15.5.17

A VIDA DOS QUE CREEM - JOÃO 14,21-26 : REFLEXÃO DIÁRIA






Quando leio e medito a Palavra de Deus, sou inundada por uma alegria interior  muito forte e muitas vezes lágrimas copiosas de gratidão fluem dos meus olhos como se Deus estivesse comigo, e realmente, está - Jo 15,11! Graças, Senhor!

A Palavra de Deus para mim, é a expressão manifesta e eterna de seu amor para com cada um de nós que acredita, confia e espera nele. Este amor de Deus, para nos amar indistintamente, tem um parâmetro que orienta, conduz e delimita direitos e deveres em nossas atitudes e ações para com ele e com os irmãos, que são os seus mandamentos - Jo 15,10, para que o amemos - Mt 22,34-40 e aos irmãos, como ele nos ama - Jo 15,12 .


Desde os primórdios da humanidade o cuidado de Deus para com seu povo é ininterrupto, constante, eterno: no início com Adão e Eva, lá estava ele a passear no Paraíso ... Depois enviou Anjos, Patriarcas, Profetas; depois seu próprio Filho Jesus Cristo- Jo 3,16 Senhor nosso, que nos diz: ‘Vinde a mim todos os que estais cansados... e encontrareis descanso para vossas almas ... Mt 11,28-30! Jesus compartilha conosco no nosso dia a dia – Mt 28,20, aliviando as nossas dores, angústias e tribulações – Jo 16,33. Em nome de Jesus – Jo 14,13, ‘lancemos nas mãos de Deus toda a nossa preocupação, porque, ele cuida de nós – 1Pd 5,6-7’ !

Mente e coração abertos e receptivos, roguemos a Jesus que nos envie seu Espírito Santo para acolhermos e entendermos a sua Palavra, narrada por João no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo? ” Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 

                                             

Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.' João 14,21-26.

‘O Espírito e a Igreja cooperam para manifestar o Cristo e a sua obra de salvação na liturgia. Principalmente na Eucaristia, e analogicamente nos demais sacramentos, a liturgia é memorial do Mistério da Salvação. O Espírito Santo é a memória viva da Igreja – Jo 14,26. ” CIC 1099.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, Senhor nosso, quão maravilhoso é poder participar e compartilhar sob a graça e unção de vosso Espírito Santo da Liturgia em vossa Memória que perdura até os nossos dias e que por nós perdurará pelos séculos para que a nossa descendência, como nós hoje, possa vos seguir e vos servir na pessoa de Jesus, vosso amado Filho, Caminho, Verdade e Vida que nos conduz a vós, ó Pai - Jo 14,6! Graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que estejamos alertas, abertos e receptivos às moções do Espírito Santo para que a ‘Palavra se torne vida em nós’. Amém!

Brasília-DF., 15 de maio de 2017
     Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário