Quando recebemos uma afetuosa acolhida pessoal ou um presente por alguma ocasião especial ou não, sentimo-nos na obrigação de retribuir à mesma altura, ou até maior e melhor, o amor, a generosidade, àquele que nos prestigiou...
Esta é a pedagogia do amor: amar o outro como a nós mesmos, sermos generosos, praticarmos o bem! Assim é Jesus conosco quando o seguimos, assim Jesus quer, de cada um de nós... Porém, ele, dentre outras, nos adverte que nesse seguimento estão implícitas, tribulações – Jo 16,33 e, perseguições, e, vida eterna, conforme nos narra Marcos no Evangelho de hoje, que acolhemos com muito carinho, ternura e afeição:
'Naquele tempo, começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.
Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.’ Marcos 10,28-31
Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘Cristo é o centro de toda vida cristã. O vínculo com ele está em primeiro lugar, na frente de todos os outros vínculos, familiares ou sociais – Lc 14,26; Mc 10,28-31. Desde o começo da Igreja, houve homens e mulheres que renunciaram ao grande bem do Matrimônio para seguir o Cordeiro onde quer que fosse – Ap 14,4, para ocupar-se com as coisas do Senhor, para procurar agradar-lhe – 1Cor 7,32, para ir ao encontro do Esposo que vem – Mt 25,6. O próprio Cristo convidou alguns para segui-lo neste modo de vida, cujo modelo continua sendo ele mesmo:
Há eunucos que nasceram assim, desde o ventre materno. E há eunucos que foram feitos eunucos pelos homens. E há eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus. Quem tiver capacidade para compreender compreenda! – Mt 19,12.’ CIC 1618.
Pai Santo Deus Eterno e Todo Poderoso, Deus de amor, Pai amoroso de Nosso Senhor Jesus Cristo e nosso também, nós acreditamos, confiamos e esperamos no Senhor, graças Pai...
Pai amado, Jesus disse que ‘quem o vê, vê o Pai’ – Jo 14,9! Pai, toca o nosso coração para que ao vermos o irmão, vejamos Jesus, e ajuda-nos Senhor, para que vejamos Maria, Mãe de Jesus e nossa, em cada mulher que encontramos, porque o Senhor, não faz acepção de pessoas! Ajuda-nos Pai para sermos como o Senhor quer que nós sejamos e assim Jesus possa viver em nós, no amor! Tudo passará, o amor permanecerá! Só o amor constrói, edifica! Nós queremos Pai, com a ajuda do Espírito Santo, irradiar amor, mansidão, equilíbrio!!
Senhor Jesus, nós queremos vos seguir e vos servir, capacita-nos Senhor; unge-nos Senhor; consagra-nos a vós e nos envia Senhor para vos anunciar, testemunhar e glorificar, aos nossos irmãos !
Santa Maria, Mãe de Jesus, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a darmos o nosso Sim ao chamado de Jesus, amém!
Brasília-DF., 24 de maio de 2016
Ana Miranda Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário