16.11.15

CURA DE UM CEGO EM JERICÓ - LUCAS 18,35-43 - REFLEXÃO DIÁRIA






Existem pessoas que brincam com todos, omitindo a verdade e isto pode ser muito prejudicial àqueles que nela acreditam. Com a Internet, muitos sádicos – apreciadores da mentira -, publicam ‘fatos’ como se fossem verdadeiros, depois  identificados como ‘lenda urbana’...

Um cego em Jericó, ouvindo a multidão passar, quis saber o que era e disseram-lhe tratar-se de Jesus de Nazaré... A atitude daquele cego me leva a pensar que alguém já lhe havia falado de Jesus e aproveitando a oportunidade – porque lhe fora dito a verdade -, ele agarou-a com a arma mais poderosa que possuía: a sua voz, aliada à sua fé, e gritou com toda a força de seu coração e de sua alma, como nos conta Lucas, no evangelho de hoje:

‘Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”

                                          
 Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: “ O que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.’ Lucas 18,35-43

Jesus nos ensina que o nosso ‘sim’, seja sim, e o nosso ‘não', não. O que passa disso vem do  Malígno’, diz-nos o Senhor em Mt 5,37.

Somos filhos amados de Nosso Deus e Pai, nós o amamos e respeitamos e por isso brilhará o sol de Justiça – Cristo Jesus, que brilhou para aquele cego, restituindo-lhe a visão,  Jesus brilhará para cada um de nós, quando o buscarmos,  curando-nos e libertando-nos de toda enfermidade – Ml 3,20.

E Jesus falava: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida". Jo 8,12

Caríssimos, esta promessa de Jesus beneficiou o cego de Jericó e Jesus quer beneficiar a cada um daqueles que clamam por Ele, basta que acreditemos, tenhamos fé Nele e ‘vejamos bem se a luz que há em nós não é treva. Portanto, se todo o nosso corpo está iluminado, sem parte alguma tenebrosa, estará todo iluminado como a lâmpada, quando nos  ilumina com seu fulgor’. Lc 11,35-36. Louvado seja Deus, que nos agraciou com o amor de Cristo!

Assim como o povo celebrou os louvores de Deus, louvemos e glorifiquemos Nosso Deus e Pai em Cristo Jesus pelas maravilhas que Ele opera em nossas vidas e na vida dos nossos queridos!

Graças Senhor pelo dom da minha vida: mais um ano, comemorado nestes três dias em família! Glórias e louvores à vós, Senhor, porque tudo que sou e tudo de bom que serei, o será  numa prodigalidade com o Senhor minha real e única identidade sem par, amém!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, ajuda-nos Mãe, a vermos Jesus nos irmãos que sofrem, levando-lhes a Sua Palavra, o nosso testemunho, a nossa solidariedade e  a nossa fraternidade! Amém!

Brasília-DF., 16 de novembro de 2015
        Ana Miranda Bessa


                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário