23.11.15

A OFERTA DA VIÚVA - LUCAS 21,1-4 - REFLEXÃO DIÁRIA







Quando a nossa relação com Nosso Deus e Pai se realiza tão somente no modo social, não pessoal e diário, falta-nos o entendimento quanto à extensão do amor, da generosidade e da misericórdia do Senhor em nossas vidas e na vida dos nossos queridos!

Caminhar, seguir Jesus Cristo nos faz criaturas novas – 2 Cor 5,17. Não importa a nossa situação financeira se é próspera ou escassa, a nossa conversão dia-dia vai crescendo e se desenvolvendo como a semente de mostarda – Mt 13,31. Assim foi com Pedro quando ele disse a Jesus “Aumenta em nós a fé!”- Lc 17,5, assim também é conosco que buscamos encontrar o Senhor!

Muitas vezes estamos na Igreja mas ainda não tivemos um encontro pessoal com Jesus... Hoje lhes trago um testemunho que  aconteceu com uma amiga . Ela criticava a Canção Nova e até as pessoas da nossa Paróquia quando o assunto era dinheiro...

Um tempo depois, encontramo-nos e ela me contou que havia doado um sítio e dinheiro, para uma nova instituição religiosa que surgia, e, já estruturada para acolher jovens consagradas, também foi construída uma bela Capela, com a ajuda dela e da comunidade que começou a frequentar o novo local.

A minha amiga, teve esse encontro pessoal com Jesus, porque seu coração era fechado, avesso à generosidade. Seu coração foi dilatado por Jesus e por Maria e ela ofereceu seu tempo, seu bem e seu dinheiro, como fez a viúva do evangelho de hoje, narrado por Lucas:
                                          

'Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.' Lucas 21,1-4

A minha amiga que não gostava de escutar pedidos de contribuição financeira, passou a contribuir com seus dons e bens, passou a ser fonte de água viva de onde jorrou a generosidade que a fez entender a função multiplicar, segundo a pedagogia de Jesus.

Caríssimos, se o nosso coração ainda é fechado à generosidade, roguemos ao Senhor para dilatá-lo, pois como nos diz a Oração de São Francisco: ‘é dando que se recebe’. – Padre Irala; 'dá a quem te pede; dai e vos será dado' -  Lc 6,30.38. 'Sejamos misericordiosos, como Nosso Deus e Pai é misericordioso'.

O gesto da minha amiga,  abriu as comportas da generosidade para muitas pessoas e enquanto ela multiplicou o número de pessoas para engajá-las no serviço ao Senhor e aos mais pobres, a renúncia da viúva - do evangelho de hoje – ao bem que ela tinha para sua sobrevivência: duas moedas, ela as deu com confiança em Deus, e Nosso Deus e Pai em Cristo Jesus a compensou ao cêntuplo - Mc 10,28-31- “ o tudo quanto ela tinha”, porque ‘Deus ama quem dá com alegria’. - 2Cor 9,7-8.

Maria, Mãe de Jesus e nossa, a Senhora que não mediu esforços ao ir ajudar sua prima Isabel – Lc 2,39-56, ensina-nos Mãe a sermos generosos, solidários , fraternos e misericordiosos para com as necessidades da Igreja e dos irmãos mais necessitados. 2 Cor 8. Amém!

     Brasília-DF., 23 de novembro de 2015
             Ana Miranda Bessa


                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário