27.2.17

O RICO QUERENDO SEGUIR JESUS - MARCOS 10,17-27 - REFLEXÃO DIÁRIA




'


Somos imediatistas por natureza e algumas vezes apegados ao que conquistamos... Muitos de nós, trabalhamos duro para ter conforto e a segurança dos bens materiais que usufruiremos por um curto período de tempo, deixando para um segundo plano, os preparativos para alcançarmos o gozo da alma, a salvação que vem só de Deus – Sl 32, a vida perene, longa, abundante e eterna que Deus tem reservado para nós!

Devemos trabalhar sim, para adquirirmos os bens que aspiramos, mas sem nos apegarmos demasiadamente neles... Devemos considerá-los como se estivessem a nosso serviço e não nós a serviço deles, como vimos ontem segundo o evangelho narrado por Mateus 6,24-34.

Quando medito o evangelho de hoje, me lembro de meu cunhado, casado com minha irmã e que considero meus segundos pais... Ele trabalhava no antigo DNER – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, hoje, DNIT. Construíram a casa deles e compraram o terreno ao lado ... Passado um breve tempo, ele teria direito à aquisição de uma casa própria patrocinada pelo DNER, mas a generosidade, o desprendimento, o desapego, o fizeram pensar no próximo .... Renunciou ao seu direito, dizendo que ele já tinha a casa dele e que outros precisavam mais que ele...

Belo exemplo para nos mostrar que o nosso amor para com os outros seja sem medida, porque o amor de Deus por nós, não tem medida: é infinito e eterno!

Coração e alma abertos e receptivos, acolhamos a palavra que nos salva, narrada por Marcos:

'Naquele tempo, quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna? ”

Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe! ”
                                                 


Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me! ”
Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus! ”

Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus! ”

Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo? ” Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.' Marcos 10,17-27.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, pois para vós tudo é possível e tudo fazes para nos salvar! Graças Pai, porque ‘aos arrependidos concedes o caminho de regresso...’, e ‘nós vos louvamos e vos glorificamos porque grande é a vossa misericórdia e o vosso perdão para com todos aqueles que a vós se convertem! ’ – Eclo 17,20-28! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, ajuda-nos Senhor a colocarmos a nossa confiança em vós, apreciando os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos! Ajuda-nos Pai, na força de vosso Espírito Santo, a termos um coração fraterno, bom, generoso e solidário para  partilharmos nossos dons e bens com os mais necessitados, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos prestativos e doadores de nós mesmos aos irmãos, como a Senhora foi para com Isabel e Zacarias e com alegria louvar, engrandecer o Senhor nosso Deus, por tudo que somos, temos e amamos – Lc 1,39-56! Amém!

Brasília-DF., 27 de fevereiro de 2017
          Ana Miranda Bessa


Nenhum comentário:

Postar um comentário