26.2.17

PREOCUPAÇÕES EXAGERADAS - MATEUS 6,24-34 : 'NÃO VOS PREOCUPEIS!' - REFLEXÃO DO PASTOR










'O trecho do Evangelho segundo Mateus, hoje proclamado, integra o Sermão da Montanha, que temos meditado nos últimos domingos. Ele nos fala da gratuidade e da universalidade do amor de Deus, despertando em nós a confiança na providência divina. “Não vos preocupeis”, afirma Jesus três vezes (Mt 6,25.31.34). Aquele que alimenta as aves do céu e veste os lírios do campo cuida de nós (Mt 6,30). Por isso, a nossa atitude perante o dia de amanhã deve ser de serenidade e de confiança em Deus. Ter “ocupação”, isto é, atuar frente ao presente e ao futuro, com responsabilidade, faz parte da vida cristã. Contudo, as “preocupações” tornam-se fonte de angústias e fazem mal, principalmente quando são causadas pela busca desmedida do dinheiro e os bens materiais. É necessário atenção à palavra de Jesus que nos adverte: “ninguém pode servir a dois senhores; não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24). Quando o dinheiro e os bens materiais passam a ser o sentido maior da vida, eles se tornam senhores que dirigem e escravizam quem vive assim, ocupando o lugar do verdadeiro Senhor. É preciso ter cuidado para que a busca justa de condições de vida digna para cada pessoa ou família não transforme o dinheiro num ídolo, que passa a ocupar o lugar do verdadeiro Deus.
                                          


Deus nos ama e cuida de nós com a ternura de uma mãe. O povo no exílio da Babilônia queixava-se de Deus, julgando-se abandonado por ele. Em resposta, o profeta Isaías mostra que estavam enganados aqueles que assim pensavam. Ele nos apresenta Deus como uma mãe que jamais se esquece do seu filhinho (Is 49,15).

Confiantes no amor de Deus Pai, que cuida de nós com amor de mãe, nós somos convidados a rezar o Salmo 61, como uma criança que repousa tranquila no colo da mãe. Por isso, repetimos com o salmista: “só em Deus a minha alma tem repouso, só ele é meu rochedo e salvação” (Sl 61). Esta confiança em Deus animou São Paulo nos momentos mais difíceis do seu apostolado, conforme a Primeira Carta aos Coríntios (1Cor 4,1-5). Ele demonstra serenidade diante das acusações que recebia, confiando no justo julgamento do Senhor, que dará a recompensa que cada um tiver merecido.

Nestes dias em que muitos buscam a alegria sem Deus, possamos experimentar a verdadeira alegria que se encontra em Deus. Preparemo-nos para iniciar a Quaresma na próxima quarta-feira, participando da Eucaristia e praticando a penitência proposta pela Igreja, como sinal de conversão. Lembre-se que a Quarta-feira de Cinzas continua a ser dia de jejum e de abstinência, acompanhados da oração e da caridade.'

           PALAVRA DO PASTOR
                   'NÃO VOS PREOCUPEIS!'

                      Dom Sergio da Rocha
             Cardeal Arcebispo de Brasília – DF.

Em, 26 de fevereiro de 2017
    Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário