23.5.17

O PARÁCLITO, OU DEFENSOR - JOÃO 16,5-11 : REFLEXÃO DIÁRIA





Se direitos e deveres são indispensáveis ao equilíbrio social para uma convivência harmoniosa, pacífica, entre todos aqui na terra, o mesmo acontece com a nossa vida espiritual para alcançarmos a glória e as alegrias da vida eterna!

Nosso Deus e Pai por nos amar tanto – Sl 136, após muitas tentativas para nos converter e salvar, nos enviou seu próprio Filho Jesus - Jo 3,16, para nos resgatar e nos reconciliar com Ele – Hb 9,15; Gl 4,17; 2Cor 5,18.

Jesus nos revelou o Pai – Mt 11,25-27, pedindo-nos que o amássemos acima de tudo e ao nosso próximo como a nós mesmos – Mt 22,34-40, seguindo e vivenciando a sua Palavra – Jo 3,34; 6,63.68. E muitos o acolheram, nele acreditaram e o amaram...

Caríssimos, àqueles que acreditaram, confiaram e esperaram em Jesus, ele lhes diz que será bom para eles que ele vá.... Assim percebe-se nesta exortação que ele quer consolar, tranquilizar e manter um vínculo de amor entre ele e os seus discípulos ao enviar o Defensor, como nos narra João no Evangelho de hoje: 

                                          

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais? ’ Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: o pecado, porque não acreditaram em mim; a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.' João 16,5-11.

Diz-nos a Igreja, dentre outros, que ‘Com o progresso da Revelação é esclarecida também a realidade do pecado. Embora o Povo de Deus do Antigo Testamento tenha abordado a dor da condição humana à luz da história da queda narrada no Gênesis, não era capaz de entender o significado último desta história, que só se manifesta plenamente à luz da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo – Rm 5,12-21. É preciso conhecer a Cristo como fonte da graça para conhecer Adão como fonte do pecado. É o Espírito-Paráclito, enviado por Cristo ressuscitado, que veio estabelecer “a culpabilidade do mundo a respeito do pecado” Jo 16,8, ao revelar Aquele que é o Redentor do Mundo. ” CIC 388.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em Jesus Cristo, nosso Redentor-Salvador! Graças Pai, porque  na força do Espírito Santo Defensor que nos une a vós e a ele, procuramos praticar a verdade e a justiça, vos amando acima de todas as coisas e aos irmãos como a nós mesmos porque sabemos que em procedendo assim, agradamos ao vosso coração de Pai ! 


Pai Amado, assim como Jesus e o Espírito Santo são um convosco e o Senhor  sois um com eles,  ajuda-nos Senhor para que   nós sejamos um convosco e como herdeiros de Cristo, nos amemos mutuamente, assim como vós nos amas! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a que nos vigiemos constantemente permanecendo no caminho do Senhor, fortificando e renovando a nossa fé, na ‘ busca constante de conversão’, amém!

Brasília-DF., 23 de maio de 2017 
      Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário