7.2.17

JESUS E AS LEIS DA PUREZA:TRADIÇÕES HUMANAS - MARCOS 7,1-13 - REFLEXÃO DIÁRIA








Amar a Deus acima de todas as coisas é estar sempre em sintonia com ele e ele nos concebeu com uma mente dinâmica e perspicaz que nos permite concentrar em no mínimo três coisas distintas, simultaneamente, o que nos permite estar sempre conectados com ele, se assim o desejarmos...

Quanto a amar o próximo como a nós mesmos penso que segue o mesmo princípio, com um diferencial muito importante, o discernimento nos nossos atos para a nossa perfeita felicidade em Cristo Jesus - Sl 23,6 que nos plenifica em tudo, e como o nosso objetivo é ser feliz, quando fazemos o próximo feliz,  é a nós mesmos que o fazemos... Como a bola no pingue pongue que certeiramente jogada e bem rebatida, vai e volta...

Os ritos no relacionamento interpessoal nos ajudam para  que vivamos harmoniosamente ... E Jesus nos ensina para  agirmos com o coração, quando dentre outros nos diz que “o sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado, de modo que o Filho do Homem é Senhor até do sábado” – Mc 2,23s, para fazermos o bem,  reverendado no Evangelho de hoje, narrado por Marcos:

'Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.

Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.                                  



Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos? ” Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois, as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.

E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’.

Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.' Marcos 7,1-13.

Caríssimos, sabemos que só o amor constrói, edifica ... A mídia noticiou ontem que sete por cento dos sacerdotes da nossa Igreja na Austrália são pedófilos que abusaram sexualmente de crianças ... É uma triste notícia que contrista o nosso coração e muito mais, deve contristar o coração de Jesus! Angustiada com essa notícia, o Senhor me lembrou que estes, que ’não reconheceram a sua linguagem, é porque não puderam escutar sua voz, por estarem sob a dependência do diabo, o inimigo da verdade, dizendo-lhes claramente: Vós sois do diabo, vosso pai, e quereis realizar os desejos de vosso pai..., que é mentiroso e pai da mentira” – Jo 8,42-47. "Cesse de perturbar-se o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim". '...No mundo tereis tribulações, mas tende coragem:eu venci o mundo!" - Jo 14,1;16,33. Graças, Senhor!

Pai Santo Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças Senhor pela vossa imensa glória e vos pedimos perdão, ó Pai, pelas vezes que não fomos autênticos e verdadeiros cristãos e contristamos o vosso coração com as nossas ações que não são do vosso agrado. Perdão Senhor, misericórdia!

Pai Amado, Vossa Igreja ‘ é santa e pecadora’, e todos somos vossos filhos amados, tenha misericórdia Pai de todos aqueles que não praticando a vossa verdade, enveredam pelo caminho do mal e fazem o mal às pessoas e especialmente às crianças inocentes, puras e simples ... Pai Santo, ajuda-nos Senhor e a todos aqueles que creem, confiam e esperam em vós para que na força e na unção de vosso Espírito Santo, ilumine e purifique o vosso Clero para que a Igreja de Jesus Cristo – Mt 16,13-20 caminhe na fé, na esperança e na caridade que é amor, amor que procede de vós, ó Pai - 1Cor 13!

Santa Maria, Mãe de Jesus Cristo, Mãe da Igreja, Mãe de todos nós, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Brasília-DF., 07 de fevereiro de 2017
            Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário