23.5.16

PERIGO DAS RIQUEZAS - MARCOS 10,17-27 - REFLEXÃO DIÁRIA








Toda a criação divina está a serviço do homem, porque Nosso Deus e Pai a dá abundante, profusa e indistintamente a todos, como o ar, o sol, a chuva, e o que Ele nos pede é para que ‘semeemos para nós segundo a justiça e a sua vontade, a fim de colhemos conforme o amor, até que ele venha e faça chover a justiça sobre nós’! Os 10,12.

Caríssimos, acolhamos a Palavra de Deus que nos admoesta à uma vida sem pecados, e nos exorta à praticarmos a generosidade, a partilha e a solidariedade, conforme nos narra Marcos no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”

Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!”
                               

Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”

Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”

Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”

Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.’ Marcos 10,17-27.

Sobre a gravidade do pecado, ‘perceptível já na Escritura – 1Jo 5,16-17’, dentre outros, diz-nos a Igreja do Senhor: ‘A matéria grave é precisada pelos Dez Mandamentos segundo a resposta de Jesus ao jovem rico: “Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho, não defraudes ninguém, honra teu pai e tua mãe” - Mc 10,19. A gravidade dos pecados é maior ou menor; um assassinato é mais grave do que um roubo. A qualidade das pessoas lesadas entra também em consideração. A violência exercida contra os pais é em si mais grave do que contra um estranho.’ CIC 1858.

Jesus consola os seus discípulos, Jesus consola a cada um de nós também quando diz que ‘ para Deus, tudo é possível ’– Mc 10,27 ! ‘Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que em sua grande misericórdia, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, ele nos fez nascer de novo para uma esperança viva, para uma herança incorruptível...’ – 1Pd 1,3-9, e assim, participarmos do seu Reino de Amor!


Sim, bendito seja Deus, louvado, adorado e glorificado seja o nosso Deus e Pai! Pai Santo, Pai Amado, graças pelo nosso ser! Graças Pai, por tudo que somos, temos e amamos! Graças Pai Santo pelos dons e bens que o Senhor nos dá, ajuda-nos Pai, para que eficaz e efetivamente, os compartilhemos com os nossos irmãos mais necessitados! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que acolhamos com fé, com confiança e perseverança a Palavra de Cristo e sejamos dignos das suas promessas, amém!

      Brasília-DF., 23 de maio de 2016
              Ana Miranda Bessa 


                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário