31.7.17

O GRÃO DE MOSTARDA. O FERMENTO - MATEUS 13,31-35 : REFLEXÃO DIÁRIA




Tanto a semente de mostarda quando é semeada na terra e o fermento colocado na farinha para preparar a massa do pão dependem de alguém nesse processo, mas germinam e crescem, respectivamente, sem a ação humana.... Há uma força interior que os leva a cumprir aquilo que na origem já lhes fora concebido...

São Paulo nos diz que ‘tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus ‘ – Rm 8,28-29. Assim aconteceu com Inácio de Loiola - que hoje a nossa Igreja faz memória, aproveitando sua convalescença, interessou-se pela vida de Jesus Cristo...

Semeia-se o grão de mostarda e tem-se uma árvore; coloca-se o fermento na massa e coze-se um delicioso pão; lê-se uma história divina e tem-se uma conversão...

Tanto ao semear, ao fazer o pão, ao ler a história de Jesus houve um interesse, um objetivo: o nosso querer e praticar; e do nosso gesto em realizar, novas ações se consolidaram em uma partilha bilateral entre nós e Deus, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

                                   

'Naquele tempo, Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”.

Jesus contou-lhes ainda outra parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, para se cumprir o que foi dito pelo profeta: ‘Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo’.' Mateus 13,31-35.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos ensinas que tudo que formos realizar para contribuir para o vosso Reino depende do aprendizado que exercitarmos - como a semente e o fermento, e tudo começa pequeno, vai crescendo paulatinamente, e muitas vezes podemos até ficar frustrados com os resultados e somos provados em nossa esperança e expectativas quanto ao que empreendemos, mas a vossa palavra nos dá força e coragem para continuar, perseverar .... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção e na força de vosso Espírito Santo, infunde em nós ‘o conhecimento do vosso mistério para levar-nos à obediência da fé – a vós ó Deus, o único sábio, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor...’ – Rm 16,25s. Amém!

Santa Maria, mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos sementes que frutifiquem e fermentos que cresçam e se desenvolvam, abundantemente, amém!

Santo Inácio de Loiola, Presbítero e Fundador da Companhia de Jesus – Jesuítas, Espanha, 1491-1556, rogai a Deus por nós, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

        Brasília-DF., 31 de julho de 2017
                Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário