30.5.16

OS AGRICULTORES ASSASSINOS - MARCOS 12,1-12 - REFLEXÃO DIÁRIA








Costuma-se dizer que 'a voz do povo, é a voz de Deus!' Temos , como princípio de conduta de vida, dentre outros, ‘errar por excesso, jamais por omissão..’, mas, diz-se que ‘quem não ouve conselho, conselho ouve’, e mesmo dando testemunhos aos que percebemos estejam se comportando de forma não convencional, mas egoísta, obscurantista e prejudicial a si próprios, escutam, mas não têm discernimento e preferem continuar do mesmo jeito...

Nosso Deus e Pai, sempre quis nos proteger. Enviou-nos profetas para nos admoestar, exortar, instruir e finalmente enviou-nos Jesus Cristo , que no Evangelho de hoje, retrata o comportamento daqueles que não entenderam a vontade do Pai para eles e para o mundo, enquanto  a multidão, a acolheu...


Abramos a nossa mente e o nosso coração à Palavra de Deus, narrada por Marcos no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes, mestres da Lei e anciãos, usando parábolas: “Um homem plantou uma vinha, cercou-a, fez um lagar e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou a vinha a alguns agricultores, e viajou para longe.Na época da colheita, ele mandou um empregado aos agricultores para receber a sua parte dos frutos da vinha.

Mas os agricultores pegaram no empregado, bateram nele, e o mandaram de volta sem nada. Então o dono da vinha mandou de novo mais um empregado. Os agricultores bateram na cabeça dele e o insultaram. Então o dono mandou ainda mais outro, e eles o mataram. Trataram da mesma maneira muitos outros, batendo em uns e matando outros.Restava-lhe ainda alguém: seu filho querido. Por último, ele mandou o filho até aos agricultores, pensando: ‘Eles respeitarão meu filho’. 
                              



Mas aqueles agricultores  disseram uns aos outros: ‘Esse é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a herança será nossa. Então agarraram o filho, o mataram, e o jogaram fora da vinha. Que fará o dono da vinha? Ele virá, destruirá os agricultores, e entregará a vinha a outros. Por acaso, não lestes na Escritura: ‘A pedra que os construtores deixaram de lado, tornou-se a pedra mais importante; isso foi feito pelo Senhor e é admirável aos nossos olhos?'”

Então os chefes dos judeus procuraram prender Jesus, pois compreenderam que havia contado a parábola para eles. Porém,  ficaram com medo da multidão e, por isso, deixaram Jesus e foram-se embora.’ Marcos 12,1-12.

Nosso Deus e Pai nos amou como ama seu Filho amado Jesus. Nosso Deus e Pai quer que todos nós sejamos seus filhos por herança em Cristo Jesus, pois, ‘ ... Por meio de tudo isso nos foram dadas as preciosas promessas, as maiores que há, a fim de que nos tornássemos participantes da natureza divina, depois de libertos da corrupção, da concupiscência no mundo.’ 2Pd 1,2-7.

Pai Santo, criador do céu e da terra, que nos fez e somos seus, quão grande ó Pai é vosso poder, que aqui pequeninos, nos sentimos como grãozinhos de areia, poeira de estrelas, e mesmo assim, acreditamos, confiamos e esperamos  em vós Pai e em Jesus Cristo! E porque o Senhor nos amou tanto, enviou Jesus - Jo 3,16, para reconciliar-nos com o Senhor - 2Cor 5,18; 1Jo 4,10, e Jesus, como o Senhor, nos conhece e nos ama e tem cuidado de nós ! Sim Pai, nosso Deus e nosso tudo, em Cristo Jesus, graças pelo dom da vida, abençoa-nos Pai com a vossa luz e graça, e conduze-nos Pai para que a nossa conduta seja digna, coerente, para fazermos a vossa vontade!

Pai amado, em Cristo Jesus, ‘atendei, Senhor, a nossa oração:

-Iluminai-nos, Senhor, a fim de que vossa palavra nos ajude a viver a vida cristã no dia a dia.

- Abençoai as pessoas que nos ensinaram os primeiros valores humanos e cristãos.

- Multiplicai em vossa vinha os operários que dão continuidade ao vosso projeto.


- Agraciai os trabalhadores do campo com boas colheitas e os da cidade com trabalho digno.' Amém! Liturgia  


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que o Espírito Santo repouse sobre nós, infundindo em nossas mentes e em nossos corações seus dons e virtudes para acolhermos Jesus Cristo e o anunciemos e testemunhemos ao mundo, como nosso Senhor, Deus e Salvador, amém!


       Brasília-DF., 30 de maio de 2016
                 
               Ana Miranda Bessa

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário