22.5.17
OS DISCÍPULOS E O MUNDO - JOÃO 15,26-16,4 : REFLEXÃO DIÁRIA
A missão de testemunhar, dentre outros, é a de expor os fatos que viu, ouviu, vivenciou, participou, preferencialmente comprovados, para análise e comprovação de sua veracidade...
Deus, quando na criação do mundo..., o Espírito Santo estava lá como um sopro a agitar a superfície das águas – Gn 1,1. Na Anunciação, concebeu em Maria o Filho de Deus, que em Maria, quando visitou Isabel grávida também - de João Batista o Precursor de Jesus, estremeceu em seu ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo - Lc 1,34s. No Batismo de Jesus, João Batista deu testemunho, dizendo: "Vi o Espirito descer, como uma pomba vinda do céu, e permanecer sobre ele...; ele é o Eleito de Deus!" No dia seguinte, ao ver que Jesus passava, disse: "Eis o Cordeiro de Deus" - João 1,19s.
Os sinais e as obras realizadas por Jesus o testemunham ... Ele mesmo disse a Filipe estar no Pai e o Pai nele, para que creia nele ao menos pelas suas obras – Jo 14,10-11. Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós, porque só vós Senhor tens palavras de vida eterna e reconhecemos que és o Santo de Deus - Jo 6,63.68-69.
Caríssimos, sabemos que as curas, os milagres, os prodígios, feitos por Jesus às pessoas há mais de dois mil anos, testemunham as realizações do Pai através dele e Jesus promete aos seus discípulos o envio do Espírito da Verdade que dará testemunho dele e que também eles, darão testemunho, porque estão com ele, desde o começo, como nos narra João no evangelho de hoje:
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. Eu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.' João 15,26-16,4.
Diz-nos a Igreja que ‘Foi somente quando chegou a Hora em que vai ser glorificado que Jesus promete a vinda do Espírito Santo, pois sua Morte e Ressurreição serão o cumprimento da Promessa feita aos Pais – Jo 14,16-17.26; 15,26; 16,7-15; 17,26: o Espírito de Verdade, o outro Paráclito, será dado pelo Pai a pedido de Jesus; Ele será enviado pelo Pai em nome de Jesus; Jesus o enviará de junto do Pai pois ele nasceu do Pai. O Espírito Santo virá, nós o conheceremos, Ele estará conosco para sempre, ele permanece conosco; Ele nos ensinará tudo e nos lembrará tudo o que Cristo nos disse, e dele dará testemunho; conduzir-nos-á à verdade inteira e glorificará a Cristo. Quanto ao mundo, confundi-lo-á em matéria de pecado, de justiça e de julgamento. ’ CIC 729.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos e vos damos graças Senhor pela vossa imensa glória! Graças Pai porque em nossa família, convivemos com a fé de nossos pais e que pela vossa graça foi estendida e infundida em nós, graças Pai! Graças Pai porque pelo nosso testemunho, nossos filhos também acreditam, confiam e esperam em vós, Pai! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, ajuda-nos Senhor na força de vosso Espírito Santo, para que sejamos fiéis, firmes, fortes e perseverantes no anúncio e no testemunho de nosso Senhor Jesus Cristo em gestos e palavras, em todas as circunstâncias de nossas vidas para que o mundo saiba que Jesus Cristo é o Senhor da Vida, do Amor e da Paz! Amém!
Santa Maria Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e por todos aqueles 'que vivem em crise de fé e pelos que estão sendo perseguidos por motivos religiosos', amém!
Brasília-DF., 22 de maio de 2017
Ana Miranda Bessa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário