11.2.17

SEGUNDO MILAGRE DO PÃO - MARCOS 8,1-10 - REFLEXÃO DIÁRIA







Somos como galhos de uma árvore frondosa que balançam ao vai e vem do vento, mas que tendo suas raízes fincadas e ramificadas em solo duro e profundo a mantém firme, fértil e forte, como deveria ser a nossa fé, a nossa esperança e a nossa confiança em Deus que nos formou para vivermos as delícias do seu Éden, mas que a desobediência e a ambição desmedidas do homem e da mulher suscitadas pelo mal, desviou a humanidade do Projeto inicial do seu Criador – Gn 3.

A nossa fé em Deus e na sua Palavra, devem ser cultivadas e bem regadas no amor, vigiadas e preservadas do mal, como o é a Árvore da Vida – Gn 3,24, para que sejam fecundados em nós o conhecimento e a intimidade com nosso Deus e Pai, compassivo e misericordioso e que nos ama com amor eterno – Sl 136 e assim possamos ser merecedores e correspondamos a esse amor infinito!

Jesus foi enviado para nos resgatar e nos salvar – Jo 3,16 e louvou o Pai que o revelou aos pequenos e simples, porque assim foi do seu agrado – Lc 10,21; os enfermos e carentes de cura, de libertação e salvação formavam uma grande multidão que queria estar com Jesus, e Jesus os acolhe e  ali ficaram três dias - como em um Retiro Espiritual, ouvindo o Senhor, que se compadece e opera  o milagre que alimentou a todos, provendo-os abundantemente com pães e peixes, como nos narra Marcos no Evangelho de hoje:

'Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: “Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não tem nada para comer. Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe”.

Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto? ” Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes? ” Eles responderam: “Sete”.

Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que o distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo.
                                             


Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.' Marcos 8,1-10.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque estás sempre conosco, ensinando-nos o acolhimento, a partilha e a solidariedade e quando vos buscamos vens em nosso socorro, graças Pai! 

Pai Amado, abençoa-nos Senhor com a vossa luz e a vossa graça e ajuda-nos  Senhor para que na força e na unção de vosso Espírito Santo, em Cristo Jesus 'vivamos unidos e tenhamos a alegria' de bem acolher os irmãos e de 'produzir muitos frutos para a salvação do mundo'. Amém!

Caríssimos, com toda a Igreja, oremos, pedindo ao ‘Senhor que escute a nossa prece:
- Pela Igreja, em sua missão solidária junto aos pecadores e a todos os que passam necessidades.
- Pelas pessoas desprovidas de alimento, de teto e de trabalho.
- Pelos casais, chamados a edificar sua união e sua família na verdade e no amor.
- Pelos jovens, vocacionados a uma vida liberta dos vícios e orientada para a paz e o bem.
- Pelos enfermos que têm em Deus seu refúgio e por aqueles que vivem sem fé e esperança. ’ Amém!
Liturgia.

Santa Maria, Senhora de Lourdes - Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelos enfermos, e ajuda-nos Mãe a sermos compassivos e solidários em benefício daqueles que vêm a nós em busca de auxílio para as suas necessidades... Amém!

Brasília-DF., 11 de fevereiro de 2017

    Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário