18.11.15

O DINHEIRO COM JUROS - LUCAS 19,11-28 - REFLEXÃO DIÁRIA







Contemplando a criação divina, o ser humano pode ser comparado  a uma ‘pequenina areia das estrelas’, e quantas gerações de minúsculas areias vieram e passaram, como nós também passaremos...

Nosso Deus e Pai tudo criou para usufruirmos aqui... e se diz, que só levamos para o além a vida que vivemos, e sendo assim, por que retemos ou camuflamos tanto os dons e bens com os quais o Senhor nos agracia?

Retemos os dons e bens por medo de ficarmos pobres? Retemos por egoísmo, dizendo para nós mesmos: eu os conquistei, são meus?

Diz-nos Coelét em Eclesiastes 1,2: ‘vaidades das vaidades, tudo é vaidade.',  ‘ evocação apenas do ser ilusório das coisas, seu absurdo e, por conseguinte, a decepção que reservam ao homem’ –
Rodapé Bíblia.

Jesus hoje nos adverte e nos ‘convida a meditar como comportamos com os bens que nos são confiados, porque foi Deus que criou todas as coisas e Ele as fez para todos' – Gn 1-3. Acolhamos a palavra do Senhor, narrada por Lucas:

'Naquele tempo, Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. Então Jesus disse:

“Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’.

Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Nós não queremos que esse homem reine sobre nós’. Mas o homem foi coroado rei e voltou. Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado. O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais’. O homem disse: ‘Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades’.

O segundo chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais’. O homem disse também a este: ‘Recebe tu também o governo de cinco cidades’.

                                    

 Chegou o outro empregado e disse: ‘Senhor, aqui estão as tuas cem moedas que guardei num lenço, pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’. O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. Então, por que tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’. Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil’. Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem mil moedas!’ Ele respondeu: ‘Eu vos digo: a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem. E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente’”. Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.’ Lucas 19,11-28

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘ Uma sociedade é um conjunto de pessoas ligadas de maneira orgânica por um princípio de unidade que ultrapassa cada uma delas. Assembléia ao mesmo tempo visível e espiritual, uma sociedade perdura no tempo; ela recolhe o passado e prepara o futuro. Por ela, cada homem é constituído “herdeiro”, recebe “talentos” que enriquecem sua identidade e com os quais deve produzir frutos – Lc 19,13-15. Com justa razão deve cada qual dedicar-se às comunidades de que faz parte e respeitar as autoridades encarregadas do bem comum.’ CIC 1880

Caríssimos, ‘o melhor a fazer é temer ao Senhor Nosso Deus e Pai e observar seus Mandamentos, porque aí está o homem todo: Sim,Deus fará toda obra vir ao julgamento, tudo o que ela contem de bom ou mau’. Ecl 12,13-14. A nossa fidelidade nos manterá ligados ao Senhor, quando então multiplicaremos os dons e bens  que Ele graciosamente nos concede.

Pai Santo, Deus de Amor e de Misericórdia em Cristo Jesus, nós vos louvamos, bendizemos, adoramos, glorificamos e vos damos graças Senhor, porque nos dás muito mais do que merecemos: a nossa saúde, a harmonia,a alegria, a felicidade,  a paz em nossas famílias pela fé que o Espírito Santo suscita em nossos corações... Senhor, nós nos oferecemos  á Vós,' para darmos, no meio do mundo, um fruto que permaneça' - Jo 15,16. Faça-se em nós Senhor, segundo a vossa vontade , amém!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, ajuda-nos Mãe a nos colocarmos à disposição do Senhor para servi-Lo e aos irmãos com solicitude e gratuidade, amém

Brasília-DF., 18 de novembro de 2015
          Ana Miranda Bessa



                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário