26.5.16

CORPUS CHRISTI - MILAGRE DOS PÃES - LUCAS 9,11-17 - REFLEXÃO DIÁRIA











                                          


Recebamos as bençãos de Deus nesta solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, a festa do pão e da partilha. Fazer memória da doação do Senhor nos leva à partilha da vida. Nosso alimento na caminhada cristã, Jesus desperta em nós a disposição para a superação da fome, da miséria e da injustiça em nossa sociedade.
Liturgia

Em tempos idos da minha adolescência na cidade de Cuiabá-MT, aos domingos, feriados, era costume ‘passar o dia’ na casa de alguém amigo onde se almoçava e muitas vezes jantava, e a sobra da comida de uma mesa farta, diversificada e abundante, os anfitriões a compartilhavam alegremente com os visitantes...

A refeição oferecida, reúne as famílias, os amigos em torno da mesa e é sempre um momento de congraçamento interpessoal onde podemos atualizar os acontecimentos ocorridos conosco, numa comunhão de unidade fraterna e solidária de ideias, olho no olho e na sinceridade do coração...

Jesus assim fazia com seus discípulos, com Lázaro, Marta e Maria, Zaqueu, Mateus e mesmo em reuniões sociais festivas como nas Bodas de Caná , onde faltou vinho e à pedido de sua Mãe, Jesus realizou seu primeiro milagre, transformando água em vinho Jo 2,1-12. No Evangelho de hoje narrado por Lucas, Jesus, como Anfitrião, interpelado pelos apóstolos, exorta-os a que eles mesmos deem de comer à multidão ... E Jesus, abençoa, multiplica os pães e peixes para alimentar a multidão; os discípulos os distribui, ordenadamente :

'Naquele tempo, Jesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam.

A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto”.

Mas Jesus disse: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Eles responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente”.

Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta”.
                                                     
Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram.' Lucas 8,11-17.

A vida com Jesus é uma festa porque Nosso Deus e Pai ama a sua criação e desde bebê,  quando o Anjo do Senhor foi dar a notícia do seu nascimento  em Belém de Judá, aos pastores nos campos que montavam guarda aos seus rebanhos, uma multidão do exército celeste, festivamente,  juntou-se ao anjo e louvaram a Deus dizendo:

“Glória a Deus no mais alto dos céus
 E paz na terra aos homens que ele ama!” Lc 2,1-20.

Sim, Jesus está no céu em meio à multidão de Anjos e aqui, em meio aos filhos de Deus doentes e pecadores – Mc 2,17 que acreditam, confiam e esperam Nele! E, como o Pai alimentou o povo no deserto – Ex 16.17, Jesus também nos alimenta e sacia – Sl 81,17; Lc 9,17 e como nos ama com amor eterno, se oferece a nós, Pão do Céu – Jo 6,28s, e, instituiu a Sagrada Eucaristia – Lc 22,19-20; 1Cor 11,23-26, Fortaleza que nos ajuda na caminhada rumo ao seu Reino de Amor! Graças, Senhor!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus,  alimentai-nos, Senhor com a vossa Palavra e a Santa Eucaristia:

- Cristo, Filho do Deus vivo,  sacerdote da eterna aliança, servo da humanidade, que distribuístes o pão aos discípulos, e estes, ao povo, alimentai os que não possuem o necessário para uma vida digna.

- Cristo, maná descido do céu, que dissestes “dai-lhes vós mesmos de comer”, tornai nossas comunidades solidárias e mestras em partilha.

- Cristo, que abençoastes os pães e os peixes, concedei bênçãos e saúde aos doentes, perdão aos pecadores e coragem aos desanimados.’ Amém! Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a ‘repartirmos o pão com os necessitados’, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo! Amém!

Brasília-DF. 26 de maio de 2016
        Ana Miranda Bessa

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário