20.5.16

DISCUSSÃO SOBRE O DIVÓRCIO - MARCOS 10,1-12 - REFLEXÃO DIÁRIA








Sabemos que a nossa liberdade termina onde começa a do outro e a disciplina precisa ser praticada em todos os seguimentos da sociedade para que a justiça seja feita e os direitos respeitados a fim de que tenhamos uma convivência pacífica e harmoniosa...

A maioria age assim e nós cristãos mais que todos, devemos dar o exemplo, e com abertura e largueza de coração em palavras, gestos e ações, vivenciar e testemunhar a Palavra de Deus segundo a sua vontade para conosco!

No Evangelho de hoje a discussão sobre o divórcio continua e no seu tempo, Jesus reconhece, ‘com base no direito romano, o direito também à mulher de repudiar o homem, que no direito judaico só cabia ao homem!’
- Rodapé da Bíblia.

Peçamos ao Espírito Santo que nos ajude no entendimento da Palavra de Deus para  mantermos a Aliança que Ele nos instituiu e Jesus, ratificou, conforme narrativa de Marcos

'Naquele tempo, Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava.Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 

                                      
Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!”

Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto.Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.’ Marcos 10,1-12.

Diz-nos, entre outros, a Igreja do Senhor: ‘O casal de cônjuges forma “uma íntima comunhão de vida e de amor que o Criador fundou e dotou com suas leis. Ela é instaurada pelo pacto conjugal, ou seja: o consentimento pessoal irrevogável”. Os dois se doam definitiva e totalmente um ao outro. Não são mais dois, mas formam doravante uma só carne. A aliança contraída livremente pelos esposos lhes impõe a obrigação de a manter una e indissolúvel - . “O que Deus uniu, o homem não separe” – Mc 10,9; Mt 19,1-12; 1Cor 7,10-11. CIC 2364.

‘ ...Cristo condena o adultério mesmo de simples desejo – Mt 5,27-28. O sexto mandamento e o Novo Testamento proscrevem absolutamente o adultério – Mt 5,32; 19,6; Mc 10,11: 1Cor 6,9-10. Os profetas denunciam sua gravidade. Veem no adultério a figura do pecado da idolatria – Os 2,7; Jr 5,7; 13,27.’CIC 2380.

A Igreja tem sólidos conceitos sobre  o divórcio e nos dias de hoje  está à cargo dos Tribunais Eclesiásticos... Eu particularmente penso que se ‘a Previdência Social’ do ponto de vista humano, ‘em todos os países é de natureza compulsória para proteger homens e mulheres, família e filhos de infortúnios no futuro’, a indissolubilidade do Matrimônio foi instituída pelo Nosso Deus e Pai para a preservação da família para continuidade da humanidade...

Caríssimos, toda separação é dolorosa e nosso Deus e Pai quer que nós sejamos felizes...

 Deus é Amor e ‘o amor cobre uma multidão de pecados’ – 1Pd 4,7-11. É do conhecimento de todos que existem escolhas erradas e incompatibilidades que se afloram nos relacionamentos conjugais, e a Igreja analisa caso a caso com amor e misericórdia, como nos tem falado o Papa Francisco!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, na força de vosso Espírito Santo, abençoe, oriente e ajude os casais em conflitos, dando-lhes sabedoria e um coração misericordioso e compassivo, para que se sintam como filhos diletos e vos procurem Senhor, fonte da vida e do amor que os uniu para que, se possível,  se deem uma chance um ao outro de uma reconciliação, pela oração e pela vossa Palavra, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, pelas nossas famílias e ‘pelos casais que passam por dificuldades de convivência e de diálogo’. Amém!

     Brasília-DF., 20 de maio de 2016
              Ana Miranda Bessa


                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário