25.5.16

TERCEIRO ANÚNCIO DA PAIXÃO.PEDIDO DE TIAGO E JOÃO - MARCOS 10,32-45 - REFLEXÃO DIÁRIA







O medo de um perigo iminente ou de imprevistos negativos prejudiciais à integridade física ou mental que possam acontecer, regra geral, podem deixar pessoas na retranca sem atitudes pertinentes, para que outras, mais racionais e corajosas busquem a solução necessária naquela situação, que ali se apresenta...

Existem também situações pendentes que poderiam ser enfrentadas pelas pessoas envolvidas mas que estas deixam para depois, como se diz, empurram com a barriga e nesta situação, penso, estavam alguns discípulos de Jesus a caminho para Jerusalém...

Jesus sabe tudo – Jo 21,17, e para tranquilizar os seus discípulos, Jesus os chama para contar-lhes que ele iria padecer em Jerusalém, e a perspectiva de que Jesus não continuaria com eles, fez com que dois deles - os mais próximos, Tiago e João – exceto Pedro,se  manifestassem, em querer estar ao lado de Jesus, na sua glória, o que indignou os demais e Jesus os repreendeu veementemente, conforme nos narra Marcos, no Evangelho de hoje:
                               

‘Naquele tempo, os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia à frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará”. Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!”

Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?”Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”.

Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João.Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.”’ Marcos 10,32-45.

Graças Senhor Jesus , porque o Senhor nos reconciliou com o Pai – 2Cor 5,18; 1 Jo 4,10, e nos resgatou para a vida eterna – Mc 10,45! Graças Senhor, porque como cristãos,  professamos um só Batismo para remissão dos nossos pecados e nos tornamos '... filhos de Deus pela fé em vós Jesus, pois todos nós que fomos batizados em Cristo nos vestimos de Cristo... somos um só em Jesus Cristo... herdeiros segundo a promessa' ! Gl 3,23s.


Jesus Cristo, com o Senhor estamos a caminho, na esperança da vida eterna que o Senhor já reservou para nós  - Jo 14,2-3, que acreditamos, confiamos e esperamos no Senhor  e comungando do vosso Corpo e Sangue, alma e divindade, ajuda-nos Senhor para que nos unamos  cada dia, mais e mais à vós, Senhor! Graças, Senhor pela vossa presença em nossas vidas – Lc 22,19-20; Mt 28,20!

Jesus, ajuda-nos a que nós nos esvaziemos, admitindo a nossa necessidade do vosso amor incondicional, que nos resgata e nos salva! Nosso maior desejo Jesus, é sermos vossos  servidores, junto com todos os que têm fé, e na força de vosso Espírito Santo, vos anunciar e testemunhar ao mundo!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós queremos vos servir com alegria! Enche-nos do vosso Santo Espírito como enchestes Pedro, Paulo... São tantos Pai os que o Senhor reservou para dar-lhes os vossos dons e aqui vos pedimos, dê-os também à nós, abundantemente...

Deus de amor, nós queremos amar o nosso próximo como a nós mesmos, assim, como o Senhor nos ama e queremos servi-lo tão bem, mas tão bem, como se nós vos servíssemos, ó Deus! Com alegria no coração e na alma, queremos acolher a todos! Acolhe-nos Senhor para que sem medo, possamos estender este acolhimento, às pessoas que ainda não vos conhecem e àquelas que se afastaram do Senhor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que sejamos afetuosos e tolerantes com todas as pessoas que convivemos e com quem mantemos contato! Amém!

Brasília-DF., 25 de maio de 2016
      Ana Miranda Bessa


                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário