4.11.15

AS EXIGÊNCIAS DO SEGUIMENTO - LUCAS 14,25-33 - REFLEXÃO DIÁRIA





Uma grande empresa exige de seus empregados graduações e experiências para que possam desempenhar suas funções na empresa de acordo com a necessidade da mesma, com deveres e obrigações recíprocas...

Jesus conhece a cada um de nós e quando ele suscita em nosso coração o desejo de segui-Lo, Ele mesmo nos capacita para o serviço, mas a exigência é o desapego familiar e de si mesmo, a exemplo dos seus discípulos daquele tempo e de hoje também!

Seguir Jesus não é um lazer de férias; vamos a Ele com nossas feridas,doenças, dores e sofrimentos, carregando a nossa cruz como Ele mesmo nos diz, só que ajudando os irmãos na caminhada e aqui me vem a imagem do cirineu que vindo do seu trabalho, literalmente, ajudou Jesus a carregar a cruz  quando da sua crucificação ...

Seguir Jesus é um projeto de vida, dentre outros, como construir uma casa, fazer uma guerra, e precisamos ponderar sobre a sua realização: alcançaremos nosso objetivo?

Acolhamos a Palavra do Senhor, narrada por Lucas:
‘Naquele tempo, grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: “Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.

Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’

                                             
Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil?Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”’ – Lucas 14,25-33

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘Jesus ordena a seus discípulos que o prefiram a tudo e a todos e lhes propõe que “renunciem a todos os bens” – Lc 14,33 por causa dele e do Evangelho - Mc 8,35. Pouco antes de sua paixão deu-lhes como exemplo a pobre viúva de Jerusalém que, de sua indigência, deu tudo o que possuía para viver – Lc 21,4. O preceito do desprendimento das riquezas é obrigatório para se entrar no Reino dos céus.’ CIC 2544

Ontem a noite, assistindo ao jornal das 20 h foram apresentadas duas estatísticas: sobre religião e drogas, onde '25% da população americana não crê mais em Deus e mais de 30% dos jovens estão viciados em cocaína...'  Aonde chegaremos? Estes jovens hoje, serão os homens de amanhã! Diz-nos Jesus: "...quando o Filho do Homem voltar, encontrará a fé sobre a terra?" - Lc 18,7-8

Jesus amado, Jesus querido,  meu Jesus, ao aproximar-me de vós, não ponderei quanto às minhas possibilidades e disponibilidade de ser-vos fiel... Simplesmente, aproximei-me mais...

Quando jovem, como ainda hoje, derramo a minha alma para o Senhor... Na década de sessenta salvaste-me a vida no rio Paraguai em Cáceres-MT. e de mais duas pessoas... Na década de noventa ,salvaste a mim e ao meu marido de uma previsível explosão de gás ...

Eu me aproximava do Senhor ,quando a crise estava à frente: os desapontamentos, as frustrações, os medos, temores, levaram-me a uma fidelidade ao Senhor e aqui estou Jesus, com a minha família, para vos amar, vos louvar e vos servir, em todas as circunstâncias de nossas vidas , buscando os valores que o Senhor nos recomenda seguir.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, ajuda-nos a vos procurar por amor e não pela dor, mas se esta for a vossa vontade Pai, acolhe-nos, socorrendo-nos nas dificuldades e nos sofrimentos para que sejamos afetuosos e vos amar, centrando a nossa vida, os nossos afazeres, sonhos e projetos, no Senhor! Amém!

Pai amado, que vosso Santo Espírito de Amor, nos dê sabedoria para apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos e buscarmos sempre Jesus: Caminho, Verdade e Vida – Jo 14,6.

Maria, Mãe de Jesus e nossa que em tudo fez a vontade de Nosso Deus e Pai, trazendo-nos Jesus, Mestre e Senhor, ajuda-nos Mãe a sermos dóceis e obedientes à Palavra do Senhor!

São  Carlos Borromeu, Bispo -  Itália,1538-1584, chamado "pai dos pobres", utilizou os próprios bens para construir hospitais, abrigos e seminários, rogai a Deus por nós!

        Brasília-DF., 04 de novembro de 2015
                   Ana Miranda Bessa

                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário