19.11.15

JESUS CHORA SOBRE JERUSALÉM - LUCAS 19,41-44 - REFLEXÃO DIÁRIA







Diz-se que quando somos obedientes, podemos caminhar melhor na vida... A obediência nos prepara e nos capacita para não errarmos muito porque procede de uma fonte que já experimentou e experienciou uma caminhada de vida antes de nós, que a começaremos...

Nosso Deus e Pai nos deixou Leis e Mandamentos, mas o povo, desde o deserto à caminho da terra prometida, desobedeceu ao Senhor – Hb 3.

E, ‘pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.’ Jo 3,16.

Nosso Deus e Pai em Cristo Jesus, oferece aos seus filhos amados mais uma oportunidade de salvação, mas muitos, ainda fecham suas mentes e seus corações, como Lucas nos narra no evangelho de hoje:
                                          

'Naquele tempo, quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.' Lucas 19,41-44

Assim como nosso Deus e Pai, ‘arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e afligiu-se o seu coração...’ - Gn 6,6, Jesus ‘chorou sobre Jerusalém... Jesus chorou pela dureza dos corações porque sabia de como seria melhor para todos se o aceitassem com a paz que Ele veio trazer e ‘exprime uma vez mais o desejo do seu coração: “Ah! Se neste dia também tu conhecesses a mensagem de paz! Agora, porém, isto está escondido a teus olhos” – Lc 19,41-42

E quantos homens e mulheres sobre a terra , ainda nestes tempos, escutam mas não compreendem, olham, mas não vêem– como dissera São Paulo aos judeus de Roma: ‘Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por meio do profeta Isaías, quando disse: “Vai ter com este povo e dize-lhe: em vão escutareis, pois não compreendereis; em vão olhareis, pois não vereis.

É que o coração deste povo se endureceu: eles taparam os ouvidos e vendaram os olhos, para não verem com os olhos, nem ouvirem com os ouvidos, nem entenderem com o coração, para que não se convertam e eu não os cure!” At 28,23 s

Pai Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso em Cristo Jesus, nós nos alegramos e choramos com o Senhor! Todo dia ao levantarmos é à vós que buscamos! Gostamos de estar com o Senhor! Nós não entendemos os vossos mistérios, mas acreditamos, confiamos e esperamos no Senhor e na vossa infinita e eterna misericórdia!

Santo Espírito de Deus, dá-nos sabedoria e entendimento da palavra do Senhor e discernimento para colocá-la em prática no cotidiano de nossas vidas, estendendo-a aos irmãos , com amor e paz, e que a Paz de Cristo inunde os nossos corações para que a irradiemos em nossa casa, em nossa cidade, e ao mundo!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, assim como ouvistes a voz do Anjo e fostes obediente à palavra de Deus, ensina-nos Mãe a escutar a voz do Senhor, que fala aos nossos corações na intimidade da oração para que também nós, como a Senhora, sejamos obedientes ao Senhor, Nosso Deus e Pai! Amém!

Santos Roque, Afonso e João – Presbíteros e “ Mártires das reduções jesuíticas”: Roque González – Paraguai, Afonso Rodríguez e João Del Castillo – Espanha deram a vida em defesa dos povos indígenas da América do Sul – século 17, canonizados em 1988, rogai a Deus por nós!

Brasília-DF., 19 de novembro de 2015

              Ana Miranda Bessa


                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário