24.7.17

O SINAL DE JONAS - MATEUS 12,38-42 : REFLEXÃO DIÁRIA







Uma pessoa  no Face, sentindo-se decepcionada, reclama que os amigos curtem as postagens sem ler, sem conhecer, nem refletir o seu conteúdo e porque assim está ocorrendo ela fez uma reflexão um pouco mais longa sobre
 o câncer  para 
que leiam, cobrando que compartilhem, expressando-se com um : ‘fiz, pronto’....

Assim acontece com a Palavra de Deus.... Em nosso tempo um Sacerdote que prega para multidões disse que as pessoas não querem conhecer os fundamentos da fé .... Hoje, vemos seus posts nas redes sociais com palavras curtas, semelhantes às expressões proverbiais...

Jesus de modo semelhante, responde a alguns mestres da lei e fariseus, classificando aquela geração como má, chamando a atenção para os sinais passados de Jonas e Salomão, advertindo-os quanto ao obscurantismo reinante que cega àqueles que ‘se obstinam em não reconhecer’ a ação de Deus na História da nossa salvação, como nos relata Mateus no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.

Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.
                                      


No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.' Mateus 12,38-42.

Caríssimos, diz-nos a Igreja que ‘Jesus liga a fé na ressurreição à sua própria pessoa: “Eu sou a ressurreição e a vida” – Jo 11,25. É Jesus mesmo quem no último dia, há de ressuscitar os que nele tiverem crido – Jo 5,24-25; 6,40 e que tiveram comido o seu corpo e bebido o seu sangue – Jo 6,54. Desde já, Ele fornece um sinal e um penhor disto, restituindo a vida de certos mortos – Mc 5,21-42; Lc 7,11-17; Jo 11, anunciando com isso a sua própria ressurreição, que no entanto será de outra ordem. Deste acontecimento único ele fala através do “sinal de Jonas” – Mt 12,40, do sinal do templo – Jo 2,19-22: anuncia a sua ressurreição que ocorrerá no terceiro dia depois de ser entregue a morte – Mc 10,34. ’ CIC 994.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos damos graças Senhor por vossa imensa glória por nos amar tanto e nos enviar Jesus Cristo vosso Filho amado para nos salvar – Jo 3,16, graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós ó Pai e em Jesus Cristo – maior que todos, e na unção de vosso Espírito Santo, proclamamos com Tomé: “Meu Senhor e meu Deus”, manifestando-vos e ao mundo a nossa felicidade porque mesmo não vendo o Senhor, testemunhamos a nossa fé Nele - Jo 20,24-29!

Pai Amado, ajuda-nos Senhor para que perseverando na fé em Jesus Cristo, vejamos o seu sinal diário na Palavra, na Santa Eucaristia como sua presença viva no meio de nós para ajudar-nos na nossa conversão e fazermos a sua vontade - Lc 22,19-20; Mt 28,20; Mc 1,15, amém!


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte, amém!

Brasília-DF., 24 de julho de 2017 
     Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário