31.7.17

O GRÃO DE MOSTARDA. O FERMENTO - MATEUS 13,31-35 : REFLEXÃO DIÁRIA




Tanto a semente de mostarda quando é semeada na terra e o fermento colocado na farinha para preparar a massa do pão dependem de alguém nesse processo, mas germinam e crescem, respectivamente, sem a ação humana.... Há uma força interior que os leva a cumprir aquilo que na origem já lhes fora concebido...

São Paulo nos diz que ‘tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus ‘ – Rm 8,28-29. Assim aconteceu com Inácio de Loiola - que hoje a nossa Igreja faz memória, aproveitando sua convalescença, interessou-se pela vida de Jesus Cristo...

Semeia-se o grão de mostarda e tem-se uma árvore; coloca-se o fermento na massa e coze-se um delicioso pão; lê-se uma história divina e tem-se uma conversão...

Tanto ao semear, ao fazer o pão, ao ler a história de Jesus houve um interesse, um objetivo: o nosso querer e praticar; e do nosso gesto em realizar, novas ações se consolidaram em uma partilha bilateral entre nós e Deus, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

                                   

'Naquele tempo, Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”.

Jesus contou-lhes ainda outra parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, para se cumprir o que foi dito pelo profeta: ‘Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo’.' Mateus 13,31-35.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos ensinas que tudo que formos realizar para contribuir para o vosso Reino depende do aprendizado que exercitarmos - como a semente e o fermento, e tudo começa pequeno, vai crescendo paulatinamente, e muitas vezes podemos até ficar frustrados com os resultados e somos provados em nossa esperança e expectativas quanto ao que empreendemos, mas a vossa palavra nos dá força e coragem para continuar, perseverar .... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção e na força de vosso Espírito Santo, infunde em nós ‘o conhecimento do vosso mistério para levar-nos à obediência da fé – a vós ó Deus, o único sábio, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor...’ – Rm 16,25s. Amém!

Santa Maria, mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos sementes que frutifiquem e fermentos que cresçam e se desenvolvam, abundantemente, amém!

Santo Inácio de Loiola, Presbítero e Fundador da Companhia de Jesus – Jesuítas, Espanha, 1491-1556, rogai a Deus por nós, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

        Brasília-DF., 31 de julho de 2017
                Ana Miranda Bessa

30.7.17

'O TESOURO ESCONDIDO' - MATEUS 13,44-52 : REFLEXÃO DO PASTOR





'Concluímos hoje a leitura do capítulo treze do Evangelho segundo Mateus, que narra as parábolas do Reino. A Liturgia nos apresenta mais um conjunto de três parábolas contadas por Jesus: o tesouro escondido, a pérola preciosa e a rede lançada ao mar. Nelas, é ressaltada a atitude a ser cultivada por nós perante o Reino de Deus: a) a alegria e a disposição de desfazer-se de “todos os seus bens” para ficar com o bem maior encontrado; b) a prática da justiça segundo os critérios do Reino.
                                                    



O Reino de Deus é a pérola preciosa, o verdadeiro tesouro escondido a ser buscado em primeiro lugar, com alegria. Quem o encontra, tem tudo, ainda que não tenha outros bens. Embora revelado em Cristo, o Reino continua um tesouro a ser descoberto, a ser compreendido, acolhido e vivido no mundo de hoje, de tal modo que possamos suplicar ao Pai, de coração sincero e confiante: “venha a nós o vosso Reino!”. Esta parábola nos ajuda a pensar a respeito das nossas escolhas e a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça.

A parábola da rede lançada ao mar nos mostra a universalidade do Reino, aberto a todos, mas, ao mesmo tempo, baseado na justiça. Todos são chamados ao Reino de Deus; porém, a resposta exige a prática da justiça, da santidade querida por Deus. Os que praticam a maldade e a injustiça não tem lugar nele.

Quem segue a Cristo não pode viver de qualquer jeito, mas “de acordo com o projeto de Deus” (Rm 8,28). A Carta de São Paulo aos Romanos nos recorda o chamado que Deus nos faz a sermos “conformes à imagem de seu Filho” (Rm 8,29), recordando-nos que, por meio dele, Deus “nos tornou justos” (Rm 8,30).

Para tanto, é fundamental não perder a capacidade de discernir o que é justo e agradável a Deus. Conforme a primeira leitura, na sua belíssima oração, o rei Salomão suplica, com humildade, “um coração compreensivo”, “capaz de discernir entre o bem e o mal”. Em resposta, Deus lhe concede a “sabedoria para praticar a justiça” e “um coração sábio e inteligente” (1Rs 3,7-12). Na tradição sapiencial bíblica, as imagens do tesouro e da pérola serviam justamente para designar o valor incomparável da sabedoria que vem de Deus.

Em resposta, nós rezamos o Salmo 118, expressando o nosso amor pela Palavra de Deus e a nossa disposição em “escolher por herança”, isto é, como tesouro, “observar as palavras do Senhor”, a “lei do Senhor”, pois “vale mais do que milhões em ouro e prata”. Procure redescobrir o valor desse tesouro, durante a semana, dedicando-se mais a oração e a meditação da Palavra de Deus e, de modo especial, participando da Eucaristia.'

              PALAVRA DO PASTOR
                     O TESOURO ESCONDIDO
                       Dom Sergio da Rocha   
              Cardeal Arcebispo de Brasília – DF.


Em, 30 de julho de 2017
Ana Miranda Bessa

29.7.17

JESUS E MARTA - JOÃO 11,19-27 : REFLEXÃO DIÁRIA






A Igreja celebra a memória de Santa Marta – Discípula de Jesus. Marta, assim como seus irmãos, Maria e Lázaro, era muito amiga de Jesus. Diante da doença e da morte do irmão, exprimiu bela profissão de fé e esperança cristã, crendo no poder de Jesus de fazer os mortos recuperar a vida.
Liturgia

‘Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca... Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia’. Salmo 34.

José estava adoentado e os médicos não descobriam a causa do seu mal-estar... Por sugestão de uma colega ele foi a uma instituição pública beneficente onde existia especialistas.... Mas a crise da Saúde no Brasil está acentuada e José foi informado de que o atendimento estava sendo tão somente para os remanescentes... Novos, não!

Por indicação de uma pessoa amiga, José foi a um médico, perito na causa que o afligia e após atende-lo, por se tratar de um caso especial, o próprio médico, querendo acompanha-lo amiúde, encaminhou-o, justamente à instituição que não receberia novos pacientes... Este médico, era o seu titular!

Caríssimos, a alegria de José e familiares foi grandiosa e louvavam o Senhor nosso Deus e Pai por tanta bondade em trazer a pessoa certa, na hora certa, para socorrer José! Este fato é verídico, aconteceu em minha família... E fico a imaginar Marta indo ao encontro de Jesus chorando o irmão morto... Jesus lhe dizendo “Teu irmão ressuscitará.... Eu sou a Ressurreição e a Vida”, como nos narra João no evangelho de hoje:
                                     


'Naquele tempo, muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.

Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele to concederá”. Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.

Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto? ” Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.' João 11,19-27.

Se a doença de um ser amado nos aflige e angustia, muito mais nos angustia e entristece a sua morte e eis que Jesus chega, restituindo a vida daquele que se encontrava morto – Jo 11,43-44, porque Marta acreditou e professou a sua fé em Jesus, o Filho Amado de Deus – Jo 11,27.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo, nós acreditamos, confiamos e esperamos no Senhor e em Jesus Cristo nosso Senhor e por isso, como Marta vamos ao seu encontro porque ele é nosso refúgio e socorro nas provações e tribulações e como  vós, Senhor, ele também está sempre presente em nossas vidas e na vida dos nossos queridos! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, nós conhecemos e vivenciamos o vosso amor a  cada um de nós por Cristo vosso Filho amado e vos pedimos ó Pai, na força e na unção de vosso Espírito Santo, ajuda-nos Senhor a permanecermos no vosso amor para que o Senhor permaneça em nós - 1Jo 4,16, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos fortes nas provações e tribulações, fazendo a nossa parte naquilo que nos compete e possibilita realizar, mas buscando sempre Jesus, acreditando firmemente, confiando e esperando nEle! Amém!

Santa Marta, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém! 


Brasília-DF., 29 de julho de 2017
       Ana Miranda Bessa





28.7.17

EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA DO SEMEADOR - MATEUS 13,18-23 : REFLEXÃO DIÁRIA






Sempre admirei, admiro e aprecio as belas obras de arte... Aposentada, matriculei-me em uma Escola.... Como fazemos caminhada no calçadão do bairro, na primeira aula a professora me disse para eu observar as florzinhas que brotam aqui no chão do cerrado brasilense e assim fiz e faço .... São florzinhas mimosas, minúsculas, mas de uma beleza extraordinária em seu formato e cores variadas...

Contemplar a natureza e tudo o que nela contém nos mostra a sabedoria de Deus que tudo criou, para que abrindo-nos, vendo, conhecendo e analisando as suas características, conteúdo e finalidade, poderemos aprender e assimilar ensinamentos que nos edifiquem....

Jesus assim nos ensina ao fazer um paralelo, uma comparação entre a semente em seus vários estágios e lugares onde se encontra em relação com o nosso modo de ser, de acolher e de agir segundo a nossa fé, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
                                     

A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.

A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.
                                      


A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem outro sessenta e outro trinta”.' Mateus 13,18-23.

Pai Santo, Deus Eterno e todo poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque dia a dia, passo a passo, o Senhor vai nos ensinando, dando-nos o conhecimento e o entendimento da vossa Palavra para que sejamos edificados, produzamos bons, 
belos e saborosos  frutos e com a vossa graça pela unção de vosso Espírito Santo, possamos chegar à estatura de Cristo, nosso Senhor - Ef 4,12-13! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe,  para que ouvindo, meditando e vivenciando a palavra do Senhor, como a Senhora, professemos: ' Somos os servos do Senhor; faça-se em nós segundo a vossa Palavra!' - Lc 1,38. Amém!

Brasília-DF., 28 de julho de 2017
      Ana Miranda Bessa

27.7.17

O PORQUÊ DAS PARÁBOLAS - MATEUS 13,10-17 : REFLEXÃO DIÁRIA






Pessoa de coração simples, aberta e receptiva, não se estressa facilmente, vê e escuta amorosamente o próximo, compreende e entende a que este veio até ela...

Os discípulos de Jesus querem saber por que ele fala em parábolas... Sabe-se que as parábolas são exemplos do nosso dia a dia que Jesus utiliza para facilitar a nossa compreensão .... Mas existem pessoas que se encontram  com o coração fechado à boa nova do Reino, nada entendem, não querem e não buscam entender, como  os discípulos - quando em casa - pediam ajuda ao Mestre, e Jesus explicava-lhes como por exemplo, a parábola do joio – Mt 13,39s.

Caríssimos, mente e coração abertos e receptivos, amorosamente, peçamos ao Senhor que acolhamos e entendamos a sua palavra para bem fazermos a sua vontade, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: "Por que tu falas ao povo em parábolas? ” Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado.
                                         


Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem.

Desse modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.

Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram".' Mateus 13,10-17

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, ‘a vós louvor, honra e glória eternamente! ’ Graças Pai, porque nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em Jesus Cristo nosso Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria e entendimento, força e poder para bem discernirmos a vossa palavra e a vossa vontade em nossas vidas aonde quer que nós estejamos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a cultivarmos um coração amoroso e fértil, dócil e  simples para entendermos e acolhermos os mistérios do Reino dos Céus, amém!

Brasília-DF., 27 de julho de 2017
     Ana Miranda Bessa

26.7.17

SÃO JOAQUIM E SANTA ANA - PAIS DE MARIA : MATEUS 13,16-17 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja do Senhor celebra a memória de São Joaquim e Santa Ana – Pais de Maria. Joaquim e Ana – Século 1º a.C são venerados como os pais de Nossa Senhora e avós de Jesus. As promessas de Deus se cumprem graças à fé e à dedicação de pessoas simples que vivem o amor. Rezemos por todos os avós, neste seu dia, e busquemos neles a sabedoria de vida.
Liturgia

A alegria de sermos avós é uma feliz recompensa que nosso Deus e Pai nos concede.... É como receber um prêmio do amor divino de Deus para conosco vovós... 
Bem Aventurados Joaquim e Ana, pais de Maria, avós de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. 

É muito bom e gratificante poder compartilhar com os nossos filhos, a felicidade de ver as crianças crescendo e se desenvolvendo, nos dizendo vovô, vovó, em um abraço suave ou apertado toda vez que a gente se encontra ... Sempre querem um afago, um colinho, um abraço, um beijinho, recheados de bênçãos e elogios que sempre temos para dar...

Verdadeiramente como nos diz Eclesiástico: nossos netos são nossa melhor herança... A nossa descendência permanece para sempre – Eclo 44,1.10-15 e podemos agradecer, do fundo da nossa alma e do nosso coração: missão cumprida, graças a Deus!

Agradecidos e felizes, acolhamos a Palavra que nos salva, porque nossos olhos veem e nossos ouvidos ouvem, a voz amada dos netinhos a nos dizer, ou chamar, vovó, vovô, neste tempo favorável do Senhor quando lhes falamos e testemunhamos Jesus, Senhor da Vida Abundante, Caminho, Verdade e Vida:
                                                                



'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.' Mateus 13,16-17.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pela graça, dom e privilégio de sermos avós, e com toda a Igreja vos pedimos: “Ouvi-nos e atendei-nos, Senhor:

- Tornai, Senhor, vossa Igreja cada vez mais misericordiosa e atenta à realidade do povo sofrido.
- Concedei-nos sempre nos lembrar do bem que nossos antepassados realizaram e nos legaram.
- Ensinai a sociedade a superar o culto à fama e às celebridades e valorizar a retidão e a solidariedade.
- Abençoai e iluminai os pais na missão de educar os filhos no caminho da verdade e da vida.
- Cumulai os avós de saúde e alegria e dai que a nenhum idoso faltem o amor e os cuidados necessários’. Amém! Liturgia


Santa Maria, filha de Joaquim e Ana, Mãe de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador, com  Jesus e com vossos pais ó Virgem Maria, rogai a Deus por nós, por todas as famílias e em especial, por todos os vovôs e vovós do mundo inteiro! Amém!

Brasília-DF., 26 de julho de 2017 
      Ana Miranda Bessa

25.7.17

O PEDIDO DOS FILHOS DE ZEBEDEU - MATEUS 20,20-28 : REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja celebra a Festa de São Tiago Maior – Apóstolo. Tiago – Palestina, século 1º, filho de Zebedeu e irmão de João evangelista, recebeu de Jesus o chamado para fazer parte do grupo dos doze. Foi testemunha privilegiada de acontecimentos importantes da vida do Senhor e o primeiro apóstolo a conhecer o martírio. É considerado o primeiro evangelizador da Espanha.
Liturgia

Aprendi que é preferível errar por excesso do que por omissão e que em todas as oportunidades que eu tenha, devo manifestar o que penso e aspiro, dentro do meu limite de ação que se estende até o limite de ação do outro...

Todos queremos e almejamos ter esperança de um futuro seguro e para isso não medimos esforços no sentido de consegui-lo principalmente quando a perspectiva de o obter está nas mãos do Senhor. Assim fez a mãe e os filhos de Zebedeu e assim muitos de nós poderíamos ter feito também...


Jesus dialoga, expõe seu martírio e aos que estarão com ele no seu seguimento e lhes responde que o lugar que pretendem, não depende dele conceder, mas ao Pai... Jesus vê e sabe os pensamentos de seus discípulos e os admoesta, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “O que tu queres? ” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.

                                                            




Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? ” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”. ’ Mateus 20,20-28.

A palavra de Jesus aos seus discípulos quanto àqueles que detém o poder e oprimem seu povo, é tão atual que nos angustia quando sabemos ou vemos na mídia o sofrimento de pessoas em nosso continente, e de refugiados além-mar, com famílias e crianças, que deixam suas cidades, seu país e se aventuram mar a dentro, correndo risco de morte para buscarem um lugar tranquilo para morar ....

Os filhos de Zebedeu querem estar com Jesus, como nós também queremos estar com Jesus, e não sem sofrimentos, tribulações Jesus nos adverte....  Enquanto isso, ‘...suportemo-nos uns aos outros com amor, procurando conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, assim como é uma só a esperança da vocação a que fomos chamados; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; há um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos. ” Ef 4,1-6. 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ajuda-nos Senhor na força de vosso Espírito para que acolhendo a todos, respeitemo-nos mutuamente com amor fraterno e sejamos servidores fiéis, atentos e perseverantes na obra do Senhor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que produzamos frutos de santidade contribuindo para um mundo melhor, amém!


São Tiago Maior, Apóstolo, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!


Brasília-DF., 25 de julho de 2017
      Ana Miranda Bessa



24.7.17

O SINAL DE JONAS - MATEUS 12,38-42 : REFLEXÃO DIÁRIA







Uma pessoa  no Face, sentindo-se decepcionada, reclama que os amigos curtem as postagens sem ler, sem conhecer, nem refletir o seu conteúdo e porque assim está ocorrendo ela fez uma reflexão um pouco mais longa sobre
 o câncer  para 
que leiam, cobrando que compartilhem, expressando-se com um : ‘fiz, pronto’....

Assim acontece com a Palavra de Deus.... Em nosso tempo um Sacerdote que prega para multidões disse que as pessoas não querem conhecer os fundamentos da fé .... Hoje, vemos seus posts nas redes sociais com palavras curtas, semelhantes às expressões proverbiais...

Jesus de modo semelhante, responde a alguns mestres da lei e fariseus, classificando aquela geração como má, chamando a atenção para os sinais passados de Jonas e Salomão, advertindo-os quanto ao obscurantismo reinante que cega àqueles que ‘se obstinam em não reconhecer’ a ação de Deus na História da nossa salvação, como nos relata Mateus no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.

Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.
                                      


No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.' Mateus 12,38-42.

Caríssimos, diz-nos a Igreja que ‘Jesus liga a fé na ressurreição à sua própria pessoa: “Eu sou a ressurreição e a vida” – Jo 11,25. É Jesus mesmo quem no último dia, há de ressuscitar os que nele tiverem crido – Jo 5,24-25; 6,40 e que tiveram comido o seu corpo e bebido o seu sangue – Jo 6,54. Desde já, Ele fornece um sinal e um penhor disto, restituindo a vida de certos mortos – Mc 5,21-42; Lc 7,11-17; Jo 11, anunciando com isso a sua própria ressurreição, que no entanto será de outra ordem. Deste acontecimento único ele fala através do “sinal de Jonas” – Mt 12,40, do sinal do templo – Jo 2,19-22: anuncia a sua ressurreição que ocorrerá no terceiro dia depois de ser entregue a morte – Mc 10,34. ’ CIC 994.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos damos graças Senhor por vossa imensa glória por nos amar tanto e nos enviar Jesus Cristo vosso Filho amado para nos salvar – Jo 3,16, graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós ó Pai e em Jesus Cristo – maior que todos, e na unção de vosso Espírito Santo, proclamamos com Tomé: “Meu Senhor e meu Deus”, manifestando-vos e ao mundo a nossa felicidade porque mesmo não vendo o Senhor, testemunhamos a nossa fé Nele - Jo 20,24-29!

Pai Amado, ajuda-nos Senhor para que perseverando na fé em Jesus Cristo, vejamos o seu sinal diário na Palavra, na Santa Eucaristia como sua presença viva no meio de nós para ajudar-nos na nossa conversão e fazermos a sua vontade - Lc 22,19-20; Mt 28,20; Mc 1,15, amém!


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte, amém!

Brasília-DF., 24 de julho de 2017 
     Ana Miranda Bessa

23.7.17

'PARÁBOLAS DO REINO' - MATEUS 13,24-43 - REFLEXÃO DO PASTOR






'Neste Domingo do Tempo Comum, continuamos a ler as parábolas do Reino que integram o capítulo treze do Evangelho segundo Mateus, iniciado com a parábola do semeador, proclamada no último domingo. A Liturgia nos apresenta hoje um conjunto de três parábolas contadas por Jesus. A mais longa é a parábola do trigo e do joio, narrada apenas por Mateus. As outras duas, sobre o grão da mostarda e o fermento, são narradas também por Marcos e Lucas.
                                           



A parábola do joio e do trigo é explicada pelo próprio Jesus. Os discípulos de Cristo vivem no mundo onde coexistem o joio e o trigo. O dono da plantação e da colheita é uma figura de Deus, justo e paciente, que oferece oportunidade de conversão. Os servos que trabalhavam naquele campo achavam que o problema do joio poderia ser resolvido rapidamente, baseando-se estritamente na lógica da justiça sem a misericórdia, que gera impaciência e intolerância. Justiça e misericórdia andam juntas e se exigem mutuamente. No mundo de hoje, em meio a tantos males, é preciso cuidado para não perder o trigo ao pretender arrancar o joio. Além disso, não se pode reduzir o "campo" onde vivemos ao "joio", nem se deve jamais desacreditar na força do "trigo", pois os justos "brilharão como o sol no reino de Deus" (Mt 13,43).

As outras duas parábolas falam do Reino ressaltando a força do que parece frágil como uma semente, ou insignificante como o fermento. A semente de mostarda, embora pequena, tem força para produzir uma árvore. O fermento, de modesta aparência, oculto em meio à farinha, tem força de fazer crescer a massa.

O livro da Sabedoria também nos mostra que a justiça e a misericórdia estão juntas em Deus, convidando o justo a "ser humano", isto é a praticar a justiça com a clemência. O autor assim se dirige a Deus: "ensinaste que o justo deve ser humano e a teus filhos deste a confortadora esperança de que concedes o perdão aos pecadores" (Sb 12,19). Para ser justo, é preciso ser misericordioso; para ser misericordioso, é preciso ser justo.

Segundo a Carta de S. Paulo aos Romanos, Deus se mostra clemente vindo "em socorro da nossa fraqueza" por meio do Espírito Santo. Sem ele, não sabemos orar de modo justo (Rm 8,26-27).

"Quem tem ouvidos ouça" (Mt 13,43), é a frase conclusiva do texto do Evangelho proclamado. Esta advertência, que já se encontrava na parábola do semeador, se repete como um refrão, convidando-nos a escutar com atenção e a acolher com fé a boa nova do Reino anunciada por Jesus.' 

               PALAVRA DO PASTOR
                       PARÁBOLAS DO REINO
                        Dom Sergio da Rocha

                Cardeal Arcebispo de Brasília – DF.

Em, 23 de julho de 2017
   Ana Miranda Bessa

22.7.17

APARIÇÃO A MARIA MADALENA - JOÃO 20,1-2.11-18 : REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja celebra a memória de Santa Maria Madalena – Discípula de Jesus. Madalena – Palestina, século 1º, segundo os evangelhos, foi a primeira testemunha da ressurreição de Jesus e grande colaboradora em sua missão, seguindo-o até a cruz. Exemplo de fé e de dedicação ao evangelho, procurou retribuir ao Senhor o sublime amor dele recebido.
Liturgia

A correspondência do amor que é amado se manifesta no desejo ardente e constante de estar sempre com a pessoa amada porque se é como alma gêmea que se nutre de uma mesma fonte e o coração se funde em um mesmo ritmo, como uma só vida, uma só alma que só a reciprocidade deste amor pode entender...

A ausência, o tempo, a distância longe de nos afastar do amado, nos une ainda mais em um liame de amor que nos assegura sermos um do outro e o querer sentir o seu cheiro, ver e tocar nas coisas do amado, podem preencher o vazio, aparentemente deixado por ele...

Assim aconteceu com Maria Madalena, que ‘muito amou’ o Senhor e querendo ver pelo menos o seu corpo inerte, vai a sua procura mas não o encontrando, chora.... E eis que simultaneamente, o próprio amado vem ao seu encontro e dialoga com ela, diz o seu o nome, ela o vê e o escuta, como nos narra João no evangelho de hoje:

'No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.

Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
                                            



Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras? ” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras? ” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.

Então Jesus disse: “Maria! ” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor! ”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.' João 20,1-2.11-18.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças Senhor pela vossa imensa glória, porque Maria Madalena buscou Jesus, vosso Filho amado e ele veio ao seu encontro... Nós, hoje, quando o buscamos Ele também vem ao nosso encontro, cumprindo a sua promessa de que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 28,20! E verdadeiramente está em nossas mentes, em nossos corações e de forma concreta na sua Palavra e quando participamos da Santa Eucaristia – Lc 22,19-20! Graças, Pai, glórias e louvores a vós Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que como a Senhora e como Maria Madalena sejamos anunciadores, portadores e testemunhas da boa nova do Senhor, aonde quer que nós estejamos, amém!

Santa Maria Madalena, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 22 de julho de 2017
         Ana Miranda Bessa



21.7.17

ARRANCANDO ESPIGAS NO SÁBADO - MATEUS 12,1-8 : REFLEXÃO DIÁRIA





Amar a Deus e ao próximo sobrepõe-se às convenções e preceitos em todas as circunstâncias de nossas vidas onde o bom senso, o discernimento correto e a misericórdia devem sobrepor, prevalecer...

Jesus no evangelho de hoje distingue e ressalta a importância do homem nas situações de risco iminentes em relação aos preceitos da lei tornando-os secundários para beneficiar àquele.

Acolhamos a palavra que nos ensina e exorta quanto ao valor que temos diante de nosso Deus e Pai, como nos diz Jesus no evangelho de hoje, narrado por Mateus:

'Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado! ”

Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?
                                           



Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”. ' Mateus 12,1-8.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘ O Evangelho relata numerosos incidentes em que Jesus é acusado de violar a lei do sábado. Mas Jesus nunca profana a santidade desse dia - Mc 1,21; Jo 9,16. Dá-nos com autoridade a sua autêntica interpretação: “ O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado” – Mc 2,27. Movido por compaixão, Cristo se permite no “dia de sábado fazer o bem de preferência ao mal, salvar uma vida de preferência a matar – Mc 3,3. O sábado é o dia do Senhor das misericórdias da honra de Deus – Mt 12,5; Jo 7,23. O Filho do Homem é senhor até do sábado” –Mc 2,28’. CIC 2173

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai por nos ensinar a ver e valorizar prioritariamente a necessidade do próximo para assisti-lo e ajuda-lo com amor e misericórdia aonde quer que nós estejamos...

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, ajuda-nos Senhor a percebermos a necessidade dos irmãos, a sermos bons e prestativos, colocando-nos a vosso serviço e a serviço daqueles, escutando e compreendendo a voz de Jesus para fazer a Sua vontade, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos solidários e fraternos com os mais necessitados, amém!


          Brasília-DF., 21 de julho de 2017

                  Ana Miranda Bessa

20.7.17

JESUS É MESTRE COM FARDO LEVE - MATEUS 11,28-30 : REFLEXÃO DIÁRIA





Só podemos dar o que temos e só podemos compreender a necessidade do outro e ajudá-lo, quando passamos por dificuldades... Quando Jesus nos diz que no mundo teremos tribulações, mas que tenhamos coragem porque ele venceu o mundo – Jo 16,33, é um consolo, a esperança de uma certeza pela expectativa de um coração misericordioso sempre disponível que nos acolhe com amor...

Jesus se oferece, se doa integralmente por cada um de nós. Acolhamos a sua palavra que nos conforta, edifica:
                                        



'Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse:  “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.' Mateus 11,28-30.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque o Senhor se faz presente em nossas vidas! 


Graças Pai porque com o Espírito Santo, toda a Igreja acolhe os vossos filhos fatigados, sofridos, que buscam guarida para suas angústias e tristezas e onde exista uma Igreja, um sacerdote, podemos ser acolhidos e integrados à comunidade, fortalecidos pela Santa Eucaristia, graças Pai! Nós vos amamos Senhor e amamos a vossa Igreja, vossa casa, onde nos sentimos como irmãos, filhos do mesmo Pai! Graças Pai, glórias e louvores a vós Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja vos pedimos: ‘Senhor, ajudai e protegei:

- A Igreja missionária, sacramento do amor de Deus pelos sofredores e desanimados;

- Àqueles que, percorrendo os caminhos da política e do ativismo social, se propõem libertar os pobres e aliviar o fardo dos fracos;

- Os fiéis que se sentem responsáveis pelo anúncio do reino de Deus;

- Os profissionais da saúde que se dedicam com amor aos doentes;


- Os amigos de perto e de longe cuja amizade traz alento e alegria para nossa vida. ’ Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a vivenciarmos diariamente a Palavra, a oração, a contemplação, a escuta, buscando sempre Jesus para nele descansar, porque é  o Senhor da Vida, Caminho e Verdade que nos leva ao Pai – Jo 14,6! Amém!

Brasília-DF., 20 de julho de 2017
      Ana Miranda Bessa


19.7.17

A REVELAÇÃO AOS PEQUENOS - MATEUS 11,25-27 : REFLEXÃO DIÁRIA







O conhecimento e a intimidade com Deus nos levam a uma adesão em fazer a sua vontade e a reconhecer a nossa pequenez diante de um Deus e Pai que nos fez e que nos ama com amor eterno - Sl 136, para compreender que tudo o que somos, temos e amamos procedem dele, nosso Criador!

Ser pequeno no plano de Deus para nossa salvação, não é aparentar ou nos apresentar diante dos outros de modo compungido, taciturno, porque se assim o fizermos, revelar-se-á para o outro, ser falsa a nossa compunção...

Ser pequeno, simples, humilde, pobre de coração, é uma conduta natural e permanente; é uma graça e um dom de Deus, e a nossa coerência de bons gestos e atitudes é que predomina em todas as nossas ações, e isto é agradável, é louvável ao Senhor Nosso Deus e Pai, como nos ensina Jesus.
                                           


'Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.

Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. ’ Mt 11,25-27.

Caríssimos, “estas coisas", deve ser entendido de um modo geral como referindo-se aos “mistérios do Reino – Mt 13,11”, revelados aos “pequeninos”, isto é, aos discípulos conforme Mt 10,42, mas escondidos aos “sábios”, isto é, aos fariseus e aos seus doutores. ’
B.Jerusalém

Dentre outros, diz-nos a Igreja do Senhor 'que a exclamação de Jesus nesta oração: “Sim, Pai!” exprime o fundo de seu coração, sua adesão ao “arbítrio” do Pai, como num eco ao “Fiat” de Sua Mãe na sua concepção e como prelúdio àquele que dirá ao Pai em sua agonia. Toda a oração de Jesus está nesta adesão amorosa de seu coração de homem ao “mistério da vontade” do Pai – Ef 1,9. ' CIC 2603.


Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque tudo procede de vós, nosso Criador! Nós vos amamos, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças Pai por vossa imensa glória, porque em Jesus Cristo nos ensinas a que sejamos simples de coração, amando-vos e aos irmãos para sermos acolhidos em vosso coração misericordioso! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para que nos ilumine e nos inspire a vos louvarmos sempre, assim como Jesus vos louva!


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a fazermos a vontade do Pai, revelando-o aos irmãos, assim como a Senhora o revela ao mundo e às nações, fazendo-se Mãe de todos! Amém!


Brasília-DF., 19 de julho de 2017
         Ana Miranda Bessa

18.7.17

A INCREDULIDADE DAS CIDADES DA GALILÉIA - MATEUS 11,20-24 : REFLEXÃO DIÁRIA






Ao iniciarmos o curso na faculdade éramos cinquenta alunos e destes, apenas dezesseis, concluímos.... Em um seminário local, dezoito jovens iniciaram e apenas dois se formaram sacerdotes... A história da nossa salvação tem muitos paradigmas que nos mostram quão poucos são os que perseveram...

Na vida, tudo é uma conquista que começa em nossa concepção... São muitas as dificuldades e tribulações que enfrentamos – Jo 16,33 e muitos buscam o caminho fácil da porta larga, que não edifica, não agrada a Deus porque regra geral, é fruto de iniquidades – Mt 7,13-14.

Nosso Deus e Pai, enviou-nos Jesus seu Filho amado para que o ouvíssemos – Jo 3,16; Mt 17,1-8, e o salmista nos diz para que ouçamos a voz do Senhor e não fechemos o coração – Sl 94,8! Acolhamos a palavra que nos salva, narrada por Mateus:

'Naquele tempo, Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido.

“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza.
                                                 


Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós! ”' Mateus 11,20-24.

A Igreja do Senhor nos diz que ‘Na linha dos profetas – Dn 7,10; Jl 3-4; Ml 3,19 e de João Batista - Mt 3,7-12, Jesus anunciou na sua pregação o Juízo do Último Dia. Então será revelada a conduta de cada um - Mc 12,38-40 e o segredo dos corações – Lc 12,1-3; Jo 3,20-21; Rm 2,16; 1 Cor 4,5. Será também condenada a incredulidade culpada que fez pouco caso da graça oferecida por Deus – Mt 11,20-24; 12,41-42. A atitude em relação ao próximo revelará o acolhimento ou a recusa da graça e do amor divino - Mt 5,22;7,1-5...’. CIC 678.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque os testemunhos, sinais, milagres e prodígios de Jesus na vida de nossos antepassados, de nossos pais e de nós mesmos nos levaram, na graça e na força de vosso Espírito Santo, a acreditar e a perseverar no Senhor da Vida! 

Graças Pai porque a vossa Palavra que é viva e eficaz – Hb 4,12-13 penetra as nossas mentes e os nossos corações, animando-nos dia a dia para fazermos a vossa vontade, buscando a nossa conversão, motivo de nossa alegria e esperança, que nos leva a vos anunciar e testemunhar em todas as circunstâncias... Graças Pai, glórias e louvores a vós Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e pelas famílias para que todos sejamos  revigorados através da fé, do diálogo, da perseverança, como filhos amados do Pai e cidadãos do céu, agindo, acreditando, confiando e esperando no Senhor! Amém!

Brasília-DF., 18 de julho de 2017
      Ana Miranda Bessa

17.7.17

NÃO A PAZ, MAS A ESPADA. ACOLHER O ENVIADO É ACOLHER A QUEM O ENVIA - MATEUS 10,34-11,1 : REFLEXÃO DIÁRIA





A sabedoria divina inerente em nós nos revela a brevidade de vida na terra como muito bem nos diz Davi, ‘O Homem!... Seus dias são como a relva: ele floresce como a flor do campo; roça-lhe um vento e já desaparece, e ninguém mais reconhece o seu lugar – Sl 103,15’!

Nosso Deus e Pai que nos ama com amor eterno e quer que o amemos e aos irmãos como a nós mesmos – Sl 136; Mt 22,34-40, infundiu em nós sua centelha ou fagulha divina ‘impressa sobre nós, porque fomos criados à sua imagem e marcados com o selo batismal, que faz de nós cristãos “filhos da luz’” – Lc 16,8; Jo 8,12s; 1Ts 5,5; Ef 5,8;
Sl 4 – B. Jerusalém, para inspirar em nós o desejo da vida eterna, seguindo o Caminho de Jesus que é Verdade e Vida, que nos conduz ao Pai – Jo 14,6! Portanto, se perdermos a nossa vida por causa de Jesus, ofertando-a ao seu seguimento e a seu serviço, vamos encontra-la Nele!

Infelizmente muitos de nós ainda somos apegados às coisas e pessoas que passam, quando deveríamos ver como coisas tudo que está à nossa disposição, criando laços, vínculos de amor desprendidos mas responsáveis e conviver com as pessoas em harmonia, acolhendo-as, respeitando-as, ajudando-nos mutuamente em solidariedade e fraternidade e, tendo Jesus como fonte e centro de união em  nossas vidas! Acolhemos a sua palavra:
                                            


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra.

E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo.

Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.' Mateus 10,34-11,1.

Caríssimos, parece-nos à primeira leitura do evangelho de hoje que Jesus dispõe de espadas para formar um exército.... Mas Jesus é ‘manso’ – nos toca e se deixa tocar; é ‘humilde de coração’, tem compaixão e nos acolhe a todos que o buscam .... São Paulo nos diz que ‘a espada do Espírito, é  a palavra de Deus; viva, e eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes…’ Ef 6,14s; Hb 4,12-13! Isto posto, as leis do Senhor nosso Deus são colocadas em nossas mentes e inscritas em nossos corações - Hb 8,10s, para distinguir o bem do mal, o justo do injusto....

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos louvamos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças Pai, porque em Jesus Cristo, o Senhor fez novas todas as coisas – 2Cor 5,17; Ap 21,5, mostrando-nos a fragilidade desta vida para  agirmos segundo a vossa vontade, infundindo em nós a esperança na vida eterna! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos embaixadores da paz e do amor de Jesus Cristo Senhor nosso a começar em nossa casa, com nossos familiares e aonde quer que nós estejamos, amém!

‘Beato Inácio de Azevedo – Presbítero e Mártir – Portugal, 1526-1570, da Companhia de Jesus em sua segunda missão ao Brasil, ele e seus 39 companheiros foram martirizados depois de terem o navio atacado por piratas’, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 17 de julho de 2017
        Ana Miranda Bessa

16.7.17

O SEMEADOR - MATEUS 13,1-23 : 'A PALAVRA SEMEADA' - REFLEXÃO DO PASTOR







'O Evangelho segundo Mateus, que estamos lendo nos domingos do Tempo Comum deste ano, nos apresenta a parábola do semeador (Mt 13,1-23). Com o seu característico estilo catequético, Mateus organiza a narrativa em três partes: a) a parábola do semeador (v. 3-9); b) a finalidade das parábolas (v. 10-17); c) a explicação desta parábola (v. 18-23).
                                     



Esta parábola põe em relevo a ação de Deus que semeia por toda parte e, ao mesmo tempo, a importância do terreno que acolhe a semente. Quando há “terra boa”, isto é, quando a palavra é ouvida e compreendida, a semente frutifica. Daí, a insistência sobre a atitude de “escutar e compreender”, ao falar da finalidade das parábolas. Aos discípulos, é “dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus”, transmitido pelas parábolas, porque sendo discípulos, escutam, compreendem e acolhem a Palavra. Aqueles que não creem em Jesus, fechados em seu “coração insensível”, “olham, mas não veem”; “ouvem, mas não escutam”. As parábolas são obscuras para aqueles que não têm a abertura de coração ou disponibilidade para escutar e acolher a palavra de Jesus. Aparece uma séria advertência a respeito das consequências do pouco que se tem na escuta e acolhida da Palavra: a pessoa que tem, receberá cada vez mais; quem pouco tem, acabará perdendo o pouco que pensa ter. Apesar de ressaltar o fechamento e a rejeição, Mateus apresenta como felizes não apenas os “olhos que veem”, mas também os “ouvidos que escutam”.

Por fim, na explicação da parábola do semeador, é destacada a força da Palavra semeada. Apesar dos obstáculos (pássaros, terreno pedregoso, espinhos), no final, a colheita é abundante, embora diversificada. A força da semente, fecundada por Deus, é também ressaltada pelo profeta Isaías (Is 55,10-11), recorrendo à imagem da chuva que cai do céu, tão esperada pelos agricultores para fecundar as sementes colocadas na terra. Deus não é apenas o semeador; é quem torna fecundas as sementes, fazendo-as produzir muitos frutos.

Na Carta aos Romanos (Rm 8,18-23), S. Paulo usa a imagem do “parto” para falar da nova criação, “libertada da escravidão da corrupção”, que aguardamos ansiosamente. A nova criação é dom de Deus, que deve ser acolhido mediante a escuta e vivência da sua Palavra. Em resposta à Palavra meditada, somos convidados a ser a “terra boa”, que ouve, compreende e acolhe o que Deus nos fala, rezando o salmo 64, que pode ser chamado o canto da colheita: “A semente caiu em terra boa e deu fruto!”.'


             PALAVRA DO PASTOR
                      A PALAVRA SEMEADA
                       Dom Sergio da Rocha
              Cardeal Arcebispo de Brasília- DF.

Em, 16 de julho de 2017
   Ana Miranda Bessa


15.7.17

TESTEMUNHAR SEM MEDO - MATEUS 10,24-33 : REFLEXÃO DIÁRIA






Vislumbrar uma alegria plena mesmo nas adversidades e vicissitudes no nosso dia a dia é o desejo de todos nós que acreditamos, confiamos e esperamos em Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador... E, como João Batista, o último dos profetas a anunciar e ver o Messias o testemunhou, com ele, também nós, testemunhemos que Jesus é a nossa alegria e ela é completa – Jo 3,27-29!

João Batista, os Apóstolos de Jesus, os missionários e os mártires do nosso tempo, testemunharam a fé em Jesus Cristo, Filho amado do Pai que nos ama com amor eterno – Sl 136. Jesus nos exorta  como discípulos, sejamos como o mestre e como servos, sejamos como nosso senhor, parecidos portanto com eles, recebendo deles  o aprendizado que nos dê sabedoria, humildade e temor a Deus, Senhor da Vida!

Caríssimos, se até os cabelos da nossa cabeça estão todos contados e os pardais estejam sob os cuidados do Pai, nos mostram que nada escapa ao Senhor nosso Deus, Criador de tudo e de todos!

Acolhamos a palavra que nos salva e sintamo-nos como crianças aos quais nós pais cuidamos com amor e proteção, porque assim também o faz para conosco, nosso Deus e Pai, em Cristo Jesus:

'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!                                      


Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!

Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.

Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.' Mateus 10,24-33.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘ O discípulo de Cristo não deve apenas guardar a fé e nela viver, mas também professá-la, testemunhá-la com firmeza e difundi-la: “Todos devem estar prontos a confessar Cristo perante os homens, segui-lo no caminho da Cruz entre perseguições que nunca faltam à Igreja. O serviço e o testemunho da fé são requisitos da salvação: o declarar-se por Jesus, com Jesus e em Jesus, e acolhe-lo sempre...’. CIC 1816.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos louvamos, nós vos bendizemos e vos damos graças Senhor pela vossa imensa glória, porque pela força de vosso Espírito Santo podemos professar ‘Jesus é Senhor’ – 1 Cor 12,3, para anuncia-lo e testemunha-lo com alegria aonde quer que nós estejamos! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que sejamos verdadeiros e fiéis seguidores e servidores do Senhor em quaisquer circunstâncias de nossas vidas, amém!

São Boaventura – Bispo e Doutor da Igreja – 1218-1274, considerado “segundo fundador e pai” da Ordem Franciscana, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 15 de julho de 2017

 Ana Miranda Bessa



14.7.17

OS MISSIONÁRIOS SERÃO PERSEGUIDOS - MATEUS 10,16-23 : REFLEXÃO DIÁRIA




Quando temos um ideal de vida, um projeto a médio ou longo prazo o abraçamos firmemente e vamos adiante mesmo quando surgem adversidades, tribulações no caminho.... Somos fortalecidos porque olhamos além das aparências e todo o nosso esforço, com a graça de Deus, nos é recompensado... Assim foi comigo durante nove anos quando fiz o curso técnico e a faculdade a noite, trabalhando durante o dia...

Anunciar e testemunhar o Reino de Deus, não foi fácil para aqueles que conviveram com Jesus e ainda hoje não é... As ideologias, ou as atrações mundanas - que passam, na maioria dos seguimentos da sociedade subliminarmente podem induzir, encaminhar muita gente para aquelas, tornando-as prioridade em suas vidas em relação ao que permanece, que é, a vida em Cristo!

Para vivermos em Cristo é preciso acolhe-lo, conhece-lo, ter fé, ter intimidade, perseverança – mesmo quando perseguidos, e ter esperança na vida eterna que ele propõe a todos que queiram ser salvos e àquela, aspiram, como nos narra Mateus:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.                                     


Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.

O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. Vós sereis odiados por todos por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que venha o Filho do Homem."' Mateus 10,16-23.

Diz-nos a Igreja que ‘Podemos esperar, pois, a glória do céu prometida por Deus aos que o amam – Rm 8,28-30 e fazem sua vontade – Mt 7,21. Em qualquer circunstância, cada qual deve esperar, com a graça de Deus, “perseverar até o fim” – Mt 10,22 e alcançar a alegria do céu como recompensa eterna de Deus pelas boas obras praticadas com a graça de Cristo. Na esperança, a Igreja pede que “todos os homens sejam salvos” – 1Tm 2,4. Ela aspira a estar unida a Cristo, seu Esposo, na glória do céu. ’ CIC 1821.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, eu vos louvo, vos glorifico e vos dou graças ó Pai, por me acolheres e eu poder testemunhar a vossa presença na minha vida e na vida dos meus queridos, graças Pai! Como é maravilhosa a história da nossa salvação: o Senhor tudo preparou para nos reconciliar e nos resgatar para vós, em Cristo Jesus, deixando-nos Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida para nos conduzir a vós – 2Cor 5,18;1Pd 1,19; Mt 28,20; Jo 14,6! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, capacita-nos e faze-nos dignos Senhor para acolhermos o Espírito Santo e sermos canais da vossa graça e ‘iluminados por Ele, saibamos converter os conflitos em força de maturação’ para falar de vós e vos testemunhar aonde quer que nós estejamos - Jo 14,26; At 1,8! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para sermos ‘cumulados de simplicidade e prudência quando a serviço do evangelho’ do Senhor, amém!


Brasília-DF., 14 de julho de 2017 
 Ana Miranda Bessa

13.7.17

MISSÃO DOS DOZE - MATEUS 10,7-15 : REFLEXÃO DIÁRIA






Aprendi que ‘o homem se perde quando dominado pelas emoções’ e em sendo assim, é necessário que tenhamos prudência e critério em tudo que formos empreender... Peçamos sempre ao Espírito Santo que nos dê sabedoria e discernimento em nossa conduta para com terceiros e com tudo que formos realizar...

Jesus ensina aos seus discípulos como agirem em missão... Recomenda-lhes que se comportem prudentemente onde hospedar-se, informando-se preliminarmente se as pessoas são dignas e merecedoras de confiança para que com elas possam ficar, desejando-lhes a paz e se alguém os rejeitar, que saiam dali, como nos narra Mateus:
                                            


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!

Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida.

Ao entrardes numa casa, saudai-a. Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. Se alguém não vos receber nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.' Mateus 10,7-15.

'“Curai os enfermos! ” – Mt 10,8. Esta missão, a Igreja a recebeu do Senhor e esforça-se por cumpri-la tanto pelos cuidados aos doentes como pela oração de intercessão com que os acompanha. Ela crê na presença vivificante de Cristo, médico da alma e do corpo. Esta presença age particularmente através dos sacramentos e, de modo especial, pela Eucaristia, pão que dá a vida eterna – Jo 6, 54.58 a cujo liame com a saúde corporal São Paulo alude – 1Cor 11,30.' CIC 1509.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, com toda a Igreja, nós acreditamos, confiamos e esperamos em Jesus Cristo, nosso Salvador! Graças Pai pelo cuidado que tens para conosco vossos filhos amados, curando as nossas enfermidades, ressuscitando os mortos, purificando os leprosos, expulsando os demônios, gratuitamente, porque os dons são vossos e a vossa gratuidade na nossa cura e salvação, é estendida a todos que vos buscam! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, ajuda-nos Senhor a estarmos sempre abertos e receptivos aos vossos sinais para acolhermos a vossa bondade e a vossa misericórdia, que são eternas, anunciando-vos e testemunhando-vos aonde quer que nos estejamos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a permanecermos em unidade com o Senhor e com os irmãos, sendo fiéis, perseverantes e fecundos seguidores e servidores do seu reino de paz e de amor! Amém!

Brasília-DF., 13 de julho de 2017
       Ana Miranda Bessa

12.7.17

ESCOLHA DOS APÓSTOLOS. RECEBEM INSTRUÇÕES - MATEUS 10,1-7 : REFLEXÃO DIÁRIA






O amor e a misericórdia do Senhor nosso Deus e Pai se estendem a todos aqueles que escancarando os seus corações, o acolhem! Sempre dizemos que o amor constrói, edifica, e também, multiplica, porque procede da fonte que é Deus e Deus é Amor – 1Jo 4,16! Quando se ama, se é feliz e se deseja que todos também sejam felizes...

Deus ama o Filho e assim o declarou – Mt 3,17;17,5; Deus ama o mundo e querendo os homens e as mulheres junto de si de novo – Gn 3,8, enviou-nos Jesus – Jo 3,16, e Jesus escolhe Doze outros porque ama como o Pai! Multiplicou os trabalhadores, estendendo-lhes a ação e o poder de realizar o que com ele aprenderam, e aqueles, fazendo a vontade de Deus, nos deixaram a sua Palavra, o anúncio e o testemunho para o seguimento do Senhor!

Acolhamos a Palavra de Jesus que nos exorta, orienta, como e onde servir e nos adverte quanto à desavenças e divisões, conforme nos narra Mateus no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.
                                              


Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.' Mateus 10,1-7.

Assim como os primeiros discípulos foram chamados, diz-nos a Igreja do Senhor, que ‘Todos os homens são chamados a entrar no Reino. Anunciado primeiro aos filhos de Israel, este Reino messiânico está destinado a acolher os homens de todas as nações – Mt 8,11; 28,19. Para ter acesso a ele, é preciso acolher a palavra de Jesus:

Pois a palavra do Senhor é comparada à semente semeada no campo: os que a ouvem com fé e são contados no número da pequena grei de Cristo receberam o próprio Reino; depois, pela sua própria força, a semente germina e cresce até ao tempo da messe. ’ CIC 543.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos acolhestes com amor e carinho quando estávamos como ovelhas perdidas e vos buscamos e o Senhor nos acenou, nos acolheu e aqui estamos, graças Pai! Graças Pai, pelos nossos pais e por todas as pessoas que contribuíram com os seus testemunhos de fé e que pela vossa graça, perseveramos em vosso caminho! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, ajuda-nos Senhor, na força de vosso Espírito Santo, a sermos anunciadores e testemunhas fiéis e perseverantes do vosso amor para conosco às ovelhas perdidas deste tempo, disponibilizando-nos e possibilitando-nos ao serviço do vosso Reino, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a sermos como a Senhora discípula, a estarmos sempre abertos e receptivos à gratuidade do amor e da misericórdia do Senhor, servindo-o como ele nos chama  para servi-lo, amém!

Brasília-DF., 12 de julho de 2017
         Ana Miranda Bessa