12.5.17

JESUS, O CAMINHO - JOÃO 14,1-6 : REFLEXÃO DIÁRIA





Sabemos que o universo está em expansão e o homem não consegue medir a sua grandiosidade.... É um mistério profundo que revela a nossa pequenez diante da vida e do cosmos infinito...

A história da nossa salvação escrita há milhares de anos, traz os testemunhos de nossos ancestrais, culminando com Jesus Cristo crucificado sob Pôncio Pilatos que padeceu ‘pela maldade humana’ e foi sepultado, mas que ‘pelo amor de Deus’ ressuscitou ao terceiro dia conforme as escrituras...

Jesus ressurreto também apareceu à Paulo, na estrada de Damasco – Atos 9 e o mesmo Paulo testemunha que os contemporâneos de Jesus que o acompanharam desde a Galileia até Jerusalém, testemunharam diante do povo, terem visto Jesus - Atos 13,26-33.

Nós acreditamos que Deus é o Criador de tudo; nos ama com amor eterno – Sl 136; nos enviou Jesus seu Filho amado para nos salvar - Jo 3,16 e Jesus nos diz que na casa de seu Pai existem muitas moradas e que ele vai preparar-nos um lugar, como nos narra João no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
                                           


Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? ” Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.' João 14,1-6.

Diz-nos a Igreja que ‘O símbolo dos céus nos remete ao mistério da Aliança que nós vivemos quando rezamos ao nosso Pai. Ele está nos céus, que são sua Morada; a Casa do Pai é, portanto, nossa “pátria”. Foi da terra da Aliança que o pecado nos exilou – Gn 3 e é para o Pai, para o céu, que a conversão do coração nos faz voltar – Jr 3,19-4,1; Lc 15,18.21. Ora, é no Cristo que o céu e a terra são reconciliados – Is 45,8; Sl 85,12, pois o Filho “desceu do céu”, sozinho, e para lá nos faz subir com ele, por sua Cruz, sua Ressurreição e Ascensão – Jo 12,32; 14,2-3; 16,28; 20,17; Ef 4,9-10; Hb 1,3; 2,13. ’ CIC 2795.

Neste mundo misterioso e imperscrutável para os homens, Jesus nos dá a garantia de que não estamos sozinhos, que não nos preocupemos, mas que tenhamos fé em Deus e nele; temos um Deus e Pai misericordioso em quem podemos confiar e esperar, porque Jesus, seu Filho Amado, é o Caminho, a Verdade e a Vida que nos leva ao seu Pai e nosso Pai; ao seu Deus e nosso Deus - Jo 20,17!

Graças Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso por nos ter enviado Jesus que ‘ para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem’. Nosso Deus e Pai sempre quis a nossa participação no seu Reino de Amor, assim como preparou Maria para ser a Mãe de seu Filho Unigênito, por Jesus, com Jesus e em Jesus também nos prepara para ir ao seu encontro, como nos diz Santo Agostinho: “ Aquele que te criou sem ti não pode salvar-te sem ti”. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, graças Mãe pelo vosso “sim” à Palavra de Deus e trazer Jesus para nos salvar – Lc 1,26-38, graças Mãe! Mãe Amada, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a nos colocarmos à serviço do Reino de Deus, amém!

Brasília-DF., 12 de maio de 2017
     Ana Miranda Bessa





Nenhum comentário:

Postar um comentário