28.2.17

PROMESSA DO CÊNTUPLO - MARCOS 10,28-31 - REFLEXÃO DIÁRIA







O testemunho dos irmãos cristãos nos motivam e nos impulsionam ao seguimento de Jesus, mas muitos, ao querer penetrar no âmago dos seus ensinamentos, desistem, não perseveram, como fez o homem rico do evangelho de ontem – Mc 10,17-27.


Jesus quer a nossa coerência em um agir pautado no amor onde a generosidade possa fluir e o foco da nossa atenção esteja Nele! No evangelho de ontem , os discípulos ‘ficaram muito espantados quanto ao fato de quem poderia ser salvo...’;  neste,  Pedro falando pelos discípulos, diz a Jesus que eles deixaram tudo para segui-lo, e Jesus lhes responde, e a cada um de nós também, conforme a narrativa de Marcos, que vimos acompanhando nestes dias:
                                         


'Naquele tempo, começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”. ' Marcos 10,28-31.

Nosso Deus e Pai, recompensará a todos aqueles que despretensiosamente, de bom grado, seguiram e seguirão Jesus  e a nossa recompensa será a vida eterna, que pela misericórdia de Deus é estendida também àqueles da última hora – Mt 20,1-16, porque o Senhor quer nos salvar a todos! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘Cristo é o centro de toda vida cristã. O vínculo com ele está em primeiro lugar, na frente de todos os outros vínculos, familiares ou sociais – Lc 14,26; Mc 10,28-31. Desde o começo da Igreja, houve homens e mulheres que renunciaram ao grande bem do Matrimônio para seguir o Cordeiro onde quer que fosse – Ap 14,4, para ocupar-se com as coisas do Senhor, para procurar agradar-lhe – 1Cor 7,32, para ir ao encontro do Esposo que vem – Mt 25,6. O próprio Cristo convidou alguns para segui-lo neste modo de vida, cujo modelo continua sendo ele mesmo:

Há eunucos que nasceram assim, desde o ventre materno. E há eunucos que foram feitos eunucos pelos homens. E há eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus. Quem tiver capacidade para compreender compreenda! Mt 19,12. ’ CIC 1618.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos glorificamos porque nas ajudas Senhor a compreendermos e a perseverarmos em Jesus, vosso amado Filho, ‘ouvindo-o’ – Mc 9,7, e segundo a vossa graça e a força de vosso Espírito Santo, seguindo-o no nosso dia a dia! Graças, Pai! 


Pai Amado, ajuda-nos Senhor para que nesta Quaresma, que se inicia amanhã, nos deixemos iluminar pela luz de Cristo e possamos ser renovados e infundidos em seu amor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, para que como a Senhora, façamos a vontade de nosso Deus e Pai – Mt 12,48s. Amém!

Brasília-DF., 28 de fevereiro de 2017
          Ana Miranda Bessa

27.2.17

O RICO QUERENDO SEGUIR JESUS - MARCOS 10,17-27 - REFLEXÃO DIÁRIA




'


Somos imediatistas por natureza e algumas vezes apegados ao que conquistamos... Muitos de nós, trabalhamos duro para ter conforto e a segurança dos bens materiais que usufruiremos por um curto período de tempo, deixando para um segundo plano, os preparativos para alcançarmos o gozo da alma, a salvação que vem só de Deus – Sl 32, a vida perene, longa, abundante e eterna que Deus tem reservado para nós!

Devemos trabalhar sim, para adquirirmos os bens que aspiramos, mas sem nos apegarmos demasiadamente neles... Devemos considerá-los como se estivessem a nosso serviço e não nós a serviço deles, como vimos ontem segundo o evangelho narrado por Mateus 6,24-34.

Quando medito o evangelho de hoje, me lembro de meu cunhado, casado com minha irmã e que considero meus segundos pais... Ele trabalhava no antigo DNER – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, hoje, DNIT. Construíram a casa deles e compraram o terreno ao lado ... Passado um breve tempo, ele teria direito à aquisição de uma casa própria patrocinada pelo DNER, mas a generosidade, o desprendimento, o desapego, o fizeram pensar no próximo .... Renunciou ao seu direito, dizendo que ele já tinha a casa dele e que outros precisavam mais que ele...

Belo exemplo para nos mostrar que o nosso amor para com os outros seja sem medida, porque o amor de Deus por nós, não tem medida: é infinito e eterno!

Coração e alma abertos e receptivos, acolhamos a palavra que nos salva, narrada por Marcos:

'Naquele tempo, quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna? ”

Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe! ”
                                                 


Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me! ”
Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus! ”

Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus! ”

Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo? ” Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.' Marcos 10,17-27.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, pois para vós tudo é possível e tudo fazes para nos salvar! Graças Pai, porque ‘aos arrependidos concedes o caminho de regresso...’, e ‘nós vos louvamos e vos glorificamos porque grande é a vossa misericórdia e o vosso perdão para com todos aqueles que a vós se convertem! ’ – Eclo 17,20-28! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, ajuda-nos Senhor a colocarmos a nossa confiança em vós, apreciando os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos! Ajuda-nos Pai, na força de vosso Espírito Santo, a termos um coração fraterno, bom, generoso e solidário para  partilharmos nossos dons e bens com os mais necessitados, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos prestativos e doadores de nós mesmos aos irmãos, como a Senhora foi para com Isabel e Zacarias e com alegria louvar, engrandecer o Senhor nosso Deus, por tudo que somos, temos e amamos – Lc 1,39-56! Amém!

Brasília-DF., 27 de fevereiro de 2017
          Ana Miranda Bessa


26.2.17

PREOCUPAÇÕES EXAGERADAS - MATEUS 6,24-34 : 'NÃO VOS PREOCUPEIS!' - REFLEXÃO DO PASTOR










'O trecho do Evangelho segundo Mateus, hoje proclamado, integra o Sermão da Montanha, que temos meditado nos últimos domingos. Ele nos fala da gratuidade e da universalidade do amor de Deus, despertando em nós a confiança na providência divina. “Não vos preocupeis”, afirma Jesus três vezes (Mt 6,25.31.34). Aquele que alimenta as aves do céu e veste os lírios do campo cuida de nós (Mt 6,30). Por isso, a nossa atitude perante o dia de amanhã deve ser de serenidade e de confiança em Deus. Ter “ocupação”, isto é, atuar frente ao presente e ao futuro, com responsabilidade, faz parte da vida cristã. Contudo, as “preocupações” tornam-se fonte de angústias e fazem mal, principalmente quando são causadas pela busca desmedida do dinheiro e os bens materiais. É necessário atenção à palavra de Jesus que nos adverte: “ninguém pode servir a dois senhores; não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24). Quando o dinheiro e os bens materiais passam a ser o sentido maior da vida, eles se tornam senhores que dirigem e escravizam quem vive assim, ocupando o lugar do verdadeiro Senhor. É preciso ter cuidado para que a busca justa de condições de vida digna para cada pessoa ou família não transforme o dinheiro num ídolo, que passa a ocupar o lugar do verdadeiro Deus.
                                          


Deus nos ama e cuida de nós com a ternura de uma mãe. O povo no exílio da Babilônia queixava-se de Deus, julgando-se abandonado por ele. Em resposta, o profeta Isaías mostra que estavam enganados aqueles que assim pensavam. Ele nos apresenta Deus como uma mãe que jamais se esquece do seu filhinho (Is 49,15).

Confiantes no amor de Deus Pai, que cuida de nós com amor de mãe, nós somos convidados a rezar o Salmo 61, como uma criança que repousa tranquila no colo da mãe. Por isso, repetimos com o salmista: “só em Deus a minha alma tem repouso, só ele é meu rochedo e salvação” (Sl 61). Esta confiança em Deus animou São Paulo nos momentos mais difíceis do seu apostolado, conforme a Primeira Carta aos Coríntios (1Cor 4,1-5). Ele demonstra serenidade diante das acusações que recebia, confiando no justo julgamento do Senhor, que dará a recompensa que cada um tiver merecido.

Nestes dias em que muitos buscam a alegria sem Deus, possamos experimentar a verdadeira alegria que se encontra em Deus. Preparemo-nos para iniciar a Quaresma na próxima quarta-feira, participando da Eucaristia e praticando a penitência proposta pela Igreja, como sinal de conversão. Lembre-se que a Quarta-feira de Cinzas continua a ser dia de jejum e de abstinência, acompanhados da oração e da caridade.'

           PALAVRA DO PASTOR
                   'NÃO VOS PREOCUPEIS!'

                      Dom Sergio da Rocha
             Cardeal Arcebispo de Brasília – DF.

Em, 26 de fevereiro de 2017
    Ana Miranda Bessa

25.2.17

JESUS ABENÇOA AS CRIANÇAS - MARCOS 10,13-16 - REFLEXÃO DIÁRIA








O dom de sermos Vovôs de filhos da nossa filha única, é pura graça de Deus.... Quando ela nasceu, rogamos ao Pai a graça de poder cria-la, educa-la.... Quando ela casou, pedimos a graça dela ser mãe e de vermos e convivermos com os nossos netinhos – Sl 128,6 e nosso Deus e Pai, na sua infinita misericórdia nos tem favorecido maravilhosamente, concedendo-nos mais esta alegria! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Ainda na década de cinquenta, os adultos, regra geral, repreendiam as crianças que curiosas, queriam saber as novidades trazidas pelas visitas .... Meus pais, eu e meus irmãos vivemos isso... E Jesus, que faz novas todas as coisas – 2Cor 5,17, as  acolhe e nos ensina a sermos como elas,  conforme a narrativa de Marcos no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas.                   





Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.' Marcos 10,13-16.

As pessoas adultas tocavam em Jesus porque dele saía uma força que as curava – Lc 6,19 ... Aqui, Jesus além de acolher as crianças, as abraça e as abençoa ... Quanta ternura e quanta bondade Jesus tem para nos oferecer! Graças, Senhor!

Diz-nos a Igreja que ‘Impondo as mãos Jesus cura os doentes – Mc 6,5; 8,23 e abençoa as criancinhas – Mc 10,16. Em Nome dele, os apóstolos farão o mesmo – Mc 16,18; At 5,12;14,3. Melhor ainda: é pela imposição das mãos dos apóstolos que o Espírito Santo é dado – At 8,17-19; 13,3; 19,6. A Epístola aos Hebreus coloca a imposição das mãos entre os “artigos fundamentais” do seu ensinamento – Hb 6,2. Este sinal da efusão onipotente do Espírito Santo, a Igreja o conservou nas suas epicleses sacramentais. ’ CIC 699. Graças, Senhor!

Caríssimos, quanto ao tratamento hostil dos adultos para com as crianças na minha infância, longe de me frustrar ou mesmo me revoltar com sentimentos que ficariam arraigados em minha mente – conheço pessoas assim...,   Deus suscitou em meu coração a sempre tratá-las com carinho, dignidade e respeito, e quando lhes dirijo a palavra para exortar, ou admoestar, me curvo diante delas, dobro os joelhos para ficar na altura delas, lhes falo, olho no olho e sempre as abençoo!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, eu vos louvo e vos glorifico porque o vosso amor para conosco é de sempre e para sempre – Sl 103, graças Senhor! Ajuda-nos ó Pai, na força de vosso Espírito Santo a aprendermos com as crianças a simplicidade e a pureza de coração que tanto vos agradam.... Ajuda-nos Pai , para que acolhamos e eduquemos as nossas crianças dispensando-lhes a nossa atenção, cuidado,  carinho e amor!

Pai Santo, abençoai e protegei os pais e professores, responsáveis pela educação e formação das novas gerações e as instituições que acolhem crianças abandonadas....


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e acolhei Mãe em vosso colo maternal, as crianças carentes que não se sentem amadas! Amém! Graças, Mãe!

Brasília-DF., 25 de fevereiro de 2017
       Ana Miranda Bessa

24.2.17

DISCUSSÃO SOBRE O DIVÓRCIO - MARCOS 10,1-12 - REFLEXÃO DIÁRIA








A lei humana disciplina os direitos e deveres das pessoas e se não a respeitamos poderemos ser punidas de acordo com a infração cometida; tal qual, é a lei divina, Aliança de Amor que nosso Deus e Pai nos deixou para preservar a família, célula vital para a sociedade!

A liturgia da palavra nos exorta quanto à fidelidade e ao amor no matrimônio e na amizade, e que estes, constituem as condições para que a união e a comunhão de vida sejam duradouras, deixando-nos guiar pelos ensinamentos de Deus!

Conheci meu esposo em uma fase muito difícil da vida dele e como a vocação do bom samaritano, o acolhi em meu coração .... Vivemos dias atribulados e de muita angústia;  buscamos o Senhor que veio em nosso auxílio e nos sustentou - Jo 14,13-14; nele perseveramos, e na sua graça  aqui estamos há cerca de quarenta anos, apoiando-nos mutuamente um no outro, como São Paulo nos exorta ‘... a que andemos ... com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-nos uns aos outros com amor, procurando conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz’. Ef 4,1-3; Cl 3,12-14.

Caríssimos, acolhamos a palavra que nos salva narrada por Marcos, pedindo ao Santo Espírito de Deus que nos ajude a discernir a vontade do Senhor em nossas vidas:

'Naquele tempo, Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.
                                  


Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou? ” Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe! ”

Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”'. Marcos 10,1-12.

Oremos: Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ‘fortalecei no amor, Senhor:

- A vossa Igreja chamada a ser fiel esposa de Cristo.

- Os casais que passam por dificuldades de convivência.

- Os jovens que se preparam para o matrimônio e aqueles que renunciam a esse caminho por amor ao reino de Deus.

- Os nossos amigos que ainda não fizeram experiência com Cristo’. Amém!
Liturgia.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e pelas famílias para que busquem no Senhor da Vida, a Verdade e o Caminho certo para a felicidade! Amém!

                  Ana Miranda Bessa
   Brasília-DF., 24 de fevereiro de 2017


23.2.17

OS ESCÂNDALOS QUE DESTROEM E O SAL QUE CONSERVA - MARCOS 9,41-50 - REFLEXÃO DIÁRIA








A Igreja celebra a memória de São Policarpo – Bispo e Mártir. Policarpo – Turquia, 70-155, discípulo de são João evangelista e amigo de santo Inácio de Antioquia, foi bispo de Esmirna. A narração que atesta seu martírio constitui o mais antigo documento sobre o culto aos mártires.
Liturgia

Sou filha caçula precedida por um irmão cinco anos mais velho que eu... Possivelmente eu deveria copiar as peripécias de menino, mas quando fazíamos travessuras, éramos punidos com suaves lambadas - de efeito moral - nas pernas com galhos novos, finos e compridos de uma planta de nome ‘fedegoso’...

Um certo dia, adulta, a relembrar com mamãe fatos das nossas vidas, eu lhe disse: É, a senhora me castigava.... E com toda tranquilidade de uma certeza de ter feito o melhor para mim, ela respondeu-me: ‘ E não foi bom para você? ’ E aquiesci, com o coração cheio de gratidão pelo testemunho de vida que ela sempre me passou, respondendo-lhe: Sim Mãe, foi muito bom! E sem traumas, nem revolta, amo minha Mãe desde sempre e para sempre! Saudades, Mãe!

São Paulo nos exorta a que acolhamos a palavra de Deus não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! 1Ts 2,13. Que o evangelho de hoje narrado por Marcos, nos ajude a guiar a nossa vida no caminho do Senhor:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E se alguém escandalizar um desses pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.
                                                                



Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, ‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’. Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros. ' Marcos 9,41-50.

Pai Amado, purifica-nos Senhor e 'elimine de dentro de nós a raiz do mal' que nos leva a pecar, pois, diz-nos a Igreja que ‘ Jesus fala muitas vezes da “Geena”, do “fogo que não se apaga” – Mt 5,22.29; 13,42.50; Mc 9,43-48, reservado aos que recusam até o fim da sua vida crer e converter-se, e no qual se pode perder ao mesmo tempo a alma e o corpo – Mt 10,28. Jesus anuncia em termos graves que “enviará os seus anjos, e eles erradicarão do seu Reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade, e os lançarão na fornalha ardente” – Mt 13,41-42, e que pronunciará a condenação: “Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno! ” – Mt 25,41. ’ CIC 1034.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas com amor eterno – Sl 136; tudo fazes para nos resgatar, para nos salvar,  porque queres o melhor para nós, graças Pai! Graças Pai, porque nos concebestes em um meio familiar cristão que nos conduziu no vosso caminho, para uma vida de respeito para com o Senhor, para com os nossos próprios pais, para conosco mesmos e para com todos os irmãos, graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Santo, ajuda-nos Senhor na força de vosso Espírito Santo no cultivo da coerência da fé, da justiça,  da verdade, para realizarmos 'gestos de amor e de solidariedade'! Dai-nos Senhor sabedoria para apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que sejamos água boa que satisfaça os sedentos; a temperança do sal no ponto certo, para que ajudemos a saciar os que têm sede e fome do Senhor! Amém!

São Policarpo – Bispo e Mártir, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 23 de fevereiro de 2017

         Ana Miranda Bessa

22.2.17

PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO - MATEUS 16,13-19 - REFLEXÃO DIÁRIA






Hoje a Igreja  festeja a Cátedra de São Pedro. Os antigos romanos, neste dia, comemoravam seus falecidos em torno de uma "cátedra" - cadeira vazia, reservada ao defunto. Testemunhada desde o século 4º, a festa salienta a missão atribuída a Pedro, princípio e fundamento visível da unidade da Igreja. Liturgia

A vida cristã alicerçada na fé  em Cristo Jesus tem tudo do divino amor que nosso Deus e Pai suscitou nos nossos corações e que regra geral, praticamos no nosso cotidiano...

Meditando sobre as leituras de hoje, Jesus, tendo ouvido a profissão de fé de Pedro confere-lhe a missão de ser o Pastor de sua Igreja, e Pedro Pastor, admoesta os presbíteros semelhantes a ele, como está na sua primeira carta- 1Pd 5,1-4.

Jesus ressurreto, ratifica a missão concedida aos seus discípulos .... À Pedro, que já havia feito a sua profissão de fé diante do Senhor e dos discípulos antes da sua Ressurreição, mas que se intimidara e o negara três vezes diante da iminência da cruz – Mt 26,30-35;69s, Jesus lhe pede a profissão de Amor, perguntando-lhe, três vezes, se Pedro o amava ... Pedro responde-lhe que ‘sim’ e só então Jesus o confirma como Pastor para suas ovelhas – Jo 20,19;21.

Percebo a correlação destes fatos divinos conosco, dentre outros, na vida a dois, quando o moço pede aos pais da moça, autorização para casar com ela e no dia do casamento, aquele pai todo feliz a entrega nas mãos do amado, diante do Altar, do Sacerdote, das testemunhas e de todos os presentes, cessando com esse ato a autoridade paterna.... Outra correlação, refere-se ao patriarca que falece e deixa um testamento de seus bens, distribuindo-os aos seus filhos...

O delegar, estender um bem ao outro, trata-se de um liame do amor de Deus e dos nossos pais; de quem parte, para quem fica, porque embora sejamos indivíduos, somos interdependentes reciprocamente, medianeiros, necessitamos uns dos outros, como nos diz Santo Agostinho: ‘Aquele que te criou sem ti, não pode salvar-te sem ti’! 
 Que a Palavra do Senhor nos ajude a sermos medianeiros na vida das pessoas! Acolhamos a palavra que nos salva, narrada por Mateus:

'Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
                                           


Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. Mateus 16,13-19.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, somos vossos Pai e queremos fazer a vossa vontade! Ajuda-nos Pai, na força de vosso Espírito Santo para que sejamos ‘pedras vivas’ a edificar a Igreja do Senhor! Ajuda-nos Pai, a sermos fiéis e autênticos administradores da vossa messe, para que possamos testemunhar ao mundo em gestos, palavras e ações, o vosso amor, a vossa graça, o vosso poder e a vossa infinita misericórdia como fizestes com Maria, trazendo-nos Jesus - Lc 1,26-38; com Pedro, Pastor para a vossa Igreja; com Paulo, para levar Jesus diante das nações pagãs - At 9,15s; com Santo Agostinho,etc., e queres fazer com cada um de nós que acreditamos, confiamos e esperamos em vós! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus,  Mãe e medianeira nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que permaneçamos como ovelhinhas dóceis, obedientes, conduzidas pelo Senhor, nosso Bom Pastor - Sl 23! Amém!

São Pedro, amigo íntimo de Jesus e nosso primeiro Papa, rogai a Deus por nós e pelo nosso querido Papa Francisco, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 22 de fevereiro de 2017
        Ana Miranda Bessa



21.2.17

SEGUNDO ANÚNCIO DA PAIXÃO. QUEM É O MAIOR? - MARCOS 9,30-37 - REFLEXÃO DIÁRIA








O amor é um sentimento divino abstrato, mas que se torna  concreto à medida que servimos os irmãos, ajudando-os; e estendendo-o  em demonstrações de afeto e de acolhida  através de um olhar, de um sorriso aberto, um cumprimento cordial e fraterno, para manifestar-lhes  a nossa alegria e a nossa aceitação, como a dizer-lhes, sejam bem-vindos!

Também, quando chegamos a algum lugar e nos sentimos como invisíveis porque as pessoas nos ignoram e ninguém nos acolhe ... Cumprimentemos com um bom dia afetuoso a todos os presentes, e este simples gesto, nos identificará como uma pessoa de boa vontade, e o ambiente ficará, com certeza muito mais agradável, porque o amor edifica!

Para mim, o amor além de edificar, multiplica: Jesus, ao escolher os seus discípulos lhes comunica a vontade do Pai, e que ele sofrerá, e os ensina .... Esses ensinamentos e tudo que Jesus passou, herdamos de seus discípulos e seguidores que conviveram com Ele e nos testemunham as palavras e as ações do Senhor, todas elas, voltadas para a nossa salvação... E Jesus enfatizava a simplicidade e o despojamento  no cumprimento da Missão que lhes cabia realizar, exemplificando – lhes, através de uma criança, como deveriam agir com todos...

Coração e mente abertos e receptivos, acolhamos as palavras de vida eterna de nosso Senhor Jesus Cristo – Jo 6,68-69, narradas por Marcos:

'Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.
                                           


Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho? ” Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.

Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos! ” Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: “Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou”.' Marcos 9,30-37.

Caríssimos, fico maravilhada com as palavras de Jesus porque me fascinam, em relação a tudo que vemos e ouvimos dos homens que se julgam autossuficientes, importantes, poderosos, acumuladores ... Nosso Deus e Pai é o Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis e em Jesus Cristo, Deus fez todas as coisas ... Jesus foi crucificado, padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus .... Eu creio, confio e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir - Símbolo Nice-Constantinopolitano. Estamos todos aqui por um tempo apenas...

As Escrituras nos atestam a existência dos Céus. A Ciência ainda não conseguiu dimensionar a grandeza do Universo, e muitos irmãos, têm ainda a mente e o coração fechados para a verdade da fé, o que me faz lembrar as palavras de um Sacerdote ancião - em relação aos incrédulos - que nos disse:' se não for assim, nós que procuramos viver nesta vida pautada na fé e na esperança de um mundo melhor, nada perderemos.... Mas e se for?'

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, que tudo criou por amor; deixou-nos uma multidão de testemunhas para nos mostrar o vosso grande amor por cada um de nós, a vossa justiça compassiva e misericordiosa para nos acolher no vosso Reino de Amor! Ajuda-nos Pai, na força de vosso Espírito Santo a sermos embaixadores, discípulos servidores a anunciar e testemunhar a vossa presença em nossas vidas e na vida dos nossos queridos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a termos um coração simples, manso e humilde, para acolher e servir com amor os irmãos, amém!

Brasília-DF., 21 de fevereiro de 2017
          Ana Miranda Bessa




20.2.17

O MENINO EPILÉTICO - MARCOS 9,14-29 - REFLEXÃO DIÁRIA







A liturgia nos exorta a que 'a verdadeira sabedoria nos leva a estar em sintonia com Deus na oração. Esta alimenta a fé e é fundamental para nos libertar da realidade maléfica que perturba a sociedade'.

Na minha adolescência tive uma crise de pânico que no início dos anos sessenta não tinha sido ainda identificada pelos médicos.... Vendo o meu sofrimento e a busca infrutífera de minha cura, minha família orava por mim e uma noite, quando tive uma crise aguda, minha irmã mais velha, mãe de três filhos pequenos, me disse com autoridade e poder: “Reaja, Aninha! ”, e esta palavra abençoada, foi a força de Deus que me libertou... Toda vez que eu sentia a proximidade do pânico querer me dominar e me desequilibrar, esta sábia e bendita palavra vinha à minha mente e eu a proclamava para mim mesma com muita fé: Reaja, Aninha..., e em muito pouco tempo, o pânico sumiu, graças a Deus!

Na libertação do menino operada por Jesus no evangelho de hoje, Jesus pergunta ao pai: "Desde quando ele está assim?"   E, identificada a causa, aliada à fé daquele pai, Jesus ordena ao espírito impuro que "... saia do menino...!" e conforme a narrativa de Marcos, assim aconteceu:

'Naquele tempo, descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles.

Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. Jesus perguntou aos discípulos: “Que discutis com eles? ” Alguém na multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram”.

Jesus disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei aqui o menino”. E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca.

Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim? ” O pai respondeu: “Desde criança. E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”.
                                             


Jesus disse: “Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé”. O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”.

O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu! ” Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé.

Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito? ” Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”.' Marcos 9,14-29.

Diz-nos a Igreja que ‘ A fé é um dom gratuito que Deus concede ao homem. Este dom inestimável, podemos perdê-lo; S. Paulo adverte isto a Timóteo: “Combate... o bom combate, com fé e boa consciência; pois alguns, rejeitando a boa consciência, vieram a naufragar na fé” – 1Tm 1,18-19. Para viver, crescer e perseverar até o fim na fé, devemos alimentá-la pela Palavra de Deus; devemos implorar ao Senhor que a aumente – Mc 9,24; Lc 17,5; 22,32; ela deve “agir pela caridade” – Gl 5,6; Tg 2,14-26, ser carregada pela esperança – Rm 15,13 - e estar enraizada na fé da Igreja. ’ CIC 162.

Caríssimos, em toda e quaisquer anormalidade física, psíquica, espiritual em nossas vidas, busquemos Jesus com fé através da oração, que ele vem em nosso socorro! Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo evangelho, a luz e a vida imperecíveis – 2Tm 1,10. Jesus é Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas .... Assim professamos a nossa fé, no Símbolo niceno-constantinopolitano, e assim devemos proclamar com fé, em todas as circunstâncias de nossas vidas!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças Senhor por vossa imensa glória, e vos pedimos ó Pai como o pai do menino de hoje: “Nós temos fé Senhor, mas ajuda a nossa falta de fé”; e também com Pedro, vos pedimos Senhor: “Aumenta em nós a fé! ” e a esperança e a caridade – 1Cor 13,13! Amém! Graças, Pai! Glórias e louvores, a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a estarmos alicerçados na Palavra de Deus; a sermos perseverantes na oração que nos faz íntimos do Senhor, e beneficiarmos da sua graça e de seu amor, amém!

Brasília-DF., 20 de fevereiro de 2017
         Ana Miranda Bessa





19.2.17

OLHO POR OLHO. AMOR AOS INIMIGOS - MATEUS 5,38-48 : 'SEJAM SANTOS!' - REFLEXÃO DO PASTOR









'A Liturgia deste domingo nos convida a viver na santidade. “Sede santos como eu sou santo” (Lv 19,2) é uma palavra que se repete como um refrão no Livro do Levítico. O próprio texto proclamado nos mostra como ser santos: “amarás o teu próximo como a ti mesmo”; “não procures vingança, nem guardes rancor” (Lv 19,18).

No Evangelho, continuamos a meditar o “sermão da montanha”. Como vimos no último domingo, Mateus apresenta Jesus dando a “nova Lei” ao novo povo de Deus, assim como outrora Moisés subiu o monte Sinai para dar a Lei ao povo da Antiga Aliança. Jesus ensina o verdadeiro sentido da Lei, que estava sendo esquecido, elevando-a à perfeição e tornando-a muito mais exigente. Mateus narra vários exemplos dados por Jesus para explicar a nova Lei, seguindo o esquema: “vós ouvistes o que foi dito; eu, porém, vos digo”. Dos seis exemplos apresentados por ele, quatro apareceram no Evangelho do domingo passado; os dois últimos estão na passagem de hoje (Mt 5,38-48).
                                             


O primeiro refere-se ao “olho por olho e dente por dente”, que aparecia em vários textos do Antigo Testamento, com o objetivo de evitar vinganças desmedidas e diminuir a violência. Para Jesus, não basta uma lei que apenas limita os excessos da vingança. É preciso acabar com a vingança, não respondendo às provocações com violência, conservando sempre uma atitude pacífica.

O segundo refere-se a “amar o próximo e odiar os inimigos”, segundo a antiga Lei. Para Jesus, não basta amar o próximo que é amigo ou que pertence ao mesmo grupo. “Amai os vossos inimigos; rezai por aqueles que vos perseguem”, ordena ele (Mt 5,44). Os discípulos não excluem do seu amor nem mesmo os inimigos. Por isso, não devem ceder à tentação da violência, que gera ainda mais violência, sofrimento e morte. Nós somos chamados a ser santos, vivendo um amor sem medida, cuja razão de ser é o amor universal de Deus (Mt 5,45).

A comunidade cristã é o “santuário de Deus”, conforme S. Paulo: “o santuário de Deus é santo e vós sois esse santuário” (1Cor 3,17). Por isso, não deve haver divisão entre os membros da comunidade, como ocorria em Corinto, onde cada um se sentia ligado a um dos grandes pregadores (Paulo, Apolo, Pedro), esquecendo-se de que não pertenciam a eles, mas a Cristo. “Vós sois de Cristo”, proclama o Apóstolo (1Cor 3,23). Não se pode “destruir o santuário de Deus” com divisões. Cada um de nós e a comunidade inteira somos chamados à santidade.

Neste domingo, em que se encerra a visita da imagem jubilar de Nossa Sra. Aparecida, peçamos a nossa Padroeira que nos ajude a ser santos, vivendo o amor ao próximo e formando comunidades unidas, verdadeiros santuários de Deus!'

                     PALAVRA DO PASTOR
                             SEJAM SANTOS!
                         Dom Sergio da Rocha
                  Cardeal Arcebispo de Brasília - DF.

Em, 19 de fevereiro de 2017
    Ana Miranda Bessa

18.2.17

A TRANSFIGURAÇÃO - MARCOS 9,2-13 - REFLEXÃO DIÁRIA










Penso que o amor é como uma fórmula de multiplicação matemática exata, segura e positiva, e quando o experienciamos em gestos e palavras, ou mesmo vendo, ouvindo, sentimo-nos dignificados como filhos amados de Deus e por isso queremos anunciar este bem aos nossos queridos para que eles também usufruam e se alegrem conosco!

A fé é graça e dom de Deus para nós - Ef 2,8 e a sinto como um liame do amor de Deus  que herdamos dos nossos ancestrais – Hb 11,1-7. E, se a nossa vida é pautada pela fé, confiança e esperança em Deus, o nosso testemunho de fé, poderá ter continuidade, estendendo-se aos nossos descendentes...

Jesus Cristo, luz da luz, ao tomar consigo Pedro e Tiago os mais íntimos e João, o discípulo mais amado, quis mostrar a eles a sua divindade consubstancial ao Pai , para que eles testemunhassem para nós, o que viram e ouviram no Monte Tabor, como nos narra Marcos no Evangelho de hoje:

                
                                 
                     
'Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz! ” E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. Eles observavam esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. Os três discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que antes deve vir Elias? ” Jesus respondeu: “De fato, antes vem Elias, para pôr tudo em ordem. Mas, como dizem as Escrituras, que o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado? Eu, porém, vos digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele”.' Marcos 9,2-13.

Dizem os Teólogos que ‘Este episódio encerra a primeira parte do evangelho e forma inclusão com a cena do batismo de Cristo – Mc 1,9-11s: a mesma voz celeste ouve-se, fazendo alusão ao Sl 2,7 e a Is 42,1, mas no batismo, dirigia-se apenas a Cristo; aqui se dirige aos três discípulos presentes, como que para confirmar a profissão de fé de Pedro. Na cena do batismo, Jesus aparecia como novo Moisés; da mesma forma aqui, o que destaca a voz celeste, dizendo: “Ouvi-o” – Dt 18,15. A “alta montanha” onde Cristo se “transfigura”, evoca o Sinai, onde Moisés encontrou Deus e daí desceu, com o rosto iluminado pela glória divina – Ex 34,29-30. A nuvem que coloca os discípulos sob sua sombra evoca o texto de Ex 40,38. Compreendemos então por que, depois da transfiguração, Jesus se dedica à formação de seus discípulos – Mc 9,30-31, e lhes dá alguns princípios de uma ética cristã – Mc 9,35-10,45’.
B. Jerusalém-2003.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos surpreendes com o vosso amor eterno e quando achamos que nada de novo vai nos acontecer para nos tirar de uma situação que nos oprime, constrange, o Senhor vem e magnificamente, extraordinariamente, nos mostra a vossa graça e o vosso poder,  graças Pai! Senhor, ‘todos os dias haveremos de bendizer-vos,  de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza’ – Sl 145, graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, somos vossos Senhor e queremos fazer a vossa vontade, ajuda-nos Senhor na força de vosso Espírito Santo a ouvirmos sempre a voz do Senhor a nos dizer: “Eis meu filho muito amado, escutai-o todos vós – Mc 9,7. Sim Pai, queremos também ouvir Jesus a nos dizer: “Ouve, ó (diga o seu nome), o Senhor nosso Deus é o único Senhor, e amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma, de todo teu entendimento, e com toda a tudo força.... Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Mc 12,28-31. Ajuda-nos, ó Pai, a sermos dóceis, obedientes, autênticos, perseverantes na vossa Palavra para vos anunciar, testemunhar e com alegria, irradiar a vossa luz,  aonde quer que nós estejamos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a atendermos e a respondermos com fé e amor ao chamado do Senhor para vivermos em comunhão fraterna com os irmãos, amém!

Brasília-DF.,18 de fevereiro de 2017
          Ana Miranda Bessa



17.2.17

SEGUIMENTO E RENÚNCIA - MARCOS 8,34-9,1 - REFLEXÃO DIÁRIA







A fidelidade no relacionamento interpessoal abrange não somente o conhecimento do outro, mas a confiança com que nos acercamos de uma pessoa que com o tempo vai se tornando nossa amiga e vice-versa, que muitos denominam como alma gêmea pela afinidade de pensamentos e de propósitos...

Como tudo na vida é uma conquista que já começa na nossa concepção, o ambiente que frequentamos pode facilitar ou dificultar a obtenção daquilo que aspiramos, por isso é muito bom recorrermos sempre  à sabedoria divina - Sb 9, para que tenhamos um discernimento coerente, benfazejo!

Jesus orou ao Pai, antes de escolher os seus Apóstolos - Lc 6,12-16 ... Jesus Mestre era coerente com o que falava e seus atos os conquistou e a milhares de seguidores e a nós, também! E Jesus nos ensina que para segui-lo, precisamos, como ele, passar pela ‘via-crucis’ do calvário, sem a qual não nos aproximaremos dele e nem ele se aproximará de nós, como nos narra Marcos no Evangelho de hoje:
                                         


'Naquele tempo, chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.

Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”. Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”.' Marcos 8,34-9,1.


Caríssimos, entendo que o renunciar a nós mesmos, é nos fazermos como as crianças - Mt 18,1-4, deixar-nos guiar pelo Senhor  e o 'ganhar, perder', me lembra a semente, que plantada em terra boa, regada, cultivada, produz muito fruto - Mt 13,8 e sozinha, apodrece, não se multiplica... É, um doar de nós mesmos - Sl 131!

Jesus se faz amigo de todos nós, porque ele veio para salvar a todos, que creem, confiam e esperam Nele e como o verdadeiro amigo quer que seus amigos estejam aonde ele estiver, Jesus mais que tudo, assim o quer também para nós – Jo 15,15; 12,26!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nos vos glorificamos porque nos amas com amor eterno – Sl 136, graças Pai! Graças Pai, porque queres que estejamos sempre muito perto do Senhor; somos vossos Pai e queremos fazer a vossa vontade, aprendendo com Jesus que nos ensina o caminho , porque ele é o próprio caminho, a verdade e a vida, que nos conduz a vós, ó Pai – Jo 14,6! Graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, ajuda-nos Senhor na força e na unção de vosso Espírito Santo para abrirmos o nosso coração, acolhermos e vivenciarmos a vossa palavra, preparando-nos para contemplarmos a vossa glória no vosso Reino de Amor – Mt 16,27, assim como Jesus anunciou para nós! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a superarmos todas as dificuldades que possam surgir em nossa caminhada, em direção ao reino de nosso Deus e Pai! Amém!

Brasília-DF., 17 de fevereiro de 2017 

            Ana Miranda Bessa

16.2.17

A PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO. PRIMEIRO ANÚNCIO DA PAIXÃO - MARCOS 8,27-33 - REFLEXÃO DIÁRIA







Irmãos amados, meditando sobre a história da nossa salvação, constata-se que nosso Deus nos formou para sermos eternos... Colocou-nos no Paraíso para usufruir de tudo que ele criou, mas fizera uma restrição que fora quebrada, estipulando uma pena aos infratores que os afastou temporariamente do seu convívio... Gn 2-3.

E Deus, percebendo a maldade humana, arrependeu-se de tê-la formado e dentre todos os homens encontrou Noé, homem justo que fazendo a vontade do Senhor, ele e sua família, receberam a missão de recriar a terra – Gn 6-10.

Mas, a nova geração recriada também não se redimia e Deus, em sua segunda tentativa de querer salvar a humanidade, enviou-nos o seu próprio Filho Jesus Cristo – Jo 3,16, e o próprio Pai, pela boca de Pedro, o identifica e  proclama ser Jesus, o Messias – Mt 16,17, por todos os profetas anunciado e esperado e no tempo favorável do Senhor, aos Apóstolos revelado, como nos narra Marcos no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”

Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.
                                     



Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente.

Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.' Marcos 8,27-33.

Depreende-se destes fatos que nosso Deus e Pai sempre atua na história da nossa salvação, mas parte da humanidade ainda faz ouvidos moucos, olhos velados, corações e mentes fechados, não abertos e receptivos , para discernir e entender a vontade de nosso Deus e Pai em Cristo Jesus ...

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque como um pai tem piedade dos seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem; sabe de que somos feitos e não se esquece de que somos pó; nos amas desde sempre e para sempre – Sl 103,
13-14,17 e por nos amar tanto, quer nos salvar, nos libertar, nos reconciliar com o Senhor em Cristo Jesus, para participarmos convosco do vosso Reino de Amor, graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Santo, na força de vosso Espírito Santo, ajuda-nos Senhor ‘a agirmos segundo os vossos pensamentos, seja no cuidado da criação, seja no seguimento de Jesus’ , em autenticidade e verdade, para com o Senhor e com os irmãos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a reconhecermos e a proclamarmos Jesus Cristo,  Filho de Deus-Pai:  nosso Senhor e Salvador! 'Marana tá! Vinde, Senhor nosso!' - Ap 22,20. Amém!


Brasília-DF., 16 de fevereiro de 2017
        Ana Miranda Bessa

15.2.17

O CEGO DE BETSAIDA - MARCOS 8,22-26 - REFLEXÃO DIÁRIA








Quando um familiar tem um problema sério de saúde o levamos a um Especialista bem recomendado com a esperança de obter a cura de sua enfermidade...

Fico a imaginar a expectativa da família, dos amigos e da própria pessoa cega do Evangelho de hoje ... Todos eles, deviam ter tido notícias dos milagres e prodígios de curas das enfermidades e de libertações, realizadas por Jesus... E o levam até Jesus, e Jesus o acolhe, como Marcos nos narra, a seguir:


'Naquele tempo, Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele.

Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, pôs as mãos sobre ele, e perguntou: “Estás vendo alguma coisa?”






O homem levantou os olhos e disse: “Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam”. Então Jesus voltou a pôr as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. Jesus mandou o homem ir para casa, e lhe disse: “Não entres no povoado! ”' Marcos 8,22-26.

Diz-nos os Teólogos que ‘Este episódio prepara o da profissão de fé de Pedro -  Mc 8,27s' - que meditaremos amanhã, quinta-feira. 'A cura é lenta e é feita em duas etapas, para evocar a dificuldade que as pessoas têm para “ver” quem é realmente Jesus de Nazaré – Jo 9,39-41’.
B.Jerusalém.

Caríssimos, este esclarecimento fez-me lembrar a morte de Lázaro, e Marta que chorava aos pés de Jesus a perda do irmão há quatro dias, quando então Jesus lhe fala: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?" E Jesus o ressuscita ... – Jo 11,1-44!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pela presença de Jesus no meio de nós – Jo 3,16; Mt 28,20;   luz do mundo – Jo 8,12, que ressuscitou Lázaro; trouxe a visão para o cego e restitui a  visão espiritual para todos os que creem, para  nos fazer olhar o mundo com o olhar do amor de Deus e nos guiar no caminho da vida, cheio de alegrias em vossa presença e de delícias a vossa direita, perpetuamente – Sl 16,11, graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor

Pai Amado, ajuda-nos Senhor na unção e na graça de vosso Espírito Santo para que seja fortalecida a nossa fé, a nossa confiança e a nossa esperança em Jesus Salvador, para cantarmos, louvarmos e glorificarmos a vós, Senhor, e sendo tocados pela sua luz,  sejamos luz a irradiar o vosso amor, ó Pai, para ajudar os irmãos em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!



Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pelas pessoas com deficiência visual para que tenham o cuidado da família e o apoio da sociedade’, amém!

Brasília-DF., 15 de fevereiro de 2017

           Ana Miranda Bessa









14.2.17

O FERMENTO DOS FARISEUS E DE HERODES - MARCOS 8,14-21 - REFLEXÃO DIÁRIA







Desde os anos oitenta meu esposo e eu, em dias alternados, começamos a correr cedinho e a fazer ginástica em academia antes de irmos para o trabalho...

Aposentada, com mais idade, dentre outros fui para aula de arte em desenho e pintura, que me motivou a olhar mais atentamente a natureza tão bela e a apreciar as flores silvestres do cerrado no percurso do calçadão, que passamos a caminhar ...

Percebi que existe uma variedade de pequenos jardins naturais com diversidade de florinhas minúsculas belas e coloridas, que se revezam e que me fascinavam e prendiam o meu olhar e me apaixonei; fiquei encantada com aquele mundo imperceptível ao que corre ligeirinho ou caminha muito apressado .... Eu parava para ver os detalhes de cada nova flor que surgia aleatoriamente, me entretinha com elas e louvava o Senhor por encher os meus olhos com tanta formosura....

Assim pode acontecer com as pessoas com as quais convivemos.... Não paramos para vê-las, ouvi-las e admira-las para podermos apreciar, avaliar e elogiar suas qualidades, seus dons e virtudes, dos quais poderíamos vivenciar amiúde, mais e melhor...

Jesus adverte seus apóstolos sobre o conhecimento que eles têm quanto a sua missão e descreve a superficialidade desse conhecimento com que eles veem as suas obras e ouvem o que ele diz, admoestando-os quanto ao perigo de contaminação do fermento do obscurantismo, da indiferença,  da incredulidade dos fariseus e de Herodes, como nos narra Marcos no evangelho de hoje:
                                          


'Naquele tempo, os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.

Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? ”

Eles responderam: “Doze”. Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. Jesus disse: “E ainda não compreendeis? ”' Marcos 8,14-21.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pelos nossos olhos que veem, pelos nossos ouvidos que ouvem, pelo nosso coração sempre aberto e receptivo à Palavra do Senhor, graças Pai! Graças Pai, porque pela unção de vosso Espírito Santo infundes em nós vos buscar constantemente para que nos dê sabedoria e entendimento para discernir a vossa vontade, compreender o vosso amor que 'vai muito além das aparências e das circunstâncias' em nossas vidas, graças, Pai! Glórias e louvores a vós Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a amarmos o Senhor e a guardarmos a sua palavra, pois ele nos ama e vem a nós - Jo 14,23. Graças, Mãe!

‘Santos Cirilo, Monge e Metódio, Bispo – Grécia, século 9º, Padroeiros da Europa, ao lado de São Bento’, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!


Brasília-DF., 13 de fevereiro de 2017
          Ana Miranda Bessa

13.2.17

PEDIDO DE UM SINAL - MARCOS 8,11-13 - REFLEXÃO DIÁRIA







A insegurança na  nossa postura  quanto  aos nossos atos em relação a outras pessoas pode nos levar a um constrangimento interior pacífico e poderemos nos afastar das mesmas, ou, poderá se tornar muito perverso e violento e ser detonado para fazer-lhes  mal por considerarmos estarem atrapalhando a nossa vida.... Assim aconteceu com Caim em relação ao seu irmão Abel – Gn 4,1-15.

Se isso acontecer com nossos filhos pequenos, na escola por exemplo, quando a atenção carinhosa da professora está para A, B, C e, J, nosso filho, entristecido vem nos contar... Aprendi que devemos instruir para quando passar por esta situação de sentir-se inferiorizado quanto aos outros, que fique na sala, até que todos saiam ... E vendo que a professora está com cadernos para carregar, que se ofereça para ajudá-la como sinal de atenção deste para com ela... Este simples gesto com certeza aproximará a ambos, pois compartilhar o que somos e temos nos une muito mais ao outro. Sabemos que o amor  multiplica; é agradável a Deus, nos torna úteis e participativos, exemplo que levamos para a vida toda...

Jesus é o Sinal de Deus – Lc 11,30, para todos nós que acreditamos, confiamos e esperamos Nele – Sl 33,20s; sinal este colocado em nossos corações e em nossas almas – Ez 36,26-28 e assim infundido em nós, estamos ligados, conectados em Jesus porque ele permanece conosco, não nos deixará jamais – Mt 28,20, como deixou os fariseus no Evangelho de hoje, narrado por Marcos:
                                             


'Naquele tempo, os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem. ' Marcos 8,11-13.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos! Somos vossos Pai e queremos fazer a vossa vontade!  Graças Pai, porque pela força de vosso Espírito Santo o Senhor colocou a fé em nossos corações que testemunhada pelos vossos Apóstolos – At 1,8s e pelos nossos pais, a herdamos e experienciamos em nosso dia a dia e que nos faz realmente felizes e o somos verdadeiramente porque não vimos Jesus, mas acreditamos Nele – Jo 20,26-29. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos agradáveis ao Senhor, para segui-lo, servi-lo e testemunhá-lo em gestos e palavras, e sermos sinais de seu amor em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

Brasília-DF., 13 de fevereiro de 2017
        Ana Miranda Bessa

12.2.17

'A NOVA LEI DO SENHOR' - MATEUS 5,17-37 - REFLEXÃO DO PASTOR







'Segundo o Livro do Eclesiástico, o homem tem diante de si dois caminhos: o bem e o mal, a vida e a morte. Com a sabedoria de Deus, é chamado a escolher a vida, pois o Senhor “não mandou a ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença para pecar” (Eclo 15,21). São Paulo afirma que tal sabedoria “não é deste mundo”, mas vem de Deus. Ele anuncia a “sabedoria de Deus”, recordando-nos que o que Deus preparou para nós vai muito além do que possamos ver, ouvir ou imaginar (1Cor 2,6-10).

O Evangelho nos mostra a sabedoria de Deus que é Jesus Cristo nos ensinando a trilhar o caminho da vida. No “Sermão da Montanha”, narrado por Mateus, Jesus dá a nova Lei ao novo povo de Deus, assim como outrora Moisés subiu o monte Sinai para dar a Lei ao povo da Antiga Aliança. Contudo, logo no início do texto proclamado, Jesus esclarece que não veio para “abolir a Lei e os Profetas”, mas sim para dar-lhes pleno cumprimento (Mt 5,17).

                                                         



Jesus ensina o verdadeiro sentido da Lei, que estava sendo esquecido, elevando-a à plenitude e tornando-a muito mais exigente, conforme os quatro exemplos que são apresentados na passagem proclamada na Liturgia de hoje: 1º) a respeito do homicídio, ele vai muito além do simplesmente “não matar”, excluindo qualquer tipo de dano ao irmão (v. 21-16); 2º) sobre o adultério, Jesus ultrapassa a letra da lei advertindo sobre a raiz deste pecado, que está no coração do homem (v.27-30); 3º) quanto ao divórcio, ele recusa a prática então em vigor (v.31-32); numa outra passagem ele afirma que o Criador fez o homem e a mulher para se unirem numa só carne, não devendo o homem separar o que Deus uniu (cf. Mt 19,3-9); 4º) o último exemplo se refere aos juramentos; ao invés deles, Jesus afirma a importância da sinceridade e da verdade, ao propor que “seja o vosso sim: “Sim” e o vosso não: “Não” (v.37). Este modo mais exigente e fiel de se compreender e viver a Lei deverá nortear a vida dos discípulos de Cristo, como caminho de vida e de verdadeira liberdade a ser trilhado pelo novo povo de Deus. Em resposta à Palavra de Deus, seja sempre maior o nosso empenho em progredir na acolhida e vivência da sabedoria divina!

Neste Ano Mariano, a imagem peregrina de N. Sra. Aparecida continua a visitar a Arquidiocese de Brasília, passando pelas Paróquias a ela dedicadas. No próximo domingo, dia 19, ocorrerá o encerramento da visita, na Catedral, com a missa das 18 h. Com Nossa Senhora, queremos seguir cada vez mais a Jesus, como verdadeiros discípulos e missionários!' 

            PALAVRA DO PASTOR
                   A NOVA LEI DO SENHOR
                      Dom Sergio da Rocha

             Cardeal Arcebispo de Brasília – DF.



Em, 12 de fevereiro de 2017
   Ana Miranda Bessa



11.2.17

SEGUNDO MILAGRE DO PÃO - MARCOS 8,1-10 - REFLEXÃO DIÁRIA







Somos como galhos de uma árvore frondosa que balançam ao vai e vem do vento, mas que tendo suas raízes fincadas e ramificadas em solo duro e profundo a mantém firme, fértil e forte, como deveria ser a nossa fé, a nossa esperança e a nossa confiança em Deus que nos formou para vivermos as delícias do seu Éden, mas que a desobediência e a ambição desmedidas do homem e da mulher suscitadas pelo mal, desviou a humanidade do Projeto inicial do seu Criador – Gn 3.

A nossa fé em Deus e na sua Palavra, devem ser cultivadas e bem regadas no amor, vigiadas e preservadas do mal, como o é a Árvore da Vida – Gn 3,24, para que sejam fecundados em nós o conhecimento e a intimidade com nosso Deus e Pai, compassivo e misericordioso e que nos ama com amor eterno – Sl 136 e assim possamos ser merecedores e correspondamos a esse amor infinito!

Jesus foi enviado para nos resgatar e nos salvar – Jo 3,16 e louvou o Pai que o revelou aos pequenos e simples, porque assim foi do seu agrado – Lc 10,21; os enfermos e carentes de cura, de libertação e salvação formavam uma grande multidão que queria estar com Jesus, e Jesus os acolhe e  ali ficaram três dias - como em um Retiro Espiritual, ouvindo o Senhor, que se compadece e opera  o milagre que alimentou a todos, provendo-os abundantemente com pães e peixes, como nos narra Marcos no Evangelho de hoje:

'Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: “Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não tem nada para comer. Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe”.

Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto? ” Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes? ” Eles responderam: “Sete”.

Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que o distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo.
                                             


Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.' Marcos 8,1-10.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque estás sempre conosco, ensinando-nos o acolhimento, a partilha e a solidariedade e quando vos buscamos vens em nosso socorro, graças Pai! 

Pai Amado, abençoa-nos Senhor com a vossa luz e a vossa graça e ajuda-nos  Senhor para que na força e na unção de vosso Espírito Santo, em Cristo Jesus 'vivamos unidos e tenhamos a alegria' de bem acolher os irmãos e de 'produzir muitos frutos para a salvação do mundo'. Amém!

Caríssimos, com toda a Igreja, oremos, pedindo ao ‘Senhor que escute a nossa prece:
- Pela Igreja, em sua missão solidária junto aos pecadores e a todos os que passam necessidades.
- Pelas pessoas desprovidas de alimento, de teto e de trabalho.
- Pelos casais, chamados a edificar sua união e sua família na verdade e no amor.
- Pelos jovens, vocacionados a uma vida liberta dos vícios e orientada para a paz e o bem.
- Pelos enfermos que têm em Deus seu refúgio e por aqueles que vivem sem fé e esperança. ’ Amém!
Liturgia.

Santa Maria, Senhora de Lourdes - Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelos enfermos, e ajuda-nos Mãe a sermos compassivos e solidários em benefício daqueles que vêm a nós em busca de auxílio para as suas necessidades... Amém!

Brasília-DF., 11 de fevereiro de 2017

    Ana Miranda Bessa

10.2.17

CURA DO SURDO-MUDO - MARCOS 7,31-37 - REFLEXÃO DIÁRIA







A nossa voz revela os nossos sentimentos e expressa a nossa vontade quanto ao que desejamos e quando ouvimos uma pessoa falar fluentemente podemos avaliar seu grau de conhecimento e seu dinamismo no assunto que aborda...

Insegurança na voz quando falamos nos constrange e sentimos que a pessoa a quem falamos se sente constrangida também. Só quem passou por esse estado pode avaliar tal sofrimento e sabe-se que a fala insegura, hesitante, pode ser  de causa física ou psicológica, e nem uma e nem outra, é confortável para quem assim está...

O não falar bem e fluentemente, torna-se um obstáculo aonde quer que estejamos porque a fala é o melhor meio de comunicação para a grande maioria de pessoas e que Jesus prontamente, compadecendo-se do homem surdo-mudo, tocou seus ouvidos com os dedos e para a cura da voz, Jesus serviu-se da sua própria saliva e o “Efatá”, aconteceu: abriram-se os ouvidos e a língua se soltou, como nos narra Marcos no Evangelho de hoje:
                                      



'Naquele tempo, Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá! ”, que quer dizer: “Abre-te!” Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.

Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”. Marcos 7,31-37.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque em Jesus o Senhor nos faz novas criaturas - 2Cor 5,17 e  como o Senhor tudo criou e viu que era muito bom - Gn 1, nós reconhecemos que Jesus faz muito bem todas as coisas ... Graças, Pai!

Graças Pai,  pelas nossas cordas vocais e pela nossa voz, pelos nossos olhos, ouvidos, por todos os nossos sentidos que nos proporcionam ter uma vida agradável em comunhão com todos ... 

 Graças Pai, porque muitos de nós idosos, com o passar dos anos vamos perdendo a memória, a voz, a audição, a visão, as lembranças, a flexibilidade dos movimentos que nos levam a um agir mais lento e cuidadoso, o paradoxo da juventude sadia, sarada... Graças Pai, graças por tudo que somos, e é pela vossa graça que somos o que somos em cada tempo de nossas vidas – 1 Cor 15,10! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Santo, abençoai-nos Senhor com a vossa luz e graça e aos deficientes orais, auditivos, visuais ... Abençoai também a Mídia mundial e ‘protegei a sociedade dos malefícios da comunicação sem transparência, pluralidade e respeito pela verdade’.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos tolerantes, fraternos, solidários e misericordiosos para com aqueles que tenham alguma dificuldade para se comunicar, locomover...

Santa Escolástica – Virgem - Itália, 480-547, irmã de São Bento, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!


Brasília-DF., 10 de fevereiro de 2017 
          Ana Miranda Bessa