8.5.17

JESUS, O PASTOR QUE DÁ A VIDA PELAS OVELHAS - JOÃO 10,11-18 : REFLEXÃO DIÁRIA




Abraçar uma boa causa, é trazê-la, infundi-la em nossa mente, em nosso coração com compromisso e propósito firmes de nela perseverar em generosidade, solidariedade, solicitude - como filhos da luz - Ef 5,8-14 para o bem do outro, estendendo-a a todos, indistintamente....

Estamos vivendo um tempo de grandes e angustiantes  constrangimentos em nosso Brasil, onde alguns homens e mulheres constituídos para um poder temporário a fim de administrar, zelar e multiplicar o bem ao nosso povo e ao nosso País, agiram 'na calada da noite' em prol de si mesmos e de seus grupos ... E, estamos vivendo um caos na Saúde, na Segurança, na Educação, na Economia, e etc., etc.

Jesus, nosso Bom Pastor nos exorta para o seu seguimento, e nos adverte sobre os homens mercenários que abraçam as suas próprias causas para benefício próprio, como nos relata João no evangelho de hoje:

                                        

'Naquele tempo, disse Jesus: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas.

Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai”.' João 10,11-18.

Dentre outros, diz-nos a Igreja do Senhor: ‘Com efeito, a Igreja é o redil, do qual Cristo é a única e necessária porta – Jo 1-10. Ela é também a grei, da qual o próprio Deus prenunciou ser o pastor – Is 40,11; Ez 34,11-31. Suas  ovelhas, embora governadas por pastores humanos, são, contudo incessantemente conduzidas e alimentadas pelo próprio Cristo, Bom Pastor e Príncipe dos pastores – Jo 10,11; 1Pd 5,4, que deu sua vida pelas ovelhas – Jo 10,11-15.' CIC 754

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas com amor eterno – Sl 136 e nos envias vosso próprio Filho para nos salvar – Jo 3,16! E, com Maria cantamos: nossa alma glorifica o Senhor e exulta o nosso espírito de alegria em vós, ó Deus nosso Salvador ... Sim Pai, somente o vosso amor misericordioso - Sl 103,11 pode assumir um compromisso tão extremo para tal causa  divina que é a vossa vontade para que todos nós, por Cristo, com Cristo e em Cristo estejamos todos convosco, no vosso Reino de Amor - Sl 23,6! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, com toda a Igreja vos pedimos ó Pai: ‘iluminai, Senhor, a nossa vida:

- Senhor, vós que destes a vida pelas ovelhas, fazei que a Igreja e seus ministros não meçam esforços em favor do vosso povo.

- Vós que presenteastes o mundo com a luz de Cristo ressuscitado, iluminai-nos hoje e sempre com a luz da fé.

- Vós que, pela ressurreição de Jesus, nos abristes as portas da eternidade, aumentai em nós a esperança da vida eterna.

- Vós que concedestes a conversão também aos sem fé, ajudai-nos a superar todo preconceito contra pessoas e grupos religiosos. ’ Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a abraçarmos e perseverarmos na Palavra, no seu seguimento e nas causas de amor e de misericórdia do Senhor,  para com todos! Amém!

Brasília-DF., 08 de maio de 2017
        Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário