7.11.15

DITOS SOBRE O "DINHEIRO".REAÇÃO DOS FARISEUS - LUCAS 16,9-15 - REFLEXÃO DIÁRIA






Conta-se que uma princesa vivia em seu reino, cercada do bom e do melhor porque sua família era muito rica e os tributos recebidos regularmente dos seus súditos eram grandiosos. Por motivos diversos  houve uma queda na produção de alimentos e o povo começou a passar fome. Acabou o trigo, acabou o pão ...

Esta notícia chegou aos ouvidos da bela e doce princesa rica e achando muito simples a solução porque ela comia ‘brioche’ – um pão com ingredientes mais nutritivos e muito gostoso – disse ao administrador do reino que como não tinha pão para o povo que ele desse ‘brioche’...

Diz-se que só compreendemos a necessidade dos outros, quando passamos as nossas próprias ou ficamos sabendo as dificuldades enfrentadas por outras pessoas que conhecemos e, pela graça de Deus, nos sensibilizamos e ajudamos.

Dinheiro é bom e com ele poderemos satisfazer as nossas necessidades e se somos generosos podemos ajudar os outros e Jesus nos ensina que se somos fiéis nas pequenas coisas, seremos fiéis nas grandes coisas, conforme nos narra Lucas no evangelho de hoje:
                                    

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso?Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”. ' Lucas 16,9-15

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘Uma teoria que faz do lucro a regra exclusiva e o fim último da atividade econômica é moralmente inaceitável. O apetite desordenado pelo dinheiro não deixa de produzir seus efeitos perversos. Ele é uma das causas dos numerosos conflitos que perturbam a ordem social.

Um sistema que “sacrifica os direitos fundamentais das pessoas e dos grupos à organização coletiva da produção” é contrário à dignidade do homem. Toda prática que reduz as pessoas a não serem mais do que meros meios que têm em vista o lucro escraviza o homem, conduz à idolatria do dinheiro e contribui para difundir o ateísmo. “Não podeis servir ao mesmo tempo a Deus e a Mamon” – Mt 6,24; Lc 16,13. CIC 2424

Caríssimos Jesus nos diz, dentre outros,  ‘Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo”. Jo 17,3 ‘. Ajuda-nos Pai Santo para que perseveremos firmes no caminho do Senhor
e que 'eu e minha família sempre sirvamos ao Senhor' - Js 24,16, e aos irmãos!
Jesus amado, Jesus querido, ajuda-nos para que possamos dar, cada vez mais dos bens e dons que nos dás... Ilumina-nos Senhor e o teu Santo Espírito nos dê sabedoria , entendimento e compreensão para administrarmos com honestidade e fidelidade, qualquer valor que esteja sob nossa responsabilidade para direcionarmos bem os dons e bens que recebemos, multiplicando-os aos nossos irmãos...

Pai amado, Pai querido em Cristo Jesus, graças Senhor ‘que nos cumula de bençãos e graças da palavra e do conhecimento ‘ – 1 Cor 1,5 e assim abres o nosso coração ao amor , o vosso amor a ser derramado por vós através de nós aos nossos irmãos!

 Graças Pai, por tudo que somos, temos e amamos! Graças Pai pelo nosso dinheiro -  fruto do trabalho - santo e abençoado que nos propicia conforto e vida simples de filhos amados, graças Senhor!

Santa Maria, Mãe de Deus e nossa, rogai por nós que recorremos à Vos!

Brasília-DF., 07 de novembro de 2015
         Ana Miranda Bessa


                   



Nenhum comentário:

Postar um comentário