3.5.16

JESUS, O CAMINHO - JOÃO 14,6-14 - REFLEXÃO DIÁRIA









A Igreja do Senhor, festeja os Santos Filipe e Tiago - Apóstolos e Mártires. Filipe e Tiago - século 1º -, foram apóstolos de Jesus. Filipe, a princípio discípulo de João Batista, foi um dos primeiros seguidores do Mestre. Tiago, chamado Menor, é conhecido como "o irmão do Senhor". Ambos selaram com o martírio seu amor e adesão ao evangelho de Cristo. Liturgia

O conhecimento, a convivência fraterna que gera uma amizade sincera é um sentimento que une a nossa pessoa à outra e que transborda e se estende para os filhos da pessoa amiga e desta também para os nossos filhos, e é tão forte e verdadeiro que deveria ser semelhante ou igual para os irmãos consanguíneos...

Jesus hoje nos testemunha esta relação afim do Pai para com Ele, Dele para com o Pai, que se estende aos Discípulos e a nós também, conforme nos narra João, no Evangelho de hoje:


Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 
“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
                                    
Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.’ João 14,6-14.

No meu cotidiano, se filhos de meus amigos necessitarem de mim, farei por eles o que tiver ao meu alcance fazer e tenho certeza, que a recíproca é verdadeira, assim como fará para nós, Nosso Deus e Pai, como nos diz a Igreja do Senhor: ‘Quando Jesus confia abertamente a seus discípulos o mistério da oração ao Pai, revela-lhes qual deverá ser sua oração, e a nossa, quando ele voltar para o Pai, em sua Humanidade glorificada. A novidade agora é “pedir em seu Nome” – Jo 14,13. A fé nele introduz os discípulos no conhecimento do Pai, porque Jesus é “o Caminho, a Verdade e a Vida” – Jo 14,6. A fé produz seus frutos no amor: guardar sua Palavra, seus mandamentos, permanecer com ele no Pai que nele nos ama a ponto de permanecer em nós. Nessa Aliança nova, a certeza de sermos ouvidos em nossos pedidos se fundamenta na oração de Jesus – Jo 14,13-14. CIC 2614.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, nós vos louvamos, agradecemos e bendizemos porque nos enviastes Jesus, uno convosco – Jo 10,30; vossa imagem – Jo 14,9, que em tudo fez a vossa vontade – Jo 4,34, nos vos revelou a vossa face misericordiosa, e  nos reconciliou convosco – 2Cor 5,18!


 Graças, Pai! Graças Pai, pela  fé, pela Palavra, pelos Mandamentos que nos levam a permanecer em vós e pelas pessoas amigas que o Senhor colocou em nosso caminho, que consideramos como anjos bons enviados pelo Senhor para compartilhar conosco as nossas alegrias e dificuldades e sabemos que poderemos sempre contar com elas! Graças, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a que acreditemos, esperemos e confiemos no Senhor Jesus, Caminho, Verdade e Vida, que nos leva ao Pai!

Santos Filipe e Tiago, rogai a Deus por nós para que façamos da nossa vida uma constante missão para anunciar e testemunhar Jesus Cristo ao mundo!

Brasília-DF., 03 de maio de 2016
       Ana Miranda Bessa


                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário