10.2.17

CURA DO SURDO-MUDO - MARCOS 7,31-37 - REFLEXÃO DIÁRIA







A nossa voz revela os nossos sentimentos e expressa a nossa vontade quanto ao que desejamos e quando ouvimos uma pessoa falar fluentemente podemos avaliar seu grau de conhecimento e seu dinamismo no assunto que aborda...

Insegurança na voz quando falamos nos constrange e sentimos que a pessoa a quem falamos se sente constrangida também. Só quem passou por esse estado pode avaliar tal sofrimento e sabe-se que a fala insegura, hesitante, pode ser  de causa física ou psicológica, e nem uma e nem outra, é confortável para quem assim está...

O não falar bem e fluentemente, torna-se um obstáculo aonde quer que estejamos porque a fala é o melhor meio de comunicação para a grande maioria de pessoas e que Jesus prontamente, compadecendo-se do homem surdo-mudo, tocou seus ouvidos com os dedos e para a cura da voz, Jesus serviu-se da sua própria saliva e o “Efatá”, aconteceu: abriram-se os ouvidos e a língua se soltou, como nos narra Marcos no Evangelho de hoje:
                                      



'Naquele tempo, Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá! ”, que quer dizer: “Abre-te!” Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.

Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”. Marcos 7,31-37.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque em Jesus o Senhor nos faz novas criaturas - 2Cor 5,17 e  como o Senhor tudo criou e viu que era muito bom - Gn 1, nós reconhecemos que Jesus faz muito bem todas as coisas ... Graças, Pai!

Graças Pai,  pelas nossas cordas vocais e pela nossa voz, pelos nossos olhos, ouvidos, por todos os nossos sentidos que nos proporcionam ter uma vida agradável em comunhão com todos ... 

 Graças Pai, porque muitos de nós idosos, com o passar dos anos vamos perdendo a memória, a voz, a audição, a visão, as lembranças, a flexibilidade dos movimentos que nos levam a um agir mais lento e cuidadoso, o paradoxo da juventude sadia, sarada... Graças Pai, graças por tudo que somos, e é pela vossa graça que somos o que somos em cada tempo de nossas vidas – 1 Cor 15,10! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Santo, abençoai-nos Senhor com a vossa luz e graça e aos deficientes orais, auditivos, visuais ... Abençoai também a Mídia mundial e ‘protegei a sociedade dos malefícios da comunicação sem transparência, pluralidade e respeito pela verdade’.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos tolerantes, fraternos, solidários e misericordiosos para com aqueles que tenham alguma dificuldade para se comunicar, locomover...

Santa Escolástica – Virgem - Itália, 480-547, irmã de São Bento, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!


Brasília-DF., 10 de fevereiro de 2017 
          Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário