3.5.17

JESUS, O CAMINHO - JOÃO 14,6-14 : REFLEXÃO DIÁRIA






A Igreja celebra a Festa dos Santos Filipe e Tiago - Apóstolos e Mártires. Filipe e Tiago - século 1º foram apóstolos de Jesus. A princípio discípulo de João Batista, Filipe foi um dos primeiros seguidores do Mestre. Tiago, chamado Menor, é conhecido como "o irmão do Senhor". Ambos doaram a própria vida por amor e adesão ao evangelho de Cristo. Seu exemplo anime nossa caminhada de cristãos.


Há tempos ouvi do meu confessor e orientador espiritual Padre José e que me proporcionou serenidade - quanto à relação afetiva homem/mulher, que a mulher jamais entenderá o homem e vice-versa...

Quem sabe tudo de nós é somente Deus – Jo 21,17, porque nos fez e lhe pertencemos...

Somos uma ‘caixinha de surpresas’ e em certas ocasiões até nós, nos surpreendemos com algumas de nossas atitudes...

Regra geral, nos acomodamos com a rotina e podemos deixar de ser diligentes, perspicazes, quanto às virtudes e dons das pessoas com as quais convivemos.

Assim, nós enquanto pessoas podemos não entender o próximo, mas podemos, pela convivência com o outro/a, constatar e avaliar as suas ações e obras, como Jesus, admoesta e exorta Tome e Filipe, no evangelho de hoje, narrado por João:

'Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.    

                        


Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta! ” Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.'João 14,6-14.

 Diz-nos a Igreja que ‘Para o cristão, crer em Deus é, inseparavelmente, crer naquele que ele enviou, “seu Filho bem-amado” no qual ele pôs toda a sua complacência – Mc 1,11; Deus nos mandou que o escutássemos – Mc 9,7. O próprio Senhor disse aos seus discípulos: “Crede em Deus, crede também em mim” – Jo14,1. Podemos crer em Jesus Cristo porque ele mesmo é Deus, o Verbo feito carne: “Ninguém jamais viu a Deus: o Filho unigênito, que está voltado para o seio do Pai, este o deu a conhecer” – Jo 1,18. Por ter ele “visto o Pai” – Jo 6,46: ele é o único que o conhece e pode revelá-lo – Mt 11,27. ’ CIC 151.

Caríssimos, São Paulo nos diz que Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criatura – Cl 1,15. E quantos filhos e filhas são semelhantes a seus pais e quão gratificante é ver em nossos filhos, um pouco de nós .... É um doce mistério de um liame do amor que nosso Deus e Pai tem por cada um de nós, e assim como Jesus estendeu aos seus apóstolos quando lhes diz que por acreditarem nele farão obras maiores que as que viram ele realizar, Jesus os exorta a pedirem em seu nome e Jesus estende também, a cada um de nós, ‘sua mensagem de amor e de esperança’. Amém!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos louvamos, nós vos adoramos e vos glorificamos porque nos revelas através de vossa Palavra o conhecimento do Caminho, da Verdade e da Vida em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, ajuda-nos Senhor na força de vosso Espírito Santo para que conhecendo-vos e a Jesus Cristo, possamos vos anunciar e testemunhar ao mundo como nossa única garantia para a vida em plenitude convosco, no vosso Reino de Amor, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que façamos de nossas vidas uma ‘constante doação’ ao Senhor e aos irmãos, amém!

Santos Filipe e Tiago, rogai a Deus por nós, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 03 de maio de 2017
        Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário