11.5.16

VII SEMANA DA PÁSCOA - JESUS ROGA PELOS DISCÍPULOS - JOÃO 17,11-19 - REFLEXÃO DIÁRIA








Existe uma expressão que se diz de pessoas que se curtem, de que elas são como ‘unha e carne’ ... Meditando sobre esta, vê-se que a unha cresce e é podada, mas a carne se mantém aparentemente passiva e no seu todo, são como um!

Nosso Deus e Pai ao criar o homem e a mulher disse: ‘...estes se unam e se tornem uma só carne’ – Gn 2,24. E o Espírito Santo quando da Anunciação de Jesus a Maria, e ela, aquiescendo a vontade de Deus respondeu ao Anjo: faça-se em mim segunda a  Sua Palavra , uniu-nos ao Pai - Lc 1,26-38, trazendo Jesus, o Emanuel, Deus conosco - Mt 1,23, e São Paulo nos diz que ‘... É grande este mistério: refiro-me à relação entre Cristo e sua Igreja’ – Ef 5,31s.

Meu marido e eu estamos casados há quase quarenta anos e somos esteio um para o outro, suportando-nos e cuidando-nos reciprocamente em um liame de amor que nos une e sustem neste mistério de unidade que Nosso Deus e Pai nos constituiu e nos inseriu, para que como a Trindade, sejamos Família do Senhor! E, Ele nos guarda e cuida de nós – Os 11,3-4.

Assim fez Jesus com seus Apóstolos – quando despedindo-se deles porque retornaria ao Pai -,   e o faz com cada um de nós porque a pedagogia de Deus é multiplicar o amor para que todos nós sejamos consagrados na verdade à Ele, e abundantemente abençoados !

Acolhamos com alegria a Palavra de Jesus, Palavra de Vida Eterna – Jo 6,68, narrada por João no Evangelho de hoje:
                                       


'Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: “Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.

Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.

Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.' João 17,11-19.

O amor que sentimos um pelo outro - amor que procede do Espírito Santo do Pai, o Consolador -,  faz-nos responsáveis em atenção e cuidados mútuos... É pura graça de Deus, ‘ ...amarmo-nos um ao outro como a nós mesmos...’ – Mt 22,36-40.

São Paulo orou pelo povo e pelos anciãos de Éfeso , e, despedindo-se deles, recomendou que vigiassem ... At 20,28-38! Jesus pede ao Pai para guardar os seus Apóstolos, demonstrando, amor, cuidado e carinho  por eles e os enviando em Missão...

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, pela força do Espírito Santo, abre o nosso entendimento ao mistério do amor de Deus... Somos vossos Senhor e queremos estar em vós... Queremos ser um convosco... Queremos vivenciar a plenitude da vossa alegria... Queremos ser felizes Jesus em vosso Nome! Ó Jesus, nós vos amamos! Nós queremos mais e mais vos amar e ao nosso próximo, como queres Jesus que nós amemos... Guarda-nos, Senhor! Consagra-nos Senhor à vos, nós queremos fazer a vossa vontade! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que sejamos dignos das promessas de Cristo e que o Espírito Santo nos ajude e nos ilumine com seus dons e frutos para anunciarmos e testemunharmos Jesus Cristo aos irmãos e ao mundo, amém!

Brasília-DF., 11 de maio de 2016
        Ana Miranda Bessa


                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário