9.5.16

VII SEMANA DA PÁSCOA - JESUS VENCEU O MUNDO - JOÃO 16,29-33 - REFLEXÃO DIÁRIA









Quando adolescente sofri de pânico... Eu tinha medo de tudo; a noite, o barulho do relógio marcador do consumo de energia elétrica reboava na minha cabeça de modo ensurdecedor o que me incomodava muito e eu não conseguia dormir e quando eu dormia, tinha pesadelos como se estivesse sendo enterrada viva e jogavam terra em mim e eu acordava gritando, chorando desesperada, atrapalhando o sono de quem estava comigo no quarto... Era horrível!

Uma noite abençoada em que fui dormir no quarto da minha irmã casada, acordei gritando... Ela perguntou-me: ‘o que foi?’ Eu lhe contei sobre o pesadelo acima, que se repetia... e ela me disse bem firme e com autoridade, apenas uma palavra: “Reaja, Ana!” Falei para mim mesma esta expressão naquele momento e passou. Assim perseverei e graças a Deus, voltei à normalidade!


Sim caríssimos, diante de situações difíceis, devemos reagir, porque temos uma força dentro de nós que muitas vezes, não sabemos que a temos, e essa força é o Espírito Santo que recebemos no nosso Batismo... Reagir, é ir de encontro a esta força e tomar uma atitude positiva de mudar o foco daquilo que nos oprime...

No Evangelho de hoje quando Jesus fala aos seus discípulos: “...coragem! Eu venci o mundo!”, Ele o está dizendo a cada um de nós hoje e sempre: 'força, levante-se, confia, vá em frente, assim como o Pai está em mim eu estou em vocês...'. As palavras de Jesus, são palavras de vida eterna – Jo 6,68! Tomemos posse desta Palavra de Jesus e a introjetemos em nossas mentes, para quando nos depararmos com os momentos difíceis na nossa vida e na vida dos nossos queridos, possamos proclamá-la, anuncia-la,  com autoridade e poder, na força do seu Espírito Santo que nos concede os seus dons!

Acolhamos com amor a Palavra que nos salva, nos cura, nos liberta de todo mal e dos maús, narrada por João:
                                    


‘Naquele tempo, os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. Jesus respondeu: “Credes agora? Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!” ‘ João 16,29-33.

Estamos na semana que antecede Pentecostes, para recebermos os dons, as virtudes e os frutos do Espírito Santo... Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘A fortaleza é a virtude moral que dá segurança nas dificuldades, firmeza e constância na procura do bem. Ela firma a resolução de resistir às tentações e superar obstáculos na vida moral. A virtude da fortaleza torna capaz de vencer o medo, inclusive da morte, de suportar a provação e as perseguições. Dispõe alguém a aceitar até a renúncia e o sacrifício de sua vida para defender uma causa justa. “Minha força e meu canto é o Senhor” – Sl 118,14. “No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo” – Jo 16,33.CIC 1808.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus e na força do Espírito Santo, vinde em nosso auxílio, 'a fim de que:
- Nos livremos das amarras que nos impedem de evangelizar;
- Nossa caminhada cristã se deixe inspirar pela força do Espírito Santo;
- O Evangelho de Jesus se estenda a todos os povos e nações;
- Os batizados cresçam perseverantes na fé e no compromisso com o reino de Deus;
- Os cristãos estejam unidos pelo diálogo, pela oração e pela caridade' Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que, na força do Espírito Santo, amor que procede do Pai e do Filho, estejamos sempre ligados, inseridos, conectados em Jesus Cristo Nosso Senhor, amém!

Brasília-DF., 09 de maio de 2016
      Ana Miranda Bessa



                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário