29.5.16

O SERVO DO CENTURIÃO - LUCAS 7,1-10 : 'FÉ EM CRISTO' - REFLEXÃO DO PASTOR








'Concluído o Tempo Pascal, retomamos a leitura do Evangelho segundo Lucas proposto pela Igreja para os Domingos do Tempo Comum deste Ano Litúrgico. Na passagem proclamada, S. Lucas narra a cura do servo do oficial romano ressaltando o seu testemunho de fé, reconhecido pelo próprio Jesus Cristo. A atitude daquele homem e a maior parte de suas palavras são conservadas e repetidas por nós, a cada missa, antes da comunhão eucarística: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa; mas ordena com a tua palavra...” (Lc 7,6). Ele, que era estrangeiro, soube demonstrar amor pelo povo e pelo seu empregado doente e, acima de tudo, fé e confiança em Jesus Cristo. Além disso, S. Lucas ressalta, mais uma vez, a misericórdia de Jesus, pois o centurião representa os pagãos, que eram considerados impuros e excluídos da salvação. A fé em Cristo e o seu amor não são propriedades exclusivas de um grupo; destinam-se a todos. Deus não faz discriminação de pessoas.

O apóstolo Paulo prega justamente esta boa nova: o amor de Deus para todos; a graça oferecida também aos pagãos. Contudo, entre os gálatas havia pessoas que estavam negando esta boa nova. Por isso, S. Paulo exorta a comunidade a ser fiel ao Evangelho da salvação gratuita, em Cristo. Na oração de Salomão, já está presente esta abertura aos outros povos, pois todos teriam oportunidade de conhecer o nome de Deus celebrado no templo de Jerusalém (1Rs 8,43).

Nós somos chamados, hoje, a viver a fé em Cristo através da misericórdia, acolhendo fraternalmente a todos, especialmente os que mais sofrem. Neste Ano Santo da Misericórdia, procuremos ainda mais respeitar e acolher a todos, em nossas comunidades, sendo misericordiosos como o Pai.

                                           
Outro aspecto enfatizado pela narrativa de São Lucas é a confiança na palavra de Jesus. “Ordena com a tua palavra e o meu servo ficará curado” (Lc 7,7), afirma o oficial romano. A Palavra de Jesus é viva e eficaz. Ela liberta e dá a vida àquele que estava “à beira da morte”. As primeiras comunidades cristãs eram assíduas na escuta da Palavra anunciada pelos apóstolos. Nós também necessitamos ter a Bíblia na mão e a Palavra de Deus no coração, para compartilhar a alegria da fé em Cristo com todos.

No dia 03 de junho, sexta-feira, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, realiza-se o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Na Catedral Metropolitana de Brasília, teremos uma manhã de oração, com a presença dos nossos sacerdotes diocesanos e religiosos, a partir das 7:00 h, encerrando-se com a missa às 12:00 h. Participe! Reze, de modo especial, pelos nossos padres!'

   PALAVRA DO PASTOR
               FÉ EM CRISTO
        Dom Sergio da Rocha
       Arcebispo de Brasília-DF.

Em, 29 de maio de 2016
Ana Miranda Bessa 

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário