22.2.17

PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO - MATEUS 16,13-19 - REFLEXÃO DIÁRIA






Hoje a Igreja  festeja a Cátedra de São Pedro. Os antigos romanos, neste dia, comemoravam seus falecidos em torno de uma "cátedra" - cadeira vazia, reservada ao defunto. Testemunhada desde o século 4º, a festa salienta a missão atribuída a Pedro, princípio e fundamento visível da unidade da Igreja. Liturgia

A vida cristã alicerçada na fé  em Cristo Jesus tem tudo do divino amor que nosso Deus e Pai suscitou nos nossos corações e que regra geral, praticamos no nosso cotidiano...

Meditando sobre as leituras de hoje, Jesus, tendo ouvido a profissão de fé de Pedro confere-lhe a missão de ser o Pastor de sua Igreja, e Pedro Pastor, admoesta os presbíteros semelhantes a ele, como está na sua primeira carta- 1Pd 5,1-4.

Jesus ressurreto, ratifica a missão concedida aos seus discípulos .... À Pedro, que já havia feito a sua profissão de fé diante do Senhor e dos discípulos antes da sua Ressurreição, mas que se intimidara e o negara três vezes diante da iminência da cruz – Mt 26,30-35;69s, Jesus lhe pede a profissão de Amor, perguntando-lhe, três vezes, se Pedro o amava ... Pedro responde-lhe que ‘sim’ e só então Jesus o confirma como Pastor para suas ovelhas – Jo 20,19;21.

Percebo a correlação destes fatos divinos conosco, dentre outros, na vida a dois, quando o moço pede aos pais da moça, autorização para casar com ela e no dia do casamento, aquele pai todo feliz a entrega nas mãos do amado, diante do Altar, do Sacerdote, das testemunhas e de todos os presentes, cessando com esse ato a autoridade paterna.... Outra correlação, refere-se ao patriarca que falece e deixa um testamento de seus bens, distribuindo-os aos seus filhos...

O delegar, estender um bem ao outro, trata-se de um liame do amor de Deus e dos nossos pais; de quem parte, para quem fica, porque embora sejamos indivíduos, somos interdependentes reciprocamente, medianeiros, necessitamos uns dos outros, como nos diz Santo Agostinho: ‘Aquele que te criou sem ti, não pode salvar-te sem ti’! 
 Que a Palavra do Senhor nos ajude a sermos medianeiros na vida das pessoas! Acolhamos a palavra que nos salva, narrada por Mateus:

'Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
                                           


Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. Mateus 16,13-19.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, somos vossos Pai e queremos fazer a vossa vontade! Ajuda-nos Pai, na força de vosso Espírito Santo para que sejamos ‘pedras vivas’ a edificar a Igreja do Senhor! Ajuda-nos Pai, a sermos fiéis e autênticos administradores da vossa messe, para que possamos testemunhar ao mundo em gestos, palavras e ações, o vosso amor, a vossa graça, o vosso poder e a vossa infinita misericórdia como fizestes com Maria, trazendo-nos Jesus - Lc 1,26-38; com Pedro, Pastor para a vossa Igreja; com Paulo, para levar Jesus diante das nações pagãs - At 9,15s; com Santo Agostinho,etc., e queres fazer com cada um de nós que acreditamos, confiamos e esperamos em vós! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus,  Mãe e medianeira nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que permaneçamos como ovelhinhas dóceis, obedientes, conduzidas pelo Senhor, nosso Bom Pastor - Sl 23! Amém!

São Pedro, amigo íntimo de Jesus e nosso primeiro Papa, rogai a Deus por nós e pelo nosso querido Papa Francisco, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 22 de fevereiro de 2017
        Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário