27.7.17

O PORQUÊ DAS PARÁBOLAS - MATEUS 13,10-17 : REFLEXÃO DIÁRIA






Pessoa de coração simples, aberta e receptiva, não se estressa facilmente, vê e escuta amorosamente o próximo, compreende e entende a que este veio até ela...

Os discípulos de Jesus querem saber por que ele fala em parábolas... Sabe-se que as parábolas são exemplos do nosso dia a dia que Jesus utiliza para facilitar a nossa compreensão .... Mas existem pessoas que se encontram  com o coração fechado à boa nova do Reino, nada entendem, não querem e não buscam entender, como  os discípulos - quando em casa - pediam ajuda ao Mestre, e Jesus explicava-lhes como por exemplo, a parábola do joio – Mt 13,39s.

Caríssimos, mente e coração abertos e receptivos, amorosamente, peçamos ao Senhor que acolhamos e entendamos a sua palavra para bem fazermos a sua vontade, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: "Por que tu falas ao povo em parábolas? ” Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado.
                                         


Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem.

Desse modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.

Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram".' Mateus 13,10-17

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, ‘a vós louvor, honra e glória eternamente! ’ Graças Pai, porque nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em Jesus Cristo nosso Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria e entendimento, força e poder para bem discernirmos a vossa palavra e a vossa vontade em nossas vidas aonde quer que nós estejamos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a cultivarmos um coração amoroso e fértil, dócil e  simples para entendermos e acolhermos os mistérios do Reino dos Céus, amém!

Brasília-DF., 27 de julho de 2017
     Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário