28.5.16

A QUESTÃO DA AUTORIDADE - MARCOS 11,27-33 - REFLEXÃO DIÁRIA







Algumas autoridades dignamente constituídas no poder, agem egoisticamente, como se o cargo que ocupasse fosse de seu usufruto pessoal, para si, para sua família, familiares e aliados, como tem acontecido de forma acentuada nestes últimos tempos, aqui no Brasil...

Diz-se que ‘a justiça tarda’ e parece-me que ela está chegando, graças a Deus. Enquanto os usurpadores do dinheiro nacional - que é de todos e para todos –articulavam-se para abafar a verdade dos fatos por eles cometidos, a maioria do povo brasileiro, atualmente, está atenta e reagindo positivamente para que a verdade seja testemunhada e comprovada com a devida punição dos culpados...

Meditamos ontem, dentre outros, sobre a atitude de Jesus em expulsar os comerciantes do Templo. Jesus volta ao Templo e é indagado quanto à sua autoridade sobre o que ele fez... Jesus, argumentando sobre a origem e a  veracidade do batismo de João Batista, que o povo acolheu como profeta,  usa a sabedoria divina para fazer calar os seus interlocutores:
                                           

‘Naquele tempo, Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso. O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me”.

Eles discutiam entre si: “Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: ‘Por que não acreditastes em João?’ Devemos então dizer que vinha dos homens?” Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.’ Marcos 11,27-33.

Muitas vezes precisamos chamar as pessoas à razão como fez Jesus com os chefes dos sacerdotes, os escribas e anciãos... Falar, agir e testemunhar a verdade, para o bem e para a justiça, ser sinceros e transparentes, com a autoridade de Jesus Cristo e na força de seu  Espírito Santo que nos inspira, e, alicerçados no amor de Deus,  deve ser nossa atitude em todas as circunstâncias...

Pai Santo Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, imprime em nosso coração a sabedoria de vosso Santo Espírito para que possamos discernir como, quando e quanto devemos falar!!! Nós queremos fazer a vossa vontade, ajuda-nos Senhor!

Senhor Jesus, o Senhor sabe tudo, conhece tudo, pois sois o nosso Senhor, Deus e Salvador e existis desde sempre com o Pai e o Espírito Santo... Queremos estar sempre convosco Senhor, porque o Senhor está sempre conosco – Mt 28,20, ‘ouvi-nos e atendei-nos, Senhor:

-Fortalecei, Senhor, o papa e todo o clero, para que guiem o povo rumo à salvação.


-Iluminai os políticos, para que evitem usar da oratória para manipular o povo, mas a ponham a serviço da verdade.

-Ajudai aqueles que não reconhecem a presença viva de Cristo em nosso meio.

-Confirmai-nos no vosso amor, para que saibamos melhor acolher e auxiliar os necessitados.

-Concedei que este Ano Santo seja ocasião para vosso povo crescer nas obras de misericórdia corporais e espirituais.’ Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajudai-nos Mãe, a sermos coerentes em palavras, gestos e ações, para com todas as pessoas, indistintamente. Amém!

    Brasília-DF., 28 de maio de 2016
             Ana Miranda Bessa



                         



-



Nenhum comentário:

Postar um comentário