4.5.16

VI SEMANA DA PÁSCOA - O PARÁCLITO, OU DEFENSOR - JOÃO 16,12-15 - REFLEXÃO DIÁRIA








O Livro do Eclesiástico 39 exorta a profissão do Escriba, ‘que se tornou discípulo do Reino dos Céus é semelhante ao proprietário que do seu tesouro tira coisas novas e velhas’ – Mt 13,52, possui e administra toda a riqueza antiga, acrescida das perfeições da nova...’.
Rodapé Bíblia.

Sou do tempo das cartas de intercâmbio com os amigos da década de sessenta, que ficaram 'perdidas' em alguma gaveta e quando as encontro, ao relê-las, uma ponta de saudade toma  conta de mim,  porque ali está como que a Crônica de assuntos que envolviam a mim e aos amigos de então...

Conhecemos a ação dos Discípulos de Jesus pelos escritos dos Evangelistas, dos Apóstolos e dos Missionários e Jesus ao voltar ao Pai, nos envia o Espírito Santo, como seu Mensageiro para recordar e anunciar aos seus amigos a vontade do Pai, como nos narra João, no Evangelho de hoje:

‘Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.

                                                      

Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.’ João 16,12-15.

O Espírito Santo anunciará o que é de Jesus, como nós anunciamos aos nossos amigos - que nos conhecem - , o que é nosso; os Apóstolos conhecem, acreditam e permanecem em Jesus, por isso acolherão o seu Mensageiro, assim como a Igreja o faz: “O que está em Deus, ninguém o conhece senão o Espírito de Deus” – I Cor 2,11. Ora, seu Espírito que o revela nos dá a conhecer Cristo, seu Verbo, sua Palavra viva, mas não se revela a si mesmo. Aquele que “falou pelos profetas” faz-nos ouvir a Palavra do Pai. Mas ele mesmo, não o ouvimos. Só o conhecemos no movimento em que nos revela o Verbo e nos dispõe a acolhê-lo na fé. O Espírito de Verdade que nos “desvenda” o Cristo “não fala de si mesmo” – Jo 16,13. Tal apagamento, propriamente divino, explica por que “o mundo não pode acolhê-lo, porque não o vê nem o conhece”, enquanto que os que creem em Cristo o conhecem, porque ele permanece com eles – Jo 14,17.’ CIC 687

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, graças Pai pela presença do vosso Espírito Santo no meio de nós que nos inspira e motiva para vos invocar, anunciar, louvar, glorificar ! Graças, por tudo que recebemos, tudo que temos nos é dado por vós, como João Batista nos diz em João 3,27. Graças, Pai! Graças pela certeza de que nada e ninguém ‘poderá nos separar do vosso amor manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor’ – Rm 8,35-39, porque o Senhor está conosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 28,20, de modo especial e divino na Santa Eucaristia diária - Lc 22, 19-20! Graças, Senhor!

Santo Espírito de Deus, repouse sobre nós e nos inunde de Sabedoria, de todos os Dons, Virtudes e Frutos, por Cristo Nosso Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Brasília-DF., 04 de maio de 2016
       Ana Miranda Bessa




                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário