17.11.15

ZAQUEU RECEBE JESUS - LUCAS 19,1-10 - REFLEXÃO DIÁRIA







Zaqueu, como filho de Abraão tinha muitos privilégios! Nós também, como filhos amados de Nosso Deus e Pai temos os Dons do Espírito Santo que nos enche de gozo e de alegria... Sabemos apreciar e usufruir os bens, louvando e agradecendo ao Senhor!

No evangelho de ontem, o cego de Jericó clama a Jesus e Jesus o escuta... Hoje, Zaqueu desejou ardentemente ver Jesus e o procurou e Jesus o viu e foi ao seu encontro e até se hospedou em sua casa... Jesus Cristo, conhece as nossas aspirações... Jesus sabe tudo, e quem nos diz, é São Pedro “... Senhor, tu sabes tudo;...” Jo 21,15 s, e a nossa atitude de  querer ver Jesus é 'buscá-lo', ir ao seu encontro e com certeza, Ele se deixa encontrar!  - Mt 7,7-11. Ó, Glória!

A presença de Jesus a caminhar sempre, a parar quando necessário como fê-lo para dialogar com o cego de Jericó, curá-lo e salvá-lo e, ver Zaqueu, falar-lhe para estar na casa dele... Jesus também, agora, pode vir ao nosso encontro porque Ele ‘ está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos’ – Mt 28,20. Louvado sejas, Senhor!

Acolhamos com fé e esperança a palavra de Jesus, narrada por Lucas: 'Naquele tempo, Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo.Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali.Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.

                                           
Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.' Lucas 19,1-10

Diz-nos a Igreja do Senhor:’ Em virtude da justiça comutativa, a reparaçõao da injustiça cometida exige a restituição do bem furtado a seu proprietário: Jesus abençoa Zaqueu por causa de seu compromisso: “Se defraudei a alguém, restituo-lhe o quádruplo” – Lc 19,8. Aqueles que, de uma maneira direta ou indireta, se apossaram de um bem alheio, têm obrigação de o restituir ou de devolver o equivalente em natureza ou em espécie, se a coisa desapareceu, bem como os frutos e lucros que seu proprietário legitimamente teria auferido. São igualmente obrigados a restituir, proporcionalmente à sua responsabilidade e ao benefício auferido, todos os que participaram de alguma maneira do roubo, ou tiraram proveito dele com conhecimento de causa; por exemplo, os mandantes, os que ajudaram ou encobriram o roubo.’ – CIC 2412

Verdadeiramente, nada passa despercebido aos olhos e ouvidos do Senhor Nosso Deus e Pai. Vivemos um tempo aqui no Brasil de tantos escândalos financeiros que nos envergonham... Confiemos na Justiça Brasileira e mais ainda, confiemos na Justiça Divina, pois como diz a sabedoria popular, ‘esta - justiça de Deus - pode tardar, mas não falha’, assim confiamos, assim esperamos!

Como Nosso Deus e Pai é misericordioso, Jesus o é também e ‘Durante sua vida pública, Jesus não só perdoou os pecados, mas também manifestou o efeito desse perdão: reintegrou os pecadores perdoados na comunidade do povo de Deus, da qual o pecado os havia afastado ou até excluído. Um sinal evidente disso é o fato de Jesus admitir os pecadores à sua mesa e, mais ainda, de Ele mesmo sentar-se à sua mesa, gesto que exprime de modo estupendo ao mesmo tempo o perdão de Deus – Lc 15 e o retorno ao seio do Povo de Deus – Lc 19,9. CIC 1443


Maria, Mãe de Jesus e nossa, ajudai-nos ó Mãe,  a levarmos Jesus aos corações daqueles que ainda não o conhecem , nem o encontraram e, rogai a Deus por nós!

Santa Isabel da Hungria - Hungria, 1207-1231, rogai a Deus por nós!

Brasília-DF., 17 de novembro de 2015
        Ana Miranda Bessa


                           


Nenhum comentário:

Postar um comentário