6.2.17

CURAS EM GENESARÉ - MARCOS 6,53-56 - REFLEXÃO DIÁRIA






A Igreja celebra a Memória de São Paulo Miki, Mártir. Paulo – Japão, 1562-1597 e seus companheiros – religiosos e leigos – foram vítimas dos ataques que a Igreja sofreu em terras japonesas. Crucificados no alto de uma colina em Nagasaki, formam o grupo dos primeiros mártires do Extremo Oriente.
Liturgia.

Caríssimos, a doença, o mal-estar físico, faz-nos sentir fragilizados e vamos a um Clínico Geral que pressupomos nos dará um diagnóstico preliminar em vista do que vem nos incomodando para então ele nos encaminhar a um especialista .... Este nos pede uma série de exames e confiantes e esperançosos vamos fazendo o que nos foi solicitado.... E os resultados apresentados formam um histórico daquilo que estamos passando; somos medicados, seguimos a recomendação e percebemos que a nossa melhora não está acontecendo...

Conversamos com os amigos, colegas, vizinhos e estes nos informam seus conhecimentos e experiências com outros profissionais e na primeira consulta que fazemos com um daqueles, apresentando-lhe os exames feitos, ele nos revela um outro estado clínico, justificando através dos mesmos e do que relatamos quanto ao que nos vem afligindo, ele nos diz, “é isto...”; nos receita novos medicamentos e graças aos seus conhecimentos e experiências, ficamos curados... Isto aconteceu comigo há um tempo, e com meu esposo, recentemente.

Meditando a palavra de hoje, fico a imaginar a alegria e a felicidade das pessoas doentes que buscavam e iam ao encontro de Jesus, já desanimadas e cansadas pelo tempo e dinheiro gastos, dentre outros – como aconteceu com a hemorroíssa – Mc 5,25-34 que pela sua fé, além de ter sido curada, foi salva! As pessoas iam a Jesus, sem marcar hora, sem pagar consulta e por acreditar em Jesus, só ao tocar a barra de sua veste ficavam curadas, como nos narra Marcos no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus.

Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.
                             




E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra da sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.' Marcos 6,53-56.

Só os mansos se deixam tocar e tocam - Mc 1,41. E Jesus é manso e humilde de coração e nos convida para irmos a ele... porque seu jugo é suave e seu fardo é leve – Mt 11,28; se disponibiliza para cada um de nós pelos tempos infinitos – Mt 28,20 e se deixa tocar na Santa Eucaristia – Lc 22,19-20, para nos fortalecer no nosso dia a dia; Jesus é fonte e força - Lc 6,19 que nos anima e sustenta, e a nossa fé nos mantem ligados Nele!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, quão grande sois Senhor, compassivo e misericordioso, perdoa os nossos pecados, cura as nossas enfermidades, nos liberta do mal, restituindo-nos a dignidade de filhos amados – Lc 4,17-21; nos toca e se deixa tocar, anunciando Pai, o vosso Reino de Amor! Graças, Pai!

Pai Santo, se hoje as filas nos hospitais públicos são grandes e nem todas as pessoas são atendidas ..., as pessoas que buscavam Jesus e iam ao seu encontro sem hora marcada, não ficavam decepcionadas, porque Jesus as acolhia e felizes, voltavam para casa anunciando a todos a bondade e a misericórdia do Senhor! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e por todas as pessoas constituídas no poder para que tendo um coração cheio de compaixão, construam uma sociedade fraterna e solidária para com os mais necessitados, amém!

São Paulo Miki e Companheiros Mártires, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 06 de fevereiro de 2017
            Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário