27.5.16

MALDIÇÃO DA FIGUEIRA. PURIFICAÇÃO DO TEMPLO. FÉ EM DEUS E PODER DA ORAÇÃO - MARCOS 11,11-26 - REFLEXÃO DIÁRIA













Quando presenciamos atitudes e ações de pessoas, não condizentes com o meio a que estejam inseridas, o nosso olhar , ouvidos e mente críticos nos despertam sentimentos de revolta e de inconformismo, e o melhor que podemos fazer nestas situações – onde o useiro-vezeiro impróprio se tornou rotina -, é nos afastarmos e refletirmos quanto o melhor a fazer... Aprendi que podemos nos perder em nossas considerações e julgamentos, quando estamos dominados pelas emoções...

Meditando sobre o comportamento de Jesus no Evangelho de hoje, penso que realmente, o ver, o pensar e o agir, deve ser a nossa atitude em relação a eventos inadequados que prejudiquem a maioria, e que por isso, devam ser corrigidos, para o bem de todos.

Coração e mente abertos e receptivos à Palavra de Deus, acolhamos o Evangelho de Jesus Cristo, narrado por Marcos:

'Tendo sido aclamado pela multidão, Jesus entrou, no Templo, em Jerusalém, e observou tudo. Mas, como já era tarde, saiu para Betânia com os doze. No dia seguinte, quando saíam de Betânia, Jesus teve fome. De longe, ele viu uma figueira coberta de folhas e foi até lá ver se encontrava algum fruto. Quando chegou perto, encontrou somente folhas, pois não era tempo de figos. Então Jesus disse à figueira: “Que ninguém mais coma de teus frutos”. E os discípulos escutaram o que ele disse.
                                                 
Chegaram a Jerusalém. Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os que vendiam e os que compravam no Templo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de pombas. Ele não deixava ninguém carregar nada através do Templo.E ensinava o povo, dizendo: “Não está escrito: 'Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos?'. No entanto, vós fizestes dela uma toca de ladrões”. Os sumos sacerdotes e os mestres da Lei ouviram isso e começaram a procurar uma maneira de o matar. Mas tinham medo de Jesus, porque a multidão estava maravilhada com o ensinamento dele. Ao entardecer, Jesus e os discípulos saíram da cidade. Na manhã seguinte, quando passavam, Jesus e os discípulos viram que a figueira tinha secado até a raiz. Pedro lembrou-se e disse a Jesus: “Olha, Mestre: a figueira que amaldiçoaste secou”. Jesus lhes disse: “Tende fé em Deus. Em verdade vos digo, se alguém disser a esta montanha: 'Levanta-te e atira-te no mar', e não duvidar no seu coração, mas acreditar que isso vai acontecer, assim acontecerá. Por isso vos digo, tudo o que pedirdes na oração, acreditai que já o recebestes, e assim será. Quando estiverdes rezando, perdoai tudo o que tiverdes contra alguém, para que vosso Pai que está nos céus também perdoe os vossos pecados”.' Marcos 11,11-26.

Caríssimos, Jesus quer que produzamos frutos... Nosso Deus e Pai nos agraciou com muitos dons que devemos colocar a serviço dos irmãos, conforme Jesus disse ‘... a quem tem, será dado; mas àquele que não tem, será tirado até mesmo o que tem’. Lc 19,11-27, e a maldição da figueira, para mim, bem representa esta Palavra de Jesus na parábola das minas.

‘E o verbo se fez carne, e habitou entre nós;...’ – Jo 1,14; ‘Que ninguém mais coma de teus frutos’. Mc 11,14, e etc., testemunham o poder da Palavra ! E Jesus estende para nós esse poder, poder que deve ser alicerçado, construído, edificado, na fé em Deus! Ele quer que  tenhamos certeza sobre o poder que temos... Poder este, que não só nos beneficie, mas aos outros também, até aos que nos ofendem. Portanto, devemos exercer a fé, o poder, os dons que Deus nos concede, bem como perdoar... para que sejamos perdoados! 


 É pela perseverança na Oração, na intimidade com o Senhor,  que aprendemos a crer e a ter fé  para  compreendermos a vontade de Deus , quando então, podemos entender melhor os acontecimentos em nossas vidas! Com os Apóstolos, oremos, Senhor: 'Aumenta em nós a fé!' - Lc 17,5.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, sempre quisestes ficar muito perto de nós: no Paraíso, quando passeavas no jardim à brisa do dia - Gn 3,8;  lá deserto, na Tenda - Ex 33,7, acolhias os teus amados... Salomão vos construiu um belo Templo, a Casa de Deus e a vossa Glória, a inundava ... – 2Cr 5, e, o Templo de Jerusalém, era o local mais visitado por Jesus, que Jesus quis preservar, porque era ‘a casa de oração para todos os povos ‘– Mc 11,17.

Pai Amado, ‘vinde em nosso auxílio, Senhor :
- Vós que tudo criastes com vosso poder, ajudai-nos a respeitar a obra de vossas mãos.
- Vós que nos enriqueceis com muitos dons, ajudai-nos a pô-los a serviço do vosso reino.
- Vós que habitais em todos os lugares, ajudai-nos a valorizar os ambientes públicos e comunitários.’
Liturgia.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, que recorremos a Vós!

Brasília-DF., 27 de maio de 2016
       Ana Miranda Bessa


                   




Nenhum comentário:

Postar um comentário