25.7.17

O PEDIDO DOS FILHOS DE ZEBEDEU - MATEUS 20,20-28 : REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja celebra a Festa de São Tiago Maior – Apóstolo. Tiago – Palestina, século 1º, filho de Zebedeu e irmão de João evangelista, recebeu de Jesus o chamado para fazer parte do grupo dos doze. Foi testemunha privilegiada de acontecimentos importantes da vida do Senhor e o primeiro apóstolo a conhecer o martírio. É considerado o primeiro evangelizador da Espanha.
Liturgia

Aprendi que é preferível errar por excesso do que por omissão e que em todas as oportunidades que eu tenha, devo manifestar o que penso e aspiro, dentro do meu limite de ação que se estende até o limite de ação do outro...

Todos queremos e almejamos ter esperança de um futuro seguro e para isso não medimos esforços no sentido de consegui-lo principalmente quando a perspectiva de o obter está nas mãos do Senhor. Assim fez a mãe e os filhos de Zebedeu e assim muitos de nós poderíamos ter feito também...


Jesus dialoga, expõe seu martírio e aos que estarão com ele no seu seguimento e lhes responde que o lugar que pretendem, não depende dele conceder, mas ao Pai... Jesus vê e sabe os pensamentos de seus discípulos e os admoesta, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “O que tu queres? ” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.

                                                            




Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? ” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”. ’ Mateus 20,20-28.

A palavra de Jesus aos seus discípulos quanto àqueles que detém o poder e oprimem seu povo, é tão atual que nos angustia quando sabemos ou vemos na mídia o sofrimento de pessoas em nosso continente, e de refugiados além-mar, com famílias e crianças, que deixam suas cidades, seu país e se aventuram mar a dentro, correndo risco de morte para buscarem um lugar tranquilo para morar ....

Os filhos de Zebedeu querem estar com Jesus, como nós também queremos estar com Jesus, e não sem sofrimentos, tribulações Jesus nos adverte....  Enquanto isso, ‘...suportemo-nos uns aos outros com amor, procurando conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, assim como é uma só a esperança da vocação a que fomos chamados; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; há um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos. ” Ef 4,1-6. 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ajuda-nos Senhor na força de vosso Espírito para que acolhendo a todos, respeitemo-nos mutuamente com amor fraterno e sejamos servidores fiéis, atentos e perseverantes na obra do Senhor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que produzamos frutos de santidade contribuindo para um mundo melhor, amém!


São Tiago Maior, Apóstolo, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!


Brasília-DF., 25 de julho de 2017
      Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário