18.2.17

A TRANSFIGURAÇÃO - MARCOS 9,2-13 - REFLEXÃO DIÁRIA










Penso que o amor é como uma fórmula de multiplicação matemática exata, segura e positiva, e quando o experienciamos em gestos e palavras, ou mesmo vendo, ouvindo, sentimo-nos dignificados como filhos amados de Deus e por isso queremos anunciar este bem aos nossos queridos para que eles também usufruam e se alegrem conosco!

A fé é graça e dom de Deus para nós - Ef 2,8 e a sinto como um liame do amor de Deus  que herdamos dos nossos ancestrais – Hb 11,1-7. E, se a nossa vida é pautada pela fé, confiança e esperança em Deus, o nosso testemunho de fé, poderá ter continuidade, estendendo-se aos nossos descendentes...

Jesus Cristo, luz da luz, ao tomar consigo Pedro e Tiago os mais íntimos e João, o discípulo mais amado, quis mostrar a eles a sua divindade consubstancial ao Pai , para que eles testemunhassem para nós, o que viram e ouviram no Monte Tabor, como nos narra Marcos no Evangelho de hoje:

                
                                 
                     
'Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz! ” E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. Eles observavam esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. Os três discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que antes deve vir Elias? ” Jesus respondeu: “De fato, antes vem Elias, para pôr tudo em ordem. Mas, como dizem as Escrituras, que o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado? Eu, porém, vos digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele”.' Marcos 9,2-13.

Dizem os Teólogos que ‘Este episódio encerra a primeira parte do evangelho e forma inclusão com a cena do batismo de Cristo – Mc 1,9-11s: a mesma voz celeste ouve-se, fazendo alusão ao Sl 2,7 e a Is 42,1, mas no batismo, dirigia-se apenas a Cristo; aqui se dirige aos três discípulos presentes, como que para confirmar a profissão de fé de Pedro. Na cena do batismo, Jesus aparecia como novo Moisés; da mesma forma aqui, o que destaca a voz celeste, dizendo: “Ouvi-o” – Dt 18,15. A “alta montanha” onde Cristo se “transfigura”, evoca o Sinai, onde Moisés encontrou Deus e daí desceu, com o rosto iluminado pela glória divina – Ex 34,29-30. A nuvem que coloca os discípulos sob sua sombra evoca o texto de Ex 40,38. Compreendemos então por que, depois da transfiguração, Jesus se dedica à formação de seus discípulos – Mc 9,30-31, e lhes dá alguns princípios de uma ética cristã – Mc 9,35-10,45’.
B. Jerusalém-2003.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos surpreendes com o vosso amor eterno e quando achamos que nada de novo vai nos acontecer para nos tirar de uma situação que nos oprime, constrange, o Senhor vem e magnificamente, extraordinariamente, nos mostra a vossa graça e o vosso poder,  graças Pai! Senhor, ‘todos os dias haveremos de bendizer-vos,  de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza’ – Sl 145, graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, somos vossos Senhor e queremos fazer a vossa vontade, ajuda-nos Senhor na força de vosso Espírito Santo a ouvirmos sempre a voz do Senhor a nos dizer: “Eis meu filho muito amado, escutai-o todos vós – Mc 9,7. Sim Pai, queremos também ouvir Jesus a nos dizer: “Ouve, ó (diga o seu nome), o Senhor nosso Deus é o único Senhor, e amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma, de todo teu entendimento, e com toda a tudo força.... Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Mc 12,28-31. Ajuda-nos, ó Pai, a sermos dóceis, obedientes, autênticos, perseverantes na vossa Palavra para vos anunciar, testemunhar e com alegria, irradiar a vossa luz,  aonde quer que nós estejamos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a atendermos e a respondermos com fé e amor ao chamado do Senhor para vivermos em comunhão fraterna com os irmãos, amém!

Brasília-DF.,18 de fevereiro de 2017
          Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário