23.2.17

OS ESCÂNDALOS QUE DESTROEM E O SAL QUE CONSERVA - MARCOS 9,41-50 - REFLEXÃO DIÁRIA








A Igreja celebra a memória de São Policarpo – Bispo e Mártir. Policarpo – Turquia, 70-155, discípulo de são João evangelista e amigo de santo Inácio de Antioquia, foi bispo de Esmirna. A narração que atesta seu martírio constitui o mais antigo documento sobre o culto aos mártires.
Liturgia

Sou filha caçula precedida por um irmão cinco anos mais velho que eu... Possivelmente eu deveria copiar as peripécias de menino, mas quando fazíamos travessuras, éramos punidos com suaves lambadas - de efeito moral - nas pernas com galhos novos, finos e compridos de uma planta de nome ‘fedegoso’...

Um certo dia, adulta, a relembrar com mamãe fatos das nossas vidas, eu lhe disse: É, a senhora me castigava.... E com toda tranquilidade de uma certeza de ter feito o melhor para mim, ela respondeu-me: ‘ E não foi bom para você? ’ E aquiesci, com o coração cheio de gratidão pelo testemunho de vida que ela sempre me passou, respondendo-lhe: Sim Mãe, foi muito bom! E sem traumas, nem revolta, amo minha Mãe desde sempre e para sempre! Saudades, Mãe!

São Paulo nos exorta a que acolhamos a palavra de Deus não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! 1Ts 2,13. Que o evangelho de hoje narrado por Marcos, nos ajude a guiar a nossa vida no caminho do Senhor:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E se alguém escandalizar um desses pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.
                                                                



Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, ‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’. Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros. ' Marcos 9,41-50.

Pai Amado, purifica-nos Senhor e 'elimine de dentro de nós a raiz do mal' que nos leva a pecar, pois, diz-nos a Igreja que ‘ Jesus fala muitas vezes da “Geena”, do “fogo que não se apaga” – Mt 5,22.29; 13,42.50; Mc 9,43-48, reservado aos que recusam até o fim da sua vida crer e converter-se, e no qual se pode perder ao mesmo tempo a alma e o corpo – Mt 10,28. Jesus anuncia em termos graves que “enviará os seus anjos, e eles erradicarão do seu Reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade, e os lançarão na fornalha ardente” – Mt 13,41-42, e que pronunciará a condenação: “Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno! ” – Mt 25,41. ’ CIC 1034.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas com amor eterno – Sl 136; tudo fazes para nos resgatar, para nos salvar,  porque queres o melhor para nós, graças Pai! Graças Pai, porque nos concebestes em um meio familiar cristão que nos conduziu no vosso caminho, para uma vida de respeito para com o Senhor, para com os nossos próprios pais, para conosco mesmos e para com todos os irmãos, graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Santo, ajuda-nos Senhor na força de vosso Espírito Santo no cultivo da coerência da fé, da justiça,  da verdade, para realizarmos 'gestos de amor e de solidariedade'! Dai-nos Senhor sabedoria para apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que sejamos água boa que satisfaça os sedentos; a temperança do sal no ponto certo, para que ajudemos a saciar os que têm sede e fome do Senhor! Amém!

São Policarpo – Bispo e Mártir, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 23 de fevereiro de 2017

         Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário