá estava todos os dias, ajuda-nos Mãe a sermos fiéis, frequentando sempre,  com  fé, amor, zelo, cuidado e respeito,  a Casa do Pai! Amém!

Brasília-DF., 20 de novembro de 2015
           Ana Miranda Bessa

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário