3.1.19

JOÃO 1,29-34 - O CORDEIRO DE DEUS : REFLEXÃO DE ANINHA





Fomos criados por Deus à sua imagem e semelhança - Gn 1,26 e o seu Plano de Amor para nos salvar foi preparado, realizado e testemunhado paulatinamente pelos mensageiros divinos... No tempo favorável nosso Deus e Pai enviou João Batista como o Precursor de seu Filho Jesus para aplainar-lhe o caminho – Jo 1,23.

No evangelho de hoje, João – Evangelista, o amado de Jesus, nos relata que João Batista revela e testemunha a pessoa de Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado mundo, porque assim lhe revelou o Espírito Santo:

'No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.
                                       


E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”. ’ João 1,29-34.

Diz-nos a Igreja: ‘Depois de ter aceitado dar-lhe o Batismo junto com os pecadores – Lc 3,21; Mt 3,14-15, João Batista viu e mostrou em Jesus o “Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo” – Jo 1,29;36. Manifesta assim que Jesus é ao mesmo tempo o Servo Sofredor que se deixa levar silencioso ao matadouro – Is 53,7; Jer 11,19 e carrega o pecado das multidões – Is 53,12, e o cordeiro pascal símbolo da redenção de Israel por ocasião da primeira Páscoa – Ex 12,3-14; Jo 19,36; 1Cor 5,7. Toda a vida de Cristo exprime a sua missão: “Servir e dar sua vida em resgate por muitos” – Mt 10,45. ’ CIC 608.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai, pelo vosso imenso amor e pela vossa infinita misericórdia, para conosco - Sl 103,17. Graças Pai, porque nos enviastes Jesus, caminho, verdade e vida – Jo 14,6 para nos resgatar, nos reconciliar com o Senhor e nos conduzir a vós! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo ilumina a nossa mente e o nosso coração para compreendermos o mistério da encarnação onde o Senhor se fez Uno com Jesus, e Jesus, Uno com o Senhor – Jo 10,30, revelando-nos que verdadeiramente, o Senhor nos fez à sua imagem e semelhança, para testemunhar-nos o vosso amor! Ajuda-nos, ó Pai, a vermos em cada irmão, em cada irmã a face de Jesus, semelhante à vossa Face, e assim amemo-nos mutuamente, como Jesus e o Senhor nos amam! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós pecadores, e ajuda-nos Mãe a fazermos a vontade do Senhor, pautando a nossa conduta, o nosso de modo de ser e de agir de maneira digna, coerente, sincera, honesta, diante de Deus e diante dos homens, amém!

Brasília-DF., 03 de janeiro de 2018
             Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário