17.7.17

NÃO A PAZ, MAS A ESPADA. ACOLHER O ENVIADO É ACOLHER A QUEM O ENVIA - MATEUS 10,34-11,1 : REFLEXÃO DIÁRIA





A sabedoria divina inerente em nós nos revela a brevidade de vida na terra como muito bem nos diz Davi, ‘O Homem!... Seus dias são como a relva: ele floresce como a flor do campo; roça-lhe um vento e já desaparece, e ninguém mais reconhece o seu lugar – Sl 103,15’!

Nosso Deus e Pai que nos ama com amor eterno e quer que o amemos e aos irmãos como a nós mesmos – Sl 136; Mt 22,34-40, infundiu em nós sua centelha ou fagulha divina ‘impressa sobre nós, porque fomos criados à sua imagem e marcados com o selo batismal, que faz de nós cristãos “filhos da luz’” – Lc 16,8; Jo 8,12s; 1Ts 5,5; Ef 5,8;
Sl 4 – B. Jerusalém, para inspirar em nós o desejo da vida eterna, seguindo o Caminho de Jesus que é Verdade e Vida, que nos conduz ao Pai – Jo 14,6! Portanto, se perdermos a nossa vida por causa de Jesus, ofertando-a ao seu seguimento e a seu serviço, vamos encontra-la Nele!

Infelizmente muitos de nós ainda somos apegados às coisas e pessoas que passam, quando deveríamos ver como coisas tudo que está à nossa disposição, criando laços, vínculos de amor desprendidos mas responsáveis e conviver com as pessoas em harmonia, acolhendo-as, respeitando-as, ajudando-nos mutuamente em solidariedade e fraternidade e, tendo Jesus como fonte e centro de união em  nossas vidas! Acolhemos a sua palavra:
                                            


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra.

E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo.

Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.' Mateus 10,34-11,1.

Caríssimos, parece-nos à primeira leitura do evangelho de hoje que Jesus dispõe de espadas para formar um exército.... Mas Jesus é ‘manso’ – nos toca e se deixa tocar; é ‘humilde de coração’, tem compaixão e nos acolhe a todos que o buscam .... São Paulo nos diz que ‘a espada do Espírito, é  a palavra de Deus; viva, e eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes…’ Ef 6,14s; Hb 4,12-13! Isto posto, as leis do Senhor nosso Deus são colocadas em nossas mentes e inscritas em nossos corações - Hb 8,10s, para distinguir o bem do mal, o justo do injusto....

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos louvamos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças Pai, porque em Jesus Cristo, o Senhor fez novas todas as coisas – 2Cor 5,17; Ap 21,5, mostrando-nos a fragilidade desta vida para  agirmos segundo a vossa vontade, infundindo em nós a esperança na vida eterna! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos embaixadores da paz e do amor de Jesus Cristo Senhor nosso a começar em nossa casa, com nossos familiares e aonde quer que nós estejamos, amém!

‘Beato Inácio de Azevedo – Presbítero e Mártir – Portugal, 1526-1570, da Companhia de Jesus em sua segunda missão ao Brasil, ele e seus 39 companheiros foram martirizados depois de terem o navio atacado por piratas’, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 17 de julho de 2017
        Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário