8.7.17

SOBRE JEJUM E VINHO NOVO - MATEUS 9,14-17 : REFLEXÃO DIÁRIA





Os ‘ cristãos que jejuam nas sextas-feiras em sinal de compaixão pela morte de Jesus’, ao chegar o domingo Dia do Senhor, dia de descanso, de lazer, de estar com as famílias e amigos reunidos à mesa, podem regalar-se 'moderadamente' com os bons almoços, sem culpa....

Verdadeiramente, o jejum que fazemos na sexta-feira, atualiza  e confirma a nossa fé, nos proporciona o controle interior da nossa vontade, equilibra o nosso organismo e nos dá uma sensação de leveza, não só física, mas espiritual e além de nos ajudar a mantermos o peso nos une aos irmãos que praticam esta devoção divina em oferecimento ao Senhor!

Sobre o jejum do evangelho de hoje, Jesus justifica a atitude de seus discípulos em resposta à pergunta dos discípulos de João, identificando-se como ‘o noivo’, que traz alegria às famílias e aos amigos na perspectiva da realização de uma aliança eterna, ‘desposando-nos para sempre, na justiça e no direito, no amor e na ternura ’- Os 2,21

E para mim, vinho novo são os noivos e o vinho velho os seus pais e tal qual os remendos, cada um no seu espaço e limite, tocando a sua vida e assim as famílias se conservam e se mantêm unidas na graça de Deus!

Acolhamos com alegria a Palavra de vida eterna de Jesus Cristo, narrada por Mateus:
                                              



'Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não? ” Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.

Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”.’ Mateus 9,14-17.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque em Jesus o Senhor nos ensina o perfeito cumprimento da Lei ao priorizar o amor a Ele que nos trouxe a vida plena, fazendo novas todas as coisas - 2 Cor 5,17 ! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, que vosso Espírito Santo repouse sobre nós e nos dê sabedoria e discernimento na busca do essencial, livrando-nos do obscurantismo que cega para que nos ‘renovemos continuamente o amor e a entrega confiante ao Senhor’, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a fazermos a vontade do Senhor, ‘exprimindo-nos em formas novas, segundo o espírito do evangelho’, amém!

Brasília-DF., 08 de julho de 2017

      Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário