9.2.17

A MULHER SIRO-FENÍCIA - MARCOS 7,24-30 - REFLEXÃO DIÁRIA







Somos seletistas por natureza e participamos de grupos de pessoas que expressam muito da nossa identidade e similaridade quer seja sob a ótica familiar, social, funcional, religiosa, e etc., com os quais convivemos no nosso dia a dia...

Segundo o evangelho de hoje penso que Jesus foi levado a demonstrar esse seletismo de um preconceito dos seus contemporâneos quando disse à mulher siro-fenícia que a prioridade era dos ‘filhos’, em vista do costume da época  caracterizar os pagãos como ‘cachorrinhos’...

E, mãe é Mãe sabemos muito bem disso; e uma mãe tudo faz pelos seus filhos e esta mãe aflita, humildemente prostrada aos pés de Jesus  assim o fez ... E, ao responder com elegância e respeito a Jesus a extensão generosa e sem limites do amor de Deus, alcançou  a misericórdia e a compaixão desejadas, como nos narra Marcos:

'Naquele tempo, Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.

Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”.
                    




A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.

Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela. Marcos 7,24-30.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque mesmo que não sejamos merecedores da vossa graça quando nos dirigimos a vós, o Senhor vem em nosso auxílio porque nos amas a todos, indistintamente, com amor eterno - Sl 136! Graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!


Pai Amado, ajuda-nos Senhor, na força e na unção de vosso Espírito Santo  a sempre vos buscarmos em nossas necessidades e a termos sabedoria e entendimento para exercitarmos a prudência no bem como nos ensina Jesus na passagem de hoje ao dialogar com a mulher e pelo testemunho de sua fé, confiança e perseverança   Nele, ele liberta à distância a  filha dela do mal que a afligia, devolvendo-lhe a dignidade e reintegrando-a ao convívio familiar e social, porque Deus não faz acepção de pessoas, enviou Jesus para todos...  Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que como Jesus, sejamos fraternos, solidários e misericordiosos para acolhermos as pessoas sem preconceitos, ajudando-as em suas necessidades, amém!

       Brasília-DF., 09 de fevereiro de 2017
                 Ana Miranda Bessa  


Nenhum comentário:

Postar um comentário