17.5.17

A VIDEIRA E OS RAMOS - JOÃO 15,1-8 : REFLEXÃO DIÁRIA





O dia passa, vem a noite, segue o novo dia sem que o homem possa interferir em tornar dia e noite segundo a sua vontade e assim sucessivamente viveram nossos ancestrais; viveremos nós também por um tempo - Sl 103,15-16 e a vida segue seu percurso em um mistério que revela a nossa pequenez diante do universo...

Temos a liberdade de acreditar ou não acreditar em Deus o Criador de tudo – Gn 1-3 e o Salmo 1 nos orienta sobre os dois caminhos a seguir: a decisão é nossa!

Como cristãos, acreditamos, confiamos e esperamos em Deus e em Jesus Cristo, Senhor nosso, ‘pois é Deus quem opera em nós o querer e o operar, segundo a sua vontade e quem realiza tudo em todos – Fl 2,13; 1Cor 12,6.' 


Inseridos no Senhor Jesus Cristo e na unção de seu Espírito Santo, procuramos viver segundo a Palavra e os  Mandamentos de nosso Deus e Pai,  como testemunhas de seu amor e de sua graça no nosso dia a dia...

Caríssimos, temos o testemunho de Jesus que diz: ‘... não poder fazer nada por si mesmo – Jo 5,19.30, mas recebe tudo do Pai que o enviou. Assim, como Jesus recebeu do Pai a missão de nos salvar, Jesus delega aos seus discípulos e os envia para a mesma Missão recebida do Pai, desde que nele permaneçam para que deem muito fruto, como nos narra João no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
                                       


Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.' João 15,1-8.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos glorificamos Senhor porque nos formastes em um seio familiar e temos como base, alicerce da nossa vida, o tronco formado pelo nosso pai e mãe e como filhos nos reunimos em torno desse tronco que nos orienta, forma, sustenta, para aqui vivermos por um tempo, tal qual a Videira que representa Jesus, nosso Salvador para que vivamos eternamente um dia Pai junto a vós, quando então Pai, vos glorificaremos face a face no vosso Reino de Amor! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Com toda a Igreja Pai oramos, ‘ouvi e atendei-nos, Senhor:
- Firmai os corações vacilantes na fé e no amor, para que produzam bons e abundantes frutos para o Reino.
- Ajudai-nos a escolher e a preservar na vida os valores que nos tornam felizes e solidários.
- Ensinai as comunidades a discernir vossa vontade em meio aos acontecimentos cotidianos. ’ Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que estejamos unidos a Jesus para anuncia-lo e testemunhá-lo ao mundo, amém! 


 Brasília-DF., 17 de maio de 2017
        Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário