16.2.17

A PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO. PRIMEIRO ANÚNCIO DA PAIXÃO - MARCOS 8,27-33 - REFLEXÃO DIÁRIA







Irmãos amados, meditando sobre a história da nossa salvação, constata-se que nosso Deus nos formou para sermos eternos... Colocou-nos no Paraíso para usufruir de tudo que ele criou, mas fizera uma restrição que fora quebrada, estipulando uma pena aos infratores que os afastou temporariamente do seu convívio... Gn 2-3.

E Deus, percebendo a maldade humana, arrependeu-se de tê-la formado e dentre todos os homens encontrou Noé, homem justo que fazendo a vontade do Senhor, ele e sua família, receberam a missão de recriar a terra – Gn 6-10.

Mas, a nova geração recriada também não se redimia e Deus, em sua segunda tentativa de querer salvar a humanidade, enviou-nos o seu próprio Filho Jesus Cristo – Jo 3,16, e o próprio Pai, pela boca de Pedro, o identifica e  proclama ser Jesus, o Messias – Mt 16,17, por todos os profetas anunciado e esperado e no tempo favorável do Senhor, aos Apóstolos revelado, como nos narra Marcos no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”

Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.
                                     



Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente.

Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.' Marcos 8,27-33.

Depreende-se destes fatos que nosso Deus e Pai sempre atua na história da nossa salvação, mas parte da humanidade ainda faz ouvidos moucos, olhos velados, corações e mentes fechados, não abertos e receptivos , para discernir e entender a vontade de nosso Deus e Pai em Cristo Jesus ...

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque como um pai tem piedade dos seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem; sabe de que somos feitos e não se esquece de que somos pó; nos amas desde sempre e para sempre – Sl 103,
13-14,17 e por nos amar tanto, quer nos salvar, nos libertar, nos reconciliar com o Senhor em Cristo Jesus, para participarmos convosco do vosso Reino de Amor, graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Santo, na força de vosso Espírito Santo, ajuda-nos Senhor ‘a agirmos segundo os vossos pensamentos, seja no cuidado da criação, seja no seguimento de Jesus’ , em autenticidade e verdade, para com o Senhor e com os irmãos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a reconhecermos e a proclamarmos Jesus Cristo,  Filho de Deus-Pai:  nosso Senhor e Salvador! 'Marana tá! Vinde, Senhor nosso!' - Ap 22,20. Amém!


Brasília-DF., 16 de fevereiro de 2017
        Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário