2.5.17

O VERDADEIRO PÃO DO CÉU - JOÃO 6,30-35 : REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja celebra a Memória de Santo Atanásio - Bispo e Doutor da Igreja. Atanásio - Egito, 295-373, bispo de Alexandria e corajoso defensor da doutrina cristã, transformava os exílios que sofria em inspiração para novos tratados teológicos. Pelo  seu trabalho em favor da fé, é reconhecido como um dos quatro grandes doutores da Igreja oriental. Liturgia

O amor de Deus nos dá repouso, disposição, e  nos  inspira a que nos ofertemos para sermos úteis com o que podemos, como fez Santo Atanásio...

Sinto que ao nos ofertarmos ao Senhor com  simplicidade de coração, é sinal de sabedoria que nos dá o entendimento em tudo que aspiramos ou que formos empreender.... Diante dos irmãos, devemos reconhecer que não somos  donos da verdade e que em tudo sempre teremos algo novo a aprender e apreender, e, portanto, a discernir, para bem realizar...

A multidão que estava com Jesus na sinagoga de Cafarnaum e que simpatizava com ele, tinha conhecimento das Escrituras – o Antigo Testamento, mas ainda não  conhecia Jesus, e dialogando com ele, quis saber a verdade , como nos narra João no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.
                                                     




Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.

Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.' João 6,30-35.

Caríssimos, nossa Igreja é Divina porque fundada por Cristo na pessoa de Pedro – Mt 16,18, hoje Francisco, e nos ensina que ‘É em torno desta harmonia dos dois Testamentos que se articula a catequese pascal do Senhor – Lc 24,13-49, e posteriormente a dos Apóstolos e dos Padres da Igreja. Esta catequese desvenda o que permanecia escondido sob a letra do Antigo Testamento: o mistério de Cristo. Ela é denominada “tipológica” porque revela a novidade de Cristo a partir das “figuras” (tipos) que a anunciavam nos fatos, nas palavras e nos símbolos da primeira aliança. Por esta releitura no Espírito de verdade a partir de Cristo, as figuras são desveladas – 2Cor 3,14-16. Assim, o dilúvio e a arca de Noé prefiguravam a salvação através do Batismo – 1Pd 3,21, o mesmo acontecendo com a nuvem e a travessia do Mar Vermelho, e a água do rochedo era a figura dos dons espirituais de Cristo – 1Cor 10,1-6; o maná do deserto prefigurava a Eucaristia, “o verdadeiro Pão do Céu” – Jo 6,32:

É por isso que a Igreja, particularmente no advento, na quaresma e sobretudo na noite de Páscoa, relê e revive todos esses grandes acontecimentos da história da salvação no “hoje” da sua liturgia. Mas isto exige também que a catequese ajude os fiéis a se abrirem a esta compreensão “espiritual” da economia da salvação, tal como a liturgia da Igreja a manifesta e no-la faz viver. ’ CIC 1094/5.


Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque tudo preparastes para a nossa salvação, 'revelando-nos o verdadeiro pão da vida, alimento que sustenta a nossa fé e nos mantém unidos a Jesus mesmo em face das maiores adversidades'!  Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que tenhamos um coração simples, ofertando-nos ao Senhor e aos irmãos e através da nossa oferta, do nosso anúncio e testemunho, acolhamos e sejamos receptivos sempre à verdade que liberta e nela viver - Jo 8,31-32, amém!

Santo Atanásio, rogai a Deus por nós, para que sejamos dígnos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 02 de maio de 2017
       Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário